Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sanitário Seco - "Húmus Sapiens"

Clorofila

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/01/2007
844
76
Tecnologia Húmus Sapiens é finalista FINEP | 30/10/2007

O Sanitário Seco "Húmus Sapiens" é finalista nacional do Prêmio FINEP de Inovação Social 2007.

Batizado de Húmus Sapiens, o sistema sanitário apresentado pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (Ecocentro IPEC) ganhou o primeiro prêmio na categoria Inovação Social. Sem a necessidade de água, o sistema comporta o uso por até cem pessoas ao dia, sendo uma alternativa aos banheiros químicos. A criação também é especialmente útil para regiões rurais e periferias, já que segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006, só no Centro-Oeste, 53,1% dos habitantes não contam com um sistema de saneamento básico adequado. Funciona assim, depois de aliviar suas necessidades fisiológicas, a própria pessoa adiciona serragem às fezes. Os dejetos ficam armazenados em câmaras que recebem a luz direta do sol, com a ajuda de placas de alumínio, por seis meses. Depois desse prazo, o conteúdo, já transformado em pó, é levado a um minhocário, para produção do húmus.

Os vencedores na Região Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007 foram anunciados em cerimônia no Yotedy Bar e Restaurante, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na segunda-feira, 29 de outubro.

O Húmus Sapiens agora concorre ao prêmio Nacional, que será divulgado em dezembro no Palácio do Planalto.


Tecnologias para o Saneamento

Sanitário compostável

O que nos grandes centros urbanos se torna a maior dor de cabeça, no Ecocentro IPEC é transformado em recurso indispensável: os dejetos humanos.
Quando um sanitário convencional é utilizado, aproximadamente vinte litros de água potável são simplesmente poluídos e desperdiçados na descarga, e o que é pior, sem resolver o problema. Os sanitários secos do Ecocentro IPEC dão conta do recado! Através do processo da compostagem transformam os dejetos humanos em um adubo de excelente qualidade. O adubo é utilizado nos cultivos para se tornar novamente comida. Dessa forma, o ciclo natural do alimento é mantido e a matéria orgânica retorna ao húmus do solo.
Os sanitários compostáves secos são a melhor e mais barata opção para lidar com as fezes humanas em locais onde não há disponibilidade de água ou de tratamento sanitário de esgoto. Em zonas rurais ou em periferias urbanas, esta tecnologia dispensa o uso da descarga e de tubulações de água. Necessitando apenas de uma adaptação cultural, habituando-se no adicionamento de matéria orgânica seca (serragem), resultando na eliminação total de patógenos e na produção de húmus de alta qualidade para uso agrícola

Vantagens:

- não utiliza água
- mínimo uso de espaço
- barato
- eliminação máxima de patógenos
- mais eficiente e higiênico que fossas

Aplicações:

- em situações que exijam economia de água e uso mínimo de recursos, em solos encharcados ou em áreas com espaço limitado.
- mutirões comunitários, áreas sem tratamento de efluente

Características técnicas:

- construção de alvenaria ou ferrocimento
- design simples e adaptável a qualquer terreno
- utiliza exaustor em termosifonamento
- volume mínimo das câmaras de 1 m³
- adiciona-se serragem para induzir a compostagem termofílica

Leia mais à respeito!
 
Sanitário Seco - "Húmus Sapiens"

hum... idéia bastante boa, bem além de outras idéias ambientalistas nonsense que as vezes vemos... consigo ver perfeitamente isso associado à nossa realidade... não ainda dentro do domínio puramente urbano, mas, veremos!
 
Certa vez assisti uma reportagem na Tv sobre esse assunto ....

Confesso que me interessei muito, aprecio a conciência bostológica !!!:rolleyes:
 
Back
Top