Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Selo Ponta de Linha para substituir o selo de vermiculita usado em Bolos PF

SMarioNoia

Cogumelo maduro
Membro Ativo
04/07/2010
383
46
CM
Atenção: Descoberta Importante - Segurança ao disponibilizar Trocas gasosas

Venho aqui publicar esta informação pois não gostaria de que ela morresse comigo!!! peço aos colegas que disseminem-na.

Ao realizar um experimento com Espuma Floral para testar uma solução para a hidratação dos bolos PF (https://teonanacatl.org/threads/solução-experimental-problemas-com-a-hidratação-da-pf-tek.6258/ ) constatei que nem o micélio do P. cubensis nem os contaminantes colonizavam esta Espuma Floral pois esta é anti-contaminações o que faz dela uma excelente alternativa para substituir o selo de vermiculita sendo ate melhor do que a vermiculita.

Então colegas proponho confiante que Podemos utilizar esta Espuma Floral esfarelada no lugar do selo de vermiculita.

Vantagens:

:teo_seta_direita: Não desenvolve contaminações.

:teo_seta_direita: O micélio não coloniza ela sendo assim o micélio não fica exposto evitando que contaminantes patológicos entrem em contato com o micélio sadio.

Neste meu topico: (https://teonanacatl.org/threads/sel...-de-coar-café-prevenindo-a-contaminação.6319/ ) no qual refiro-me aos filtros de ar Cafégumelo e micropores estes foram desenvolvidos para lugares assépticos pois eles não filtram micro-organismos sendo obrigatório o uso do Selo de Espuma Floral pois quando estamos trabalhando para obter Carimbos não se dorme em serviço.

Caro colegas selo de vermiculita esta ultrapassado atualmente o que ha de mais eficiente para os selos de Bolos PF é a Espuma Floral.

Antes de sacar o Bolo PF do recipiente remova o selo de espuma floral pois ela pode conter algum contaminante que futuramente ao regar o bole este entre em contato com o mesmo.

Este selo feito com espuma Floral dispensa o uso do selo feito com filtros de coar café ou mascaras.

Uso é Recomendo.
 
:teo_seta_direita: Não desenvolve contaminações.

Antes de sacar o Bolo PF do recipiente remova o selo de espuma floral pois ela pode conter algum contaminante que futuramente ao regar o bole este entre em contato com o mesmo.

Meio cabuloso, mas como você cita, deve funcionar.

O selo de vermiculita serve para mais coisas, não somente selar o substrato do bolo. Ele promove aeração e disponibiliza água para o micélio, um bom bolo (pf ou não) frutifica na superfície da vermiculita, tanto que existe a técnica da rolagem de bolos na vermiculita, a técnica de enterrar bolos na vermiculita. Evita também a compactação do substrato. A vermiculita também é utilizada para fazer uma "cama" a receber micélio vivo, que avança e frutifica por encontrar condições ideais.

Pode ser que o selo de espuma agilize a confecção dos bolos antes de esterilizar e inocular, porém após a colonização, ao ser descartada, se não usar vermiculita a produção pode não ser tão satisfatória.

Boas vibes, nóia.
 
Juro que pensei em abrir um tópico desses a respeito dessa (esponja floral) o rapaz da jardinagem chamou de esponja floral.

Fui da atraz de vermiculita e ele disse que tinha acabado, ele me mostrou essa esponja e falou que ela faz o mesmo papel da vermi,observei o materia e vi que ela absorve bem a humidade e é inorganica,fiquei uns 30 minutos olhando pro saco resolvendo se ia comprar ou não,acabei não comprando,iria abrir um tópico primeiro e perguntar o que o pessoal achava sobre.

Minha finalidade seria em usar ela como substrato junto com arroz(arroz integral e esponja triturada)
 
rsrs Essa é minha dúvida,é ela derreter e acabar todo substrato,,,vo fazer um copo experimental pra ver qual é
 
essa espuma aguenta quantos graus a 120 psi antes de derreter e virar uma meleca?
Muito interessante, agora tem que ver se vai derreter ou não. Acho que não é um material muito resistente ao calor, provavelmente vai virar uma meleca.

Eu usei como selo dos bolos PF no lugar da vermiculita e esterilizei em panela de pressão por uma hora sem problemas , sem derreter nem nada... a espuma ficou ilesa. (so não recomendo expor o material ao calor do forno)

Ao contrario do que tem se comentado por aqui este material é sim altamente resistente ao calor.

"Espuma" floral é so uma referencia usada na floricultura mas na verdade este material é resina fenólica. Podem observar que este material não é flexível e sim quebradiço, este esfarela-se.

Eu tinha salvo uma ótima referencia para este material mas o sistema do PC foi restaurado e não se encontra mais.

Posso afirmar que para a resina fenólica dissolver a temperatura tem que ser altíssimas em pressões elevadas.

Vale lembrar que na composição da resina fenólica contem germicida que evita o desenvolvimento de contaminantes que eventualmente entrem em contato com a mesma.
 
Fui hoje numa floricultura comprar vermiculita e o cara me ofereceu esta espuma ai, pesquisei um pouco na net e vi que na composição dela tem um germicida. Não vejo ninguém aqui citando esse negocio ai fica a duvida , alguém aqui do fórum ja usou isso? o_O
 
Fui hoje numa floricultura comprar vermiculita e o cara me ofereceu esta espuma ai, pesquisei um pouco na net e vi que na composição dela tem um germicida. Não vejo ninguém aqui citando esse negocio ai fica a duvida , alguém aqui do fórum ja usou isso? o_O

eu não vejo como essa espuma conseguiria isolar a lateral do copo, a circunferência externa, entende
forçando bem talvez a entrada dela no copo, pra apertar mesmo
já a vermiculita tem um peso, sela realmente.
o @SMarioNoia falou ficou no comentario, vai saber
 
Back
Top