Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sentimentais x Pessoas frias

Frik

Cogumelo maduro
Cadastrado
16/03/2008
9
68
36
Estive procurando na internet alguma coisa sobre pessoas frias e não achei algo que me agradasse.

Vocês acham que a sociedade está fazendo com que as pessoas se tornem frias? Que suprimam seus sentimentos?

Trazendo esse assunto para fórum, a intoxicação com cogumelo poderia ajudar a florescer o sentimento nas pessoas?

Vlw!
 
As pessoas sempre foram reflexos do que nós somos.

Quando consideramos elas frias é o nosso comportamento que está fazendo com que elas tomem esta posição.

Se conversar com elas com o coração aberto, sem criticar ou julgar, rapidamente os sentimentos mais profundos jorrarão rapidamente.
 
Concordo... e eu me considero uma pessoa mais fria do que eu queria ser. Acredito muito no sentimento.

Porém, eu falo no geral e não só as pessoas que nos cercam.

Vlw pelo comentário.
 
Um dos grandes dogmas do capitalismo é a frieza!

Ex: " Não importa o quanto de gente que sua ação vá prejudicar o que importa é que voce vai lucrar"

Disse: um Professor de um Curso de administração que eu fiz!

A sociedade te impõe a frieza como um estilo de vida e de sobrevivencia em seu ambiente sem ética e sentimentos.
 
e porque diabos, me diga, temos que ser agradados por todos, ou temos que agradar a todos?
quando a coletividade tinha algo que me interessava, eu era caloroso, receptivo com ela.
quando ela parou de me oferecer algo que era primordial a minha sobrevivência - a coletividade até entao - eu percebi que so nos envolvemos com pessoas que queremos nos envolver, em todas as possibilidades possiveis.
pra que hipocrisia?
frieza nao é o mesmo que SELETIVIDADE.
e nao fazer parte do grupo "seleto" que realmente tem algo inerente a oferecer nao é algo "popular", nao sao muitos que o tem, ou que o buscam.
sao menos ainda os que OFERECEM, de bom grado, nao por CARIDADE, mas por sustentabilidade de seu modo de vida.
se nao se encaixa em nada, crie seu proprio modo, sem se importar muito com o que os outros pensam de voce, mas se preocupando muito com o que os outros APRENDEM de voce.
ninguem é pop por vontade propria, ninguem é um isolado por culpa dos outros.
 
..........................................................................
 
Aquilo Que Existe Em Mim E Faz Parte De Mim... Pode Ser
Transformado... (se Eu Quiser...)

Aquilo Que É Do Outro...sÓ Pode Ser Transformado Por Ele..
E SerÁ Compreendido E Aceito Por Mim... Dentro Dos Meus Limites...(se Existir Respeito...)

Posso Falar Ao Outro Como Me Sinto Em RelaÇÃo Ao Que Ele
Faz Ou Diz...(se Houver Liberdade...)

NÃo Posso Afirmar: "aquilo Que O Outro Fez Ou Disse Me Feriu..."
Eu É Que Me Feri Com Aquilo
Que Ele Fez Ou Disse... (tenho OpÇÕes...)

Eu Sou Dono Das Minhas EmoÇÕes...sensaÇÕes E Sentimentos...
TambÉm... Das Minhas Atitudes...pensamentos E Palavras ! (maravilha...)

NÃo É Coerente Dizer Que Fiz Algo Para AlguÉm... SÓ Porque AlguÉm Fez Isso Comigo Primeiro...
Se Eu Agisse Assim... Eu Seria Apenas Resposta E Eco...
(sem Vida..)

É Mais Valioso Optar Por Agir Ao InvÉs De Apenas Reagir...
É Mais Sensato Perceber Que Sou Dono Das Minhas AÇÕes... E Se FaÇo Algo... Sou O ResponsÁvel Por Isso... (tenho Escolhas...)

ReconheÇo Que As RÉdeas Do Meu Destino EstÃo Nas Minhas MÃos...e Me Recuso A Segurar As RÉdeas Do Destino Do Outro...
(É Meu Direito..).

