Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Sacos com filtros para tindalizar - (Micro-Bag)

Aeee, muito boa técnica! Muito simples mesmo. Material baratíssimo, bem vedado, fácil esterilização (sempre tive problemas em encaixar copos dentro do espaço da pamela XP).

Esse plástico não derrete? Em contato com a panela, por exemplo...
Já tiraste frutos daí?
Qual o preço dos sacos?
 
muito bom!!
bem caprichado este post!!
so to preocupado com 1 coisa,
não ocorrem problemas com bacterias esquentando abaixo de 100 graus?
 
FUnfa mesmo?
 
Já vi alguns sites que vendem sacos de comestíveis como este. Interessante se deixar aberto a boca do saco no momento da fruticação, sai um cogu por vez.
 
Ae Tchurma Tudo na Paz?? venho aqui publicar e compartilhar com as futuras gerações este trabalho pois seria muito egoísta de minha parte ter beneficiado-me com as informações aqui contidas neste Fórum sem ter contribuído em nada, darei um fim no que comecei.

Minhas considerações: Quebrei muito a cabeça utilizando a tradicional PF tek que sempre foi considerado o método mais recomendado para iniciantes por oferecer maires chances de sucesso no entanto a PF tek foi a melhor ate os meus experimentos serem realizados com sucessos. Pelo menos para mim o meu método é bem mais seguro que a PF tek quando confeccionado corretamente . Os sacos (micro-bag) Tindalizados são confiáveis, viáveis e eficientes pois num experimento mesmo apos 2 meses ao abrir os sacos estavam com cheirinho de substrato fresco porem o substrato secou por conta dos filtros. Não é obrigatório fazer casings pois isso dependera de qual substrato foi utilizado, pode-se frutificar ate igualmente ao método PF.

Vantagens:

Uma das vantagens deste método e o filtro que ajuda nas trocas gasosas facilitando a colonização porem se a boca dos sacos forem entupidas com um chumaço muito denso de algodão ou perlon as trocas gasosas ficam prejudicadas.

Outra vantagem é não precisar selar os recipientes apos o processo de desinfestação do composto.

No caso de grãos inteiros pode-se misturar para acelerar a colonização.

Não precisa de toda aquela paranoia com a assepsia do ambiente porem assepsia sempre é bem vinda.

Pode-se Inocular ate em frente ao forno com sucesso desde que possua em mãos uma seringa multi-esporos confiável.

Não é recomendado furar o saco pois pode acontecer de entrar ar no saco e contaminar tudo por isso a inoculação é feita perfurando-se o filtro e logo apos cobrindo o furo através de três alternativas

micropore e recolocando o pape alumínio devolva

Selando com Filtro de coar café previamente cortado no tamanho adequando e desinfectado com alcool e usando-o apos secar num recipiente hermético fechado e recolocando o pape alumínio devolva.

Ou vedando o papel alumínio com fita isolante.

Apos a colonização completar-se para retirar-se do saco tem que mergulhar o saco (menos os filtros) em uma solução para assepsia e os filtros é só passar álcool.

Pode ser que o pessoal erre para acertar a confecção dos sacos mas apos adquirir-se experiencia é muito recompensador.

Estou usando somente este método para a obtenção de substrato colonizado na minha opinião PF tek pra mim ficou ultrapassada num quero nem saber.

E so pra não restar duvidas para não encafifar a cabeça da Trupe Cogumeleira la vai umas Fotos na qual o micelio Tailandês esta pousando de modelo.

Sem contaminantes apenas eles Os Thai Na Muang :

21072011278.jpg 21072011279.jpg 21072011280.jpg 21072011282.jpg

Falou...
Esse plástico não derrete?Em contato com a panela, por exemplo... Não, estes sacos são resistentes ao calor suportam ate 200°

Já tiraste frutos daí? Este foi um trabalho que venho estudando a muito tempo, e sim tive sucesso.
Qual o preço dos sacos? Depende da loja, do local, da região, da marca... mas custa em torno de 3,50 ate 6,50 . Os ziplocs custão 6,50 [/

so to preocupado com 1 coisa,
não ocorrem problemas com bacterias esquentando abaixo de 100 graus?

Não, desde que a tindalização ocorra da forma recomendada. um exemplo de desinfestação de compostos abaixo dos 100° e a pasteurização.


Sim, e como funfa.
 
Valeu marioooow, maravilhoso o micélio!!!!
 
Atenção!!!

:teo_seta_direita: Não empurre a agulha de uma vez e com força caso contrario o chumaço de algodão ou perlo entrara saco a dentro. Faça assim: Empurre levemente e girando para direita e esquerda a agulha ate perfurar os filtro note se a ponta da agulha esta visível do dentro do saco e injete.

:teo_seta_direita: Evite mexer o saco na hora da inoculação de forma que evite a entrada de ar dentro do saco, no caso das condições de assepsia do ambiente forem precárias use dois pedaços de micropore para cobrir o furo da inoculação para evitar movimentar o saco ao maximo.

Faltaram estas dicas que acabei esquecendo sem elas poderia ocorrer falhas.

Ae @figurinha, estas vão para você Brother:
22072011288.jpg 22072011287.jpg
 
darei um fim no que comecei.

E um começo no que terminou....:roflmao:

Boa técnica essa aí. É meio complicado com as contaminações com os sacos, mas dá para fazer legal.

O maior problema é que os sacos comuns são feitos de polipropileno, ou outros, que possuem um ponto de fusão muito baixo.
 
se funciona funciona!
esses frascos no fundo da ultima foto é o estoque de cl? =D
 
Encontrei uma falha no projeto inicial e logo vim ate aqui corrigi-la. O problema foi encontrado ao inocular 4 micro-bag e uma delas contaminou por ter acertado o saco que estava exposto logo então aprimorei a confecção para não ocorrer mais esse empecilho.

Agora sera utilizado dois canos PVC um de 25mm e outro de 20mm

Acompanhem as fotos para o entendimento:

27072011324.jpg 27072011325.jpg 27072011328.jpg 27072011330.jpg 27072011331.jpg 27072011332.jpg 27072011338.jpg 27072011342.jpg 27072011356.jpg

E um começo no que terminou....:roflmao:
É verdade:eek::eek:.

esses frascos no fundo da ultima foto é o estoque de cl? =D
Sim, são repiques de algumas strains.

Estão lindas suas unhas! :roflmao:
IIIIIIIIIiiiii , rolou um clima pederasta por aqui:cuidado:.

Estou sem cortar as unhas a um tempão por ter perdido o cortador e a única coisa que tem