Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seleção de Strains

Bottis

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/09/2007
23
68
Boa noite à todos.
Esse é meu primeiro post na comunidade;tenho o cadastro há um certo tempo, mas participava antes apenas lendo e aprendendo.
Faz 3 meses decidi finalmente iniciar o cultivo, e como iniciante fui aprendendo com os erros.Pretendo fazer um diário de cultivo, mesmo (já adiantando) tendo dado errado, pois acho que serve como experiência, mas sendo isso assunto para outro post.
Comecei o primeiro cultivo como teste, com esporos selvagens, e um outro segundo com GT, onde o carimbo era datado de 2005.
Minhas dúvidas agora são várias:
- Sendo o carimbo um pouco antigo, influencia na velocidade de colonização do micélio?
- Visto que o cultivo será realizado numa república, em médias condiçoes e pretendo pedir esporos novos, alguém poderia me indicar uma strain bem "agressiva", ou seja, aguente bem situações mais adversas, mesmo que perca em rendimento e potência?
- A técnica do bolo é melhor que a do casing para evitar contaminantes?
- Não sei exatamente se é permitido perguntar esse tipo de coisa, e caso não seja, desconsiderem a pergunta mas, o site pró-fungos é confiável e eficiente?

Obrigado à todos pela atenção, e logo logo tento fazer meu diário de cultivo; mesmo não dando muito certo , fiz algumas experiências(sou adepto de certos tipos de experimentalismo) que valem a pena ser citadas.
Abraços

E aê Bottis ! Tirou um carimbo no pasto e cultivou? Isso é bom te ajuda a pegar prática sem aquela 'pressão' de não poder perder o carimbo porque ele já vem batizado de contaminantes...

- Sendo o carimbo um pouco antigo, influencia na velocidade de colonização do micélio?

Cara isso é interessante, já vi alguns cultivadores tentando explicar uma possível colonização lenta com a data do carimbo. Entretanto também já vi carimbos bem antigos arrebentando tanto na colonização como na frutificação etc.
Sobraria a nós uma investigação de qual a taxa de esporos sobreviventes depois de x tempo num carimbo etc..mas deve dar um trabalhão ficar observando esporos sempre pra fazer um controle. No final das contas eu não sei, vamos esperar mais alguém contribuir pra discutir...

- Visto que o cultivo será realizado numa república, em médias condiçoes e pretendo pedir esporos novos, alguém poderia me indicar uma strain bem "agressiva", ou seja, aguente bem situações mais adversas, mesmo que perca em rendimento e potência?

Bom essa coisa das strains é complicada, muitas delas são bastante isoladas então rendem colonizações rápidas e frutificações legais... Tenho visto muito disso com a strain PESA, e no meu cultivo hoje vejo que os Ecuador são muito fortes/rápidos também... mas isso é mais pessoal do que qualquer coisa...

- A técnica do bolo é melhor que a do casing para evitar contaminantes?

Hm outra pergunta que meio que não tem resposta... Se você tiver um terrário limpinho, terá tanto bolos como casings saudáveis... Os bolos por ficarem sem proteção nenhuma parecem até mais frágeis... Aconselho você, se tiver um jardim, a fazer um cultivo outdoor...

- Não sei exatamente se é permitido perguntar esse tipo de coisa, e caso não seja, desconsiderem a pergunta mas, o site pró-fungos é confiável e eficiente?

Ah cara permitido deve ser sim, é uma opinião... você vê aqui no fórum uma gama de cultivadores que inicia seus cultivos com ajuda do anel que você citou e que não reclamam não. O máximo que você gente fazendo é falando 'poxa minha carta não chegou', mas aí são pessoas que acham que a profungos também entrega as cartas:p: Pode ler aí nos diários, todo mundo agradece - e muito - pela existência de tal anel, senão ficaríamos à mercê de carimbos gringos, o que não é legal.

Obrigado à todos pela atenção, e logo logo tento fazer meu diário de cultivo; mesmo não dando muito certo , fiz algumas experiências(sou adepto de certos tipos de experimentalismo) que valem a pena ser citadas.
Abraços

Isso aí também adoro experienciar, mostre seus resultados mesmo!
Desejo sorte no cultivo, até logo!

