Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Secagem de cogumelos

IuriMarques9

Esporo
Cadastrado
17/05/2024
4
2
23
Olá a todos,

Eu sou novo aqui na comunidade e ainda estou a descobrir como funciona o site, e como esta é a minha primeira publicação não sei se estou a colocar a minha duvida no sitio certo. 🤣
Sou um completo iniciante no que diz respeito ao cultivo dos cogumelos, por isso, não há muito tempo comprei um GrowKit de GoldenTeacher por achar que era mais fácil para começar um cultivo próprio o que me espantou pela facilidade e rapidez que foi uma coisa que não estava a espera por achar que são processos que levam bem mais tempo.
Depois dos cogumelos terem crescido e eu os ter colhido, passei para a fase de secar os cogumelos que pelos olhos de uma pessoa que nunca cultivou aparentemente correu tudo bem. A questão é que como não estamos a falar de uma coisa que basta estar aparentemente "bem feita", faço a minha primeira publicação a pedir opinião a quem já tem muita mais experiencia que eu para não correr nenhum risco desnecessário.

Resumindo, gostava que vissem os meu GoldenTeacher que sequei e se acham que estão bons para utilização ou se algo vos despertou a atenção.

Aceito qualquer tipo de sugestões e obrigado a todos. 🍄

Anexos

• 20240520_141431.jpg
    20240520_141431.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 5
  • 20240520_141402.jpg
    20240520_141402.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 5
  • 20240520_141413.jpg
    20240520_141413.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 5
Visualmente eles estão bem sim. Sobre a secagem dos cogumelos, o ideal é que eles cheguem ao ponto que chamamos de "cracker dry", ou seja, seco como se fossem um biscoito. Quanto mais seco melhor. Se o cogumelo reter água, ele pode apodrecer, como aconteceria com qualquer alimento.

Você pode guardar seus cogumelos em embalagens herméticas com sílica alimentícia.

Como você fez o processo de secagem? Pendurou na frente do ventilador?

Vou dar dois conselhos: na próxima oportunidade tente fazer um cultivo usando PF Tek a partir de uma cultura líquida. É um processo fácil e lindo. Se não tiver acesso a cultura líquida, você pode procurar por um carimbo de esporos de alguém de confiança. Não tem muito segredo.

Caso você faça do cultivo um hobby, eu aconselho fortemente você investir num mini desidratador de alimentos. Eu passei a usar um no meu último cultivo e armazenei meus cogumelos desidratados à vácuo com um envelope de sílica junto. Fica perfeito. Outro nível de armazenamento. Ah sim: evite expor os meninos à luz porque dizem que a exposição à luz pode degradar um pouco da psilocibina.

Olá, agradeço muito por me ter ajudado ao responder a minha duvida, desta forma já fico bem mais descansado quando for ter a primeira experiencia.

Em relação ao processo de secagem, pelo que procurei pela internet e aqui na comunidade (que me ajudou muito), coloquei-os dentro de uma rede e pendurei-os no quintal à sombra e de forma que passasse ar, por volta de 3-4 dias ate ficarem quase secos, quando eu achei que não iam secar mais coloquei-os dentro de um alguidar com sílica (não em contacto direto porque li que não se deve por ser um produto químico) até ficarem com o "cracker dry" como mencionou.

Neste momento tenho-os armazenados num pote de vidro com saquinhos se sílica dentro (foto em anexo).
Em relação a luz do sol não tomei cuidado adicional até porque não sabia que poderia perder propriedades, acha que deveriam estar 100% no escuro ou refere-se a luz direta do sol?

Eu tenho dois carimbos de esporos que fiz a partir destes cogumelos que gostaria de utiliza-los em culturas liquidas a questão é que esta difícil de encontrar algo parecido a dextrose ou glucose, por falta de experiencia minha provavelmente, por não saber que tipo de produtos são equivalentes a esses nutrientes. Sabendo que tenho dois carimbos de esporos, o que me aconselha a fazer?

A ideia é fazer do cultivo um hobby, já a algum tempo que estou interessado e acho bonito todo o processo, a ideia até era não só cultivar espécies de cogumelos contendo psilocibina, mas também outros tipos de cogumelos, por exemplo para cozinhar, devido as suas propriedades benéficas para a saúde. Só quero que os processos estejam mais automatizados na minha cabeça e perceber certas coisas que ainda são muito novidade para mim, para depois investir em material mais profissional. Quando for começar a utilizar os esporos a ideia até é fazer um diário de cultivo aqui na comunidade para ir recebendo feedback.

