Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudações de um novato cheio de dúvidas

Xaixoi

Hifa
Membro Ativo
07/05/2020
104
6
Olá, pessoal! Saudações! Primeiramente agradeço pelo espaço maravilhoso de troca de informações. :)

Estou começando do zero com meu cultivo e não tenho nenhum material ainda. Estou pensando em iniciar por esse tutorial: Cultivo básico e simples (ILUSTRADO), porém tenho algumas várias dúvidas e incertezas sobre o início da minha jornada. Espero não me alongar. Já adianto que sou novato e tenho pouquíssimo conhecimento sobre o tema, mas estou tentando estudar na medida do possível. Lá vai minha primeira dúvida:

• Vi que é necessário um Termostato e uma Bomba de aquário. Estou pensando em comprar esse Termostato e essa Bomba de aquário, ambos vendidos pela Americanas.com. Eles são adequados?

1588860593363.png 1588860573768.png

Outra dúvida:
  • Vi que algumas pessoas usam um higrômetro com sonda em seus terrários. Pesquisei o preço e achei um pouco caro. Visto que tenho um orçamento de 260 reais para todo o projeto seria um investimento necessário por agora? Ou deveria comprar somente o termostato e a bomba de aquário que são os itens de maior valor da lista?
E por fim:
  • Ainda não sei onde adquirir meu carimbo de esporos, então fico na dúvida de qual seria um preço justo para se pagar por um. Como dito tenho um orçamento já delimitado, então estou botando tudo na lista para ver se meu orçamento dá conta.
No mais, espero que tenham paciência pois como dito sou um novato.

Agradeço! Grande abraço.

E ai cara salve!

Cara o aquecedor depende de que região do Brasil vc está... aqui fez 5 graus essa noite e eu utilizo se não seria difícil pela oscilação de temperatura e pelo frio também.
O higrometro vejo que muita gente investe e acaba queimando por ser de baixa qualidade... mas também nao é algo essencial para que vc comece a cultivar... não precisa de tudo isso inicialmente. Por enquanto nem penso em adquirir. Apenas um termômetro.

Um aquecedor com termostato aqui sai 54 reais um de 25w e tá sendo o suficiente para meu início, estou no meu primeiro cultivo também. Logo menos terei que adquirir mais um para fazer o terrario e incubadora aquecidos, por enquanto tenho apenas um que está incubando meus bolos.

O valor do carimbo é bem relativo... diria que não mais que 35 reais com o frete, para quem nao sabe de onde adquirir.
Enfim... tem alguns tutoriais de baixo custo aqui no fórum, vários jeitos de economizar.

E ai cara salve!

Cara o aquecedor depende de que região do Brasil vc está... aqui fez 5 graus essa noite e eu utilizo se não seria difícil pela oscilação de temperatura e pelo frio também.
O higrometro vejo que muita gente investe e acaba queimando por ser de baixa qualidade... mas também nao é algo essencial para que vc comece a cultivar... não precisa de tudo isso inicialmente. Por enquanto nem penso em adquirir. Apenas um termômetro.

Um aquecedor com termostato aqui sai 54 reais um de 25w e tá sendo o suficiente para meu início, estou no meu primeiro cultivo também. Logo menos terei que adquirir mais um para fazer o terrario e incubadora aquecidos, por enquanto tenho apenas um que está incubando meus bolos.

O valor do carimbo é bem relativo... diria que não mais que 35 reais com o frete, para quem nao sabe de onde adquirir.
Enfim... tem alguns tutoriais de baixo custo aqui no fórum, vários jeitos de economizar.

Você acha que eu não precisaria de uma bomba de aquário então, por exemplo?

Desde já muito obrigado por ter me ajudado.

Não.
Bombinhas de aquário são bem ruins, na verdade. Podem dar uma mão se o terrário for ficar sozinho por muito tempo., mas a melhor solução é também a mais simples, abrir e abanar, além de fazer furos grandes no terrário cobertos com algo que permita alguma troca gasosa, como esparadrapo microporo.

Quanto ao Higrometro, os vagabundos não prestam e num cultivo caseiro não faz sentido investir grana em um bom. Você consegue controlar isso no olho.

Termostato, vai depender da sua região.
Eu sou de São Paulo e cultivo sem eles, meu terrário fica próximo ao teto e acumula calor suficiente dentro dele. Se você for de alguma região muito fria pode ser interessante.

O melhor caminho para adquirir esporos é através dos bancos de esporos não comerciais ou com trocas com alguém conhecido.
Caso seja impossível, as lojas vendem, e vai ficar por volta desse valor que o @mysticgrower disse, uns 30 - 35 reais (mil ressalvas em relação às lojas que comercializam cogumelos).

Não.
Bombinhas de aquário são bem ruins, na verdade. Podem dar uma mão se o terrário for ficar sozinho por muito tempo., mas a melhor solução é também a mais simples, abrir e abanar, além de fazer furos grandes no terrário cobertos com algo que permita alguma troca gasosa, como esparadrapo microporo.

Quanto ao Higrometro, os vagabundos não prestam e num cultivo caseiro não faz sentido investir grana em um bom. Você consegue controlar isso no olho.

Eu sou de São Paulo e cultivo sem eles, meu terrário fica próximo ao teto e acumula calor suficiente dentro dele. Se você for de alguma região muito fria pode ser interessante.

O melhor caminho para adquirir esporos é através dos bancos de esporos não comerciais ou com trocas com alguém conhecido.
Caso seja impossível, as lojas vendem, e vai ficar por volta desse valor que o @mysticgrower disse, uns 30 - 35 reais (mil ressalvas em relação às lojas que comercializam cogumelos).

Muito obrigado! Dúvidas sanadas.

Não.

Muito agradecida p esse comentário, cara!
Só mais uma questão, no caso de controlar no olho, meu terrário condensa bastante e aconteceu exatamente isso comigo o higrômetro não presta e de jeito nenhum sobe a porcentagem, mas percebo que tá muito úmido, por tanto posso tranquilamente presumir que tá tudo ok? Caso tenha diminuição de condensação posso borrifar água destilada ou mineral nas paredes, certo?

Só mais uma questão, no caso de controlar no olho, meu terrário condensa bastante e aconteceu exatamente isso comigo o higrômetro não presta e de jeito nenhum sobe a porcentagem, mas percebo que tá muito úmido, por tanto posso tranquilamente presumir que tá tudo ok? Caso tenha diminuição de condensação posso borrifar água destilada ou mineral nas paredes, certo?
Se estiver condensando agua nas paredes pra mim tá tranquilo ja é o suficiente... dou uma borrifada a cada 3 dias ou nem isso. E nao precisa ser mineral nem destilada pode ser da torneira mesmo

Caso você use argila expandida ou perlita isso manterá o nível de umidade em torno de 95%. Já é um bom número. Você também pode usar o borrifador, é tranquilo.

Back