Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sem esterilização nenhuma com crescimento do micélio?!

Bolha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/10/2009
99
48
33
Conversei com um professor do cursinho e queria descobrir mais o sobre o contaminante "trichoderma", queria saber o porque dos contaminantes e como evitalos. As minhas perguntas foram indo e indo, mas quando perguntei se era possivel matar um certo fungo mas deixar vivo outro, ele perguntou se eu estava me referindo a cogumelos, respondi que sim (não me referi a raça nem nada apenas respondi como se fosse uma coisa indiferente):p:. Ele falou que cultiva cogumelos, medicinais e comestiveis mas nunca alucinogenos mas ja avia experimentado (ele falo isso bem abertamente, não cultiva por causa do filho pequeno e da mulher, mas o safadão tem amigo que tem e em vez de i pro hapyhour vai curti a trip na casa do carlão (axo eu):D)Tem mais história, mas é muito grande...

Depois de toda a conversa, ele me falou que o cultivo sem esterilização é possivel mas não é sempre que há sucesso. Ele explicou que ,os contaminantes estão por todo lado, e eles tão dentro do grão, do substrato por inteiro. Mas eles demoram para crescer pela indiferente quantidade de agua dentro dos grãos por exemplo, e disse que as bactérias e fungos que estão ali presente só irão começar a decompor tudo depois que estiverem umidos ou expostos por muito tempo ao ar, que levaram goticulas de água para os decompositores (não sério?) É por isso que as coisas embaladas a vacuoo demoram mais para estragar.:D Se os grãos estiverem secos e vc fazer a inoculação nele, há chances sim que a água, mesmo estando cheio de esporos ajude na proliferação dos contaminantes. Mas as vezes os esporos conseguem se proliferar mais rapido e tals.


Agora pergunto, tudo isso é verdade? É facil dizer que não, mas como disse, foi muito grande nossa conversa, e ele me explicou isso tão detalhadamente que fiquei impressionado.:!:

Pergunto eu, ja que a água ajuda a colonização, quais são as possibilidades de sucesso apenas tacando um print dentro dos grãos? Ou se fazer uma seringa super concentrada (um carimbo por print) para que o micélio cresca "mais rapidamente"?


Alguem já fez inoculação sem esterilização nenhuma? Creio que se isso tiver um fundamento biologico-cientifico, possa ser uma revolução no cultivo de cogumelos.... para pessoas que não tem panela de pressão:p:zuei:pos:

Paz e Luz!:D
 
BOLHA SIGA A RECEITA PADRAO.
quando conseguir tirar seus proprios carimbos LIMPOS, comece a fazer experimentos.
senao voce nunca vai ter cogus.
 
Upvote 0
Ele não liga para os avisos, Morta. Então deixe-o perder o seu tempo e mais material.

Acho até perigoso ele colocar as mãos em cogumelos tão cedo, haja visto a dificuldade que ele tem de entender certos conceitos básicos do cultivo. E a minha impressão é que a causa de tudo isso é imediatismo e vontade evitar trabalho duro.


Cultivo sem esterilização, Bolha? Só vi acontecer com sucesso nos pastos, onde o cogumelo cresce naturalmente ...
 
Upvote 0
O psilocibec fez um cultivo no estrume sem esterelizacao e inoculacao com solucao de multi-esporos.
deu 1 cogumelo tazmania.
ele experimentou isso depois de 4 ou 5 cultivos, quando ja tinha experiencia e carimbos suficientes pra levar a empreitada adiante.


ecuador:
vai que ele toma os cogus e endireita...
 
Upvote 0
o primeiro vidrinho que eu fiz foi sem esterilização nenhuma, inoculei e dali uma semana tava cheio de uma penugenzinha branca... e outra esverdeada, amarela e uma negocinho vermelho... deixei pra ver quem dominava.. num deu outra, o psilocybes é forte, mas naquela selva o potinho preferiu ficar colorido, e depois esverdeou... resultado enterrei o bolo...
fazendo tudo certinho é mais garantido brincar de natureza


to com o material aqui, ganhei um print de golden de um amigo, mas to enrolando, tenho que fazer uma geral na house, mas tenho uma geladeira velha, seria um bom local pra cultivar? Vou por um esterilizador de ar dentro, aí fica "quentinho"..
 