Anexos

• Captura de ecrã 2024-05-25 220016.png
    Captura de ecrã 2024-05-25 220016.png
    2.4 MB · Visualizações: 5
Em relação a luz do sol não tomei cuidado adicional até porque não sabia que poderia perder propriedades, acha que deveriam estar 100% no escuro ou refere-se a luz direta do sol?
Olá Iuri, olha...no caso dos alimenticios tem até uma galera que diz que colocar os cogumelos no sol aumenta a produção de vitamina D nos cogus. (careço de fontes)

Eu tenho dois carimbos de esporos que fiz a partir destes cogumelos que gostaria de utiliza-los em culturas liquidas a questão é que esta difícil de encontrar algo parecido a dextrose ou glucose, por falta de experiencia minha provavelmente, por não saber que tipo de produtos são equivalentes a esses nutrientes. Sabendo que tenho dois carimbos de esporos, o que me aconselha a fazer?
Já vi gente fazer cultura liquida até com açucar demerara, já vi mel e melado (1-3%), deve ter mais uma pancada aí que esqueci. Sobre cultura liquida com esporos eu teria receio, então faria um isolamento em ágar e depois iria para cultura liquida.

A ideia é fazer do cultivo um hobby, já a algum tempo que estou interessado e acho bonito todo o processo, a ideia até era não só cultivar espécies de cogumelos contendo psilocibina, mas também outros tipos de cogumelos, por exemplo para cozinhar, devido as suas propriedades benéficas para a saúde. Só quero que os processos estejam mais automatizados na minha cabeça e perceber certas coisas que ainda são muito novidade para mim, para depois investir em material mais profissional. Quando for começar a utilizar os esporos a ideia até é fazer um diário de cultivo aqui na comunidade para ir recebendo feedback.
Eu tenho o sonho de produzir quase toda minha proteína em cogus ;)
um dia chegamos lá.

Boa sorte aí mano, um abraço!!

Desde já obrigado pelas sugestões 😁
Sobre cultura liquida com esporos eu teria receio, então faria um isolamento em ágar e depois iria para cultura liquida.
Gostava de saber qual o receio de que fala pois nunca li nada sobre perigos em utilizar a impressão de esporos em cultura liquida.
Eu tenho o sonho de produzir quase toda minha proteína em cogus ;)
um dia chegamos lá.
Assim, temos a certeza de que é muito mais natural do que qualquer produto que possamos comprar em um supermercado, estando também um passo mais próximo da autossutentabilidade.

Abraço :)

Gostava de saber qual o receio de que fala pois nunca li nada sobre perigos em utilizar a impressão de esporos em cultura liquida.
Não quero criar medo e nem nada do genero em sua cabeça, mas a probabilidade de uma contaminação junto com os esporos é maior. Se for fazer cultura liquida com esporos, pelo menos dê uma testada em agar antes de inocular as bags ;). Cada um tem seu procedimento, não significa que está errado ou certo, só encontre o caminho que é mais facil e prático para você.

Não quero criar medo e nem nada do genero em sua cabeça, mas a probabilidade de uma contaminação junto com os esporos é maior. Se for fazer cultura liquida com esporos, pelo menos dê uma testada em agar antes de inocular as bags ;). Cada um tem seu procedimento, não significa que está errado ou certo, só encontre o caminho que é mais facil e prático para você.
Não fazia ideia, obrigado pelo esclarecimento👌

@BlackCat eu ainda não trabalho com agar, mas quero muito. Você acha que é viável trabalhar com ele sem um fluxo laminar? O máximo que eu tenho é uma SAB improvisada que me deu bons resultados até, mas eu me cago de medo de contaminação. Como vc faz o seu trabalho com agar? Vi que tem alguns caras usando algumas teks em que se prepara a receita e aí o cara coloca o pote com o agar para esterilizar na panela de pressão. Será que é uma boa ideia para quem não tem fluxo laminar? Ou é tranquilo preparar o agar e despejar ele na placa de petri dentro da SAB? Qual sua opinião?

Fala meu mano @Experimentalist , nem comecei a produção ainda, sou um orbitador de assuntos (jack of all trades, master of none).
Você acha que é viável trabalhar com ele sem um fluxo laminar?
Higienize bem o ambiente, corte o fluxo de ar, como janelas e portas abertas. E abra menos o pote quando for colocar o ágar e da-lhe na SAB. kkkkk
eu me cago de medo de contaminação
Todo mundo mano...por isso quero fazer um fluxo laminar, tá na lista das coisas pra eu fazer kkkk
Vi que tem alguns caras usando algumas teks em que se prepara a receita e aí o cara coloca o pote com o agar para esterilizar na panela de pressão.
1ª Coisa, não são todas placas petri que são autoclavaveis.

Ficou interessante mesmo, nem sabia dessa, interessante, mas de qualquer jeito tu vai precisar de abrir.

abraço!

Back