Opa vinicius!Valeu pela resposta cara.
Realmente, o primeiro cultivo foi mais de teste mesmo, com esporos selvagens que nem fui eu que coletei, mas já deu um resultado muito surpreendente: dos 4 copos que tentei, 2 vingaram mais cedo, e coincidentemente ou não eram copos de nutella, enquanto outros que demoraram mais eram de requeijão. Esse cultivo eu considerei um total fracasso pois como ainda não tinha achado vermiculita tentei usar areia de gato(que na verdade trata-se de argila expandida, como diz na embalagem) e olha, nunca façam isso; o bolo virou uma pedra , e quando fui desenformar os copos de nutella fiquei muito decepcionado, pois não tinha nada por dentro, apenas por fora do bolo(fui tentar cortar um pedacinho de contaminante e percebi isso).Outracoisa legal foi que um copo de requeijão abandonado que não tinha nada nada, vingou depois de mais de um mês, e apesar da minha pouca experiência, não parecia contaminante.
Depois achei a tal da vermiculita; mas acredito que tive problemas com a seringa na geladeira; teve um pote de whiskey que os contaminantes(como um bolor preto) ficaram exatamente onde inoculei.Como moram 8 caras na casa, imagino que algum curioso abriu a geladeira e mexeu, pois nem todo mundo sabe oq é.Alguns potes deram certo, e teve um que deu mais certo que os outros.Novamente, coincidentemente ou não, eu dei uma certa atenção especial à ele.Vou escrever sobre isso em outro diário de cultivo.

- Agora, sobre o outdoor, acho complicado de verdade, apesar de ter o jardim, não acho que existam condições adequadas de higiene
- Vou continuar pesquisando as strains, mas pelo visto por serem todas da mesma espécie as diferenças não devem ser absurdas.E vou tentar a profungos
- O carimbo de GT consegui com um amigo, e ele avisou sobre a colonização poder ser demorada pois os carimbos eram um pouco antigos, mas que isso não era necessariamente uma certeza.Faz 2 semanas ou até um pouco mais que inoculei, e o melhor deles deve estar em 50% de colonização.Posso também ter matado os esporos, pois como a higiene ficou complicada, fiz o trabalho entre a boca do fogão.
-Adiantando, usei aveia em alguns potes, e arroz em outros.A certeza de que meu problema foi com as seringas na geladeira veio porque a contaminação com aveia foi bem pequena, tive problemas leves em apenas 3 potes, de 8.Já os que diz com arroz, acho que nenhum ainda deu muito certo.As seringas ficaram por 2 dias para a aveia, e depois mais 5 até inocular no arroz.
- Estou preocupado com os GT porque aconteceu um pequeno "desastre" na incubadora, e acho que eu poderia ter feito tudo melhor na hora da inoculação.
- Os cultivos ainda estão em andamento, tentei aniversariar os selvagens(mas confesso que sem muita esperança) e os gt estão crescendo, em micélio.dos 8 potes , 3 tiveram contminação leve e enterrei, 3 estão se desenvolvendo(mas um pouco devagar demais) e 2 não saíram nada.
- Preciso aprender a fazer citações hehehhe

Bom é isso aí, obrigado pelo apoio!Acho que estou interessado em contar das experiências logo, e essa semana faço o diário de cultivo.
Abraços

Eae Bottis !

Ó eu falei do cultivo outdoor justamente porque as condições de assepsia da sua casa não serão as melhores como você disse... num cultivo em jardim não tem nem como querer que a água ou o ar sejam limpinhos 100%... mas geralmente vinga legal se você só levar a semente (potes com micélio, 100% colonizados) e cobrir com um substrato pasteurizado... aqui no cm tem tópicos como este, este, este, este também, e esse que acho o mais legal pra você usar de exemplo, se quiser.

Pra fazer citações é só clicar em 'citar', logo embaixo do post da pessoa ; )

boa sorte de novo

Última edição por um moderador:
Pra fazer citações é só clicar em 'citar', logo embaixo do post da pessoa ; )

boa sorte de novo

Talvez assim?
ahhahaha

Enfim, criei o diário.Escrevi muito, os próximos serão mais simplificados, terão menos dúvidas.
Achei legal o cultivo Outdoor, vou estudar e tentar realizar, achei interessante.Eu achava que o Outdoor seria mais avançado e complicados que os bolos.Mas preciso estudar mesmo.
Abraços, obrigado pela ajuda.

O diário : https://teonanacatl.org/threads/esporos-selvagens-golden-teacher.3488/#post-55917

Última edição por um moderador:
Back