Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Sem esterilizar

Diário de cultivo problemático.
Quando iniciei meu primeiro cultivo (vide Cultivo Tapy Kala 1) sobrou substrato e um pouco de esporos na seringa. Minha panela de pressão é pequena, daí, pensei, está na biblioteca que o micélio do PC é bastante agressivo (competidor forte), então resolvi tentar cultivar SEM ESTERELIZAR. Mas, utilizei copos bem pequenos (de cachaça), pois dessa forma colonizariam mais rápido. Mesmo se contaminasse não teria problema, pois a idéia é fazer cultivo outdoor. Injetei cerca de 0,25cc por copo em apenas um furo, não tampei com durex.

Como ainda havia sobrado substrato e 1ml na seringa resolvi inventar outro cultivo fora da técnica, ou seja, "nas coxas", peguei um pote de sorvete, coloquei uma fina camada de substrato para mudas, adicionei uma camada com +/- 3cm com o "Substrato Alternativo do Tapy Kala", com trigo para quibe, e por fim cobri com uma camada de 1cm de substrato para mudas. Não importaria a contaminação, desde que não matasse todo o micélio, pois farei oudoor. Aparentemente não houve contaminação, abaixo da camada de substrato para mudas está tudo branquinho, branquinho, por favor vejam as fotos e respondam se a penugem que está surgindo na camada superior por ser micélio de PC.

Paz e Alegria:luz:
 
pra mim nem no copo nem no casing parece ser cubensis, inflezmente o aspecto cinza do micelio parece com micelio de outro fungo. NAO CHEIRA isso de perto viu.
os outros concordam?
 
no pote de sorvete vc inoculou como? e ele não tá tampado?
boa sorte, vamo v no q dá! :) os copinhos de cachaça vc não esterilizou NADA? o substrato, nada? pra ser sincero acho que foi só uma forma diferente de jogar a seringa de esporos fora, mas é claro que existe a possibilidade de colonizar e dar cogumas! :p só o do pote de sorvete q vai fazer outdoor ou o dos copinhos tb? baseado no que resolveu não tampar com durex os furos de inoculação?
good vibes! :D

paz e luz :luz:

*editado (eu e o mortandelo estávamos respondendo ao mesmo tempo e ai eu nao tinha visto o q ele tinha respondido! hehe)
eu concordo, acho que não é micélio de cubbies não, no copo principalmente... dá mais um tempo, tira outras fotos, TAMPA O POTE DE SORVETE, pelo menos com um filme pvc, e como o mortandelo disse, não cheire de perto!
 
Pode ser, no copo parece que tem dois tipos de micélio, vamos ver no que dá. Para inocular no pote de sorvete injetei pouco menos de 1ml em uns 10 pontos, logo abaixo da camada de cobertura. Estou deixando o pote fechado, só abro para verificar e tirar foto. Quando for tentar o oudoor vou postar as fotos, daí vocês podem ver se o micélio é de cubensis ou não, mas o aspecto dos micélios abaixo da camada de cobertura é bem semelhante àqueles encontrados nos cultivos que venho fazendo seguindo a técnica, provavelmente aquele micélio sobre a cobertura deve ser contaminação. Vamos esperar para ver. Agradeço as sugestões.:pos:
 
Tapykala, tdo bem?
Em quanto tempo apareceu e desenvolveu esse micelio?
Como o mortandelo disse o micelio no pote de sorvete está com uma cor acinzentada o que parece ser cobweb (mas tbm pode ser a foto). Esse fungo se desenvolve muito rápido sendo um competidor mais forte que PC. Ele cresce e inibe o desenvolvimento dos PCs. Vc disse que no copo tem duas cores de micelio?
Acho que vc podia dar uma olhada no cultivo que foi, provavelmente, contaminado pelo cobweb.
https://teonanacatl.org/threads/meu-primeiro-cultivo-de-p-cubensis-sa.520/
Estamos torcendo pelo seu cultivo!
BOA SORTE!
 
Valeu pela dica! Hoje na hora do almoço reparei bem e vi que há micélios de duas cores, vou por no "outdoor" esse final de semana e ver se salva alguma coisa. :pos:
 
pois é.. corajoso vc cara...
sempre que eu tentei fazer uma parada deste tipo, o cobweb tomou conta de tudo... ele é danado.. e bem mais forte que o PC (farias??? não... cubensis:D :D :D )
boa sorte no outdoor
 
Qual seria a diferença em passar esse cultivo para outdoor?