Busco O Amor Em Sua Mais
Bela ExpressÃo... E Por Isso
Abro MÃo De Querer Ter O Controle
Sobre A Vida Do Outro...

Quero Amar Com Liberdade.... Com Plenitude !
Quero Amar Antes De Tudo...porque É Bom..
pra dizer que cortei a hipocrisia total:
1'- me irrita demais esse negocio de capitalizar o começo de cada letra.
2- pior ainda se for control c + control v
3- nao entendi.
4- voce nao é obrigado a me agradar
5- eu nao sou obrigado a te agradar.
 
Concordo com o shashi, se foi ele quem escreveu, parabéns, ótimas palavras.
Cada um é dono do seu destino. Você pode se basear nos outros, mas sempre vai ter que traçar seu próprio caminho. E realmente só podemos ajudar aqueles que querem ser ajudados.

Mas e quanto aos cogumelos, alguém já recebeu algum ensinamento relacionado a esse assunto?
 
e porque diabos, me diga, temos que ser agradados por todos, ou temos que agradar a todos?

frieza nao é o mesmo que SELETIVIDADE.
e nao fazer parte do grupo "seleto" que realmente tem algo inerente a oferecer nao é algo "popular", nao sao muitos que o tem, ou que o buscam.

Realmente cada pessoa tem seu grupo seleto. Mas temos que estar aberto aos outros. Acredito que cada um tenha algo de bom, é só saber florescer. Por isso pergunto se o cogumelo não pode ajudar a quebrar essa barreira da frieza.

ps. o pensamento acima é do Kali Mascarenhas
 
Eu concordo com o post do Morta, ele tocou num ponto importante: a hipocrisia dos relacionamentos sociais.

Se pararmos e fizermos uma análise profunda das nossas relações e como nos comportamos nelas, veremos que a hipocrisia é mais presente do que parece - é dominante.

O sentimento de preocupação da grande maioria das pessoas com o próximo é muito mais condicionado do que verdadeiro. E é justamente o condicionamento das relações interpessoais que o torna em realidade hipócrita e vazio de sentido. A hipocrisia, antes de ser taxada como falsidade, é antes de tudo apenas um condicionamento. Ela já se tornou automática, veja só, somos hipócritas todos os dias.

O problema é a prisão do pensar demais e viver a beleza de menos.
 
Não tenho necessidade nenhuma de ser agradável com os outros, assim como não tenho necessidade nenhuma de lavar a louça, arrumar a cama, fazer exercícios físicos ou receber uma massagem.

Não tenho necessidade nenhuma de tratar mal os outros, assim como não tenho necessidade nenhuma de me coçar, estourar espinhas, arrancar cabelo ou me mutilar.
 
O sentimento de preocupação da grande maioria das pessoas com o próximo é muito mais condicionado do que verdadeiro.

Isso é verdade mesmo. A maioria das pessoas são condicionadas.
É como vc entrar numa loja, o funcionário vai te tratar super bem, pois ele quer que você compre dele e não porque ele tem o prazer de te receber na loja.
Isso fede capitalismo.

Mas enfim, o cogumelo tem o poder de quebrar essa barreira (da hipocrisia) ou não?
 
Mas enfim, o cogumelo tem o poder de quebrar essa barreira (da hipocrisia) ou não?

bem amigo essa tese rola há muito tempo e parece a mais plausível a mim: não dá pra colocar o 'cogumelo' num patamar mais alto, como se fosse autônomo e independente de quem come. Então, a meu ver, está tudo na sua cabeça.

Um exemplo pessoal, nesse caso, seria este: em relação a moral e hipocrisia, EM MIM, um choque foi obtido e me tornei, aos outros, mais antisocial. Porém isso a mim não é vontade de me isolar, mas de me libertar, e não ter que ficar representando perto dos outros. Quem estava preso a um círculo moral, em que havia diversas cerimônias e distinções, simplesmente acha que pirei, fiquei 'esnobe' ou qualquer coisa assim. Eu só acho que eles têm que ficar com essas chatices bem longe de mim... e a vida segue

Quando você fala, no primeiro post, se os cogumelos poderiam 'aflorar o sentimento nas pessoas', pode ser n coisas. Sentimento estético, em mim sem dúvidas ! Sentimento social, em mim já citei como foi... E isso tudo só quer significar que é você quem tem que ver o que irá acontecer, segundo o que você está disposto a fazer.

desejo sorte
 
Esse lance de frieza ao meu modo de ver é uma defesa da pessoa contra desconhecidos.
Quantas pessoas são taxadas de frias as vezes até esnobes, simplesmente pela impressão superficial demonstrar isso.
Ja ouvi muitas vezes: nossa você parecia ser uma pessoa fria esnobe e quem te conhece não imagina que vc seja assim.
Simplesmente foi a blindagem que caiu, não ha mais a nescessidade da defesa.
Você mostra seu sentimento quando tem a intimidade.
Quanto aos magicos eu particularmente fico mais dado a demonstrações de carinho.
 
Não tenho necessidade nenhuma de ser agradável com os outros, assim como não tenho necessidade nenhuma de lavar a louça, arrumar a cama, fazer exercícios físicos ou receber uma massagem.
continuando na onda de não hipocrisia entao - isso que voce descreve é vagabundagem, e nao tem nada a ver com o que estamos falando.
nao lavar a louça significa nao sujar, nao arrumar a cama, nao desarrumar.

Não tenho necessidade nenhuma de tratar mal os outros, assim como não tenho necessidade nenhuma de me coçar, estourar espinhas, arrancar cabelo ou me mutilar.
e isso instinto.
a escala de raciocínio discutida é a do raciocínio "preliminar" ou subliminar.
ações-resposta tao intrinsecas no seu dia a dia que nao importa mais se está certo, se está de acordo com o que voce SENTE realmente, voce age - porque foi programado para isso.
porque?
porque tanta hjipocrisia neuro?
amo voces!
(sem hipocrisia ficaria:)
gosto um pouco de alguns amigos daqui,um pouco mais de uns um pouco menos de outros.
outros me trazem só dor de cabeça, outros só alegrias - e é por esse motivo que AMO ambos.
 
Também amo este fórum e todos que participam dele!

Por enquanto é o local mais mágico da internet. :)

------------------------------

Não duvido nada nada do condicionamento.

Infelizmente o condicionamento interno (aquele que nos faz ficar falando sozinhos na nossa cabeça) é mil vezes mais danoso que o externo...
 
Pessoas frias são pessoas mais seguras.
Não ficar demonstrando afeto e carência pra todos é um sinal de superioridade e não inferioridade.
 
Pessoas frias são pessoas mais seguras.
Não ficar demonstrando afeto e carência pra todos é um sinal de superioridade e não inferioridade.

Não é tão fácil assim generalizar.

É possível, mas muitos dos frios (inclusive eu em um passado não muito distante) o são mais por medo de se espressar ou de como serão interpretados do que por superioridade (apesar de grande parte deles racionalizarem desta forma).
 
Não é tão fácil assim generalizar.

É possível, mas muitos dos frios (inclusive eu em um passado não muito distante) o são mais por medo de se espressar ou de como serão interpretados do que por superioridade (apesar de grande parte deles racionalizarem desta forma).

Os frios tem medo de se machucarem. Frieza é diferente daqueles que conseguem controlar seus sentimentos. Não se deixar levar por eles em todas as situações. Chegar nesse estado é algo difícil.
 
Não existe obrigação (de ser agradável, sociável, compassivo, emocional...) assim como não existe FIM.

Porém as pessoas que estão num Caminho e buscam... Algo mais que a carne ou o materialismo... Deveriam se preocupar com um dos dois preceitos-chave, o 2º mais importante:

Amar o próximo como a ti mesmo.

Muito mais importante do que meditar, alimentar-se de "luz", etc.
Embora tudo isso também possa ser importante.
Mas não é nada se não amarmos à Deus com toda nossa alma e entendimento.
E ao próximo (como a nós mesmos).

Pessoas sem verdadeira compaixão/identificação com o próximo, talvez, não amem nem a si mesmas...
 
Back
Top