Upvote 0
o primeiro vidrinho que eu fiz foi sem esterilização nenhuma, inoculei e dali uma semana tava cheio de uma penugenzinha branca... e outra esverdeada, amarela e uma negocinho vermelho... deixei pra ver quem dominava.. num deu outra, o psilocybes é forte, mas naquela selva o potinho preferiu ficar colorido, e depois esverdeou... resultado enterrei o bolo...
fazendo tudo certinho é mais garantido brincar de natureza


to com o material aqui, ganhei um print de golden de um amigo, mas to enrolando, tenho que fazer uma geral na house, mas tenho uma geladeira velha, seria um bom local pra cultivar? Vou por um esterilizador de ar dentro, aí fica "quentinho"..

rola sim.
a geladeira por ser isolada termicamente eh um otimo local pra se conservar as culturas incubadas.
se conseguir entao subir a temp pros 28 constantes ....
fica mais que bom.
 
Upvote 0
Ele não liga para os avisos, Morta. Então deixe-o perder o seu tempo e mais material.

Acho até perigoso ele colocar as mãos em cogumelos tão cedo, haja visto a dificuldade que ele tem de entender certos conceitos básicos do cultivo. E a minha impressão é que a causa de tudo isso é imediatismo e vontade evitar trabalho duro.

Cultivo sem esterilização, Bolha? Só vi acontecer com sucesso nos pastos, onde o cogumelo cresce naturalmente ...

Perdão Jesus da minhas palavras,

MODERADO - Sem palavrões no fórum
 
Upvote 0
ae ecuador, eu nao disse que eu me identificava com ele pra caramba...

vai vendo o monstro que eu criei.
 
Upvote 0
Se for pela explosão e vocabulário eu acho que teríamos muito mais gente identificada com você por aqui, se não fossem as regras :)

O pior é se você disser que é por pedir perdão a Jesus antes de escrever uma mensagem com aqueles termos.


Bolha, conforme o conselho do Morta, siga a receita padrão no início. Depois que você aprender bem a mesma terá esporos e experiência para tentar várias outras, e uma técnica confiável à qual recorrer se tudo o mais der errado.
 
Upvote 0
O pior é se você disser que é por pedir perdão a Jesus antes de escrever uma mensagem com aqueles termos.

Logo logo ele ja ta jogando um toto comigo, elvis e tim maia, versus jesus papa joao paulo 3, sao pedro.
ae fica tudo sussa.
se o MEPHISTOPHELES nao queimar a costela de golfinho na brasa novamente.
 
Upvote 0
¬¬ demorei 5mim pra escreve tudo... QUERO MEUS 5mim DEVOLTA!:mad:

"se o MEPHISTOPHELES nao queimar a costela de golfinho na brasa novamente." não entendi, mas parece ser legal.:D

Enfim... tudo acaba com uma grande explosão nuclear! Que mata 10milhões de pessoas e 1 Esquilo:eek:
 
Upvote 0
É perfeitamente verdade. Inclusive sabemos que o melhor método de assepsia não é a esterilização, e sim a pasteurização. Mas perceba que isso não tem nada a ver com simplesmente sair despejando esporos em qualquer substrato bichado...

Basta pensar que num pasto com dezenas de milhares de bolos de esterco apenas alguns poucos ficam colonizados.

A escolha é tua... Pode gastar uma grana preta na confecção de 500 ou 1000 bolos para tentar a sorte, ou então investir 50 pila numa panela de pressão...
 
Upvote 0
É perfeitamente verdade. Inclusive sabemos que o melhor método de assepsia não é a esterilização, e sim a pasteurização.

Pode me indicar um link de tutorial ou guia sobre processo de pasteurização?
 
Upvote 0
No e-book "The mushroom cultivator" disponibilizado aqui no fórum tem bastante informações sobre pasteurização, mas o quente mesmo é um post da biblioteca, só não lembro qual é... :D Com certeza tem vários materiais por aqui, boa pesquisa :pos:
 
Upvote 0
Upvote 0
Como diria o sábio: "O lado bom de ser vegetariano é que irá cagar substrato..." :rolleyes:
 
Upvote 0
Reintroduzir esporos na natureza

Vou aproveitar o tópico para sanar uma dúvida que tenho comigo a tempos: é possível reintroduzir os esporos na natureza. Fiz um cultivo aqui (estou no 3º flush), separei em todos alguns carimbos, pretendo continuar meu cultivo indoor, mas como estudo no meio de um grande pasto cheio de vacas (UFVJM-TO) gostaria muito de ver os cogus crescendo no estrume. Tem como eu fazer o caminho inverso?
 
Upvote 0
Back
Top