O substrato já está contaminado, pelo que eu me lembre, tinha a história do micélio ser como uma rede de distribuição, então possíveis substâncias tóxicas produzidas pelo contaminante seriam distribuídas por todo o micélio do cubensis e os frutos teriam traços dessas substâncias, o que talvez não seja apropriado ao consumo.

A menos que isso não seja verdadeiro, não será seguro consumir os possíveis frutos gerados.
 
Pedro disse:
Qual seria a diferença em passar esse cultivo para outdoor?

O substrato já está contaminado, pelo que eu me lembre, tinha a história do micélio ser como uma rede de distribuição, então possíveis substâncias tóxicas produzidas pelo contaminante seriam distribuídas por todo o micélio do cubensis e os frutos teriam traços dessas substâncias, o que talvez não seja apropriado ao consumo.

A menos que isso não seja verdadeiro, não será seguro consumir os possíveis frutos gerados.


Verdade!

Certa vez eu disse que curava minhas contaminações em out. Verdade também. Mas eu retiro a parte contaminada, trato com água oxigenada e certifico que não ficou nada de contaminação. De tempo em tempo verifico toda área do out para ver se tem contaminações. Caso haja, utilizo sal, remexo a área afetada e retiro TUDO. Coloco terra e adubo novo para só então começar de novo.

Deu entender que você não está preocupado pois se contaminar passará para out. Isso é perigoso para saúde conf. citação de Pedro e elimina uma das fases mais importantes e legais de fazer: - A esterilização!

Sei que foi apenas teste e isso é legal. Testar. Mas não coma contaminações. :D


Tanto o pote de sorvete quanto os copos estão contaminados. Impressionante como cobweb tomou conta do seu pote de sorvete. Qdo está contaminado por Cobweb parece que tem uma leve camada de pêlos por cima. Pelos brancos como algodão ou teia de aranha.

Boa Sorte!
 
Não havia pensado nisso, pensei que a contaminação não contaminaria dos micélios de PC outdoor, ou melhor, haveria contaminação no meio mas não atingiria os cogumelos. Pensei dessa forma porque casop contrário "todos" os outdoor teriam contaminações, pois não dá para controlar todos os fungos presentes e invasores num cultivo desse tipo, acredito que é impossível que o PC seja "exclusivo" mesmo em outdoor bem manejado. De qualquer forma agradeço as contribuições e não vou comer os cogumelos oriundos desse cultivo contaminado! Paz e luz:luz:
 
tb concordo com os irmaos, copo contaminado não se brinca, quando contamina frascos eu descarto,no meu ultimo cultivo 3 bolos 100% no fundo do copo apereceu um pontinho amarelo minusculo, aqueci uma lamina esquentei e cortei um bom pedaço do bolo, e percebi que nao plofirou mais, mais era um pontinho pequeno e eu vi de um dia pro outro, por isso acompanho os frascos diariamente, sem pensar pq o que estamos lhidando é com nossa saude, o micelio das fotos ta estranho mesmo, se prepara que logo teras sucesso quando for a hora certa :D
abraços :pos:
 
allansnake disse:
tb concordo com os irmaos, copo contaminado não se brinca, quando contamina frascos eu descarto,no meu ultimo cultivo 3 bolos 100% no fundo do copo apereceu um pontinho amarelo minusculo, aqueci uma lamina esquentei e cortei um bom pedaço do bolo, e percebi que nao plofirou mais, mais era um pontinho pequeno e eu vi de um dia pro outro, por isso acompanho os frascos diariamente, sem pensar pq o que estamos lhidando é com nossa saude, o micelio das fotos ta estranho mesmo, se prepara que logo teras sucesso quando for a hora certa :D
abraços :pos:

Valeu Allan, só fiz esse cultivo se esterilizar porque minha panela é pequena, havia sobrado substrato e uma pequena quantidade de esporos numa seringa. Estou com outros dois cultivos (milho e substrato) que estão indo muito bem, com micélio forte e sem sinais de contaminação. Entre em Cultivos Tapy Kala 1 e 2. Grande abraço.
 
è o cultivo sem os devidos cuidador com a esterilização, seria muito arriscado, o cubensis é um competidor forte, porém somente depois de muito bem estabelecido o micélio, se é que entendemos td direito....

Paz e Luz
 
Back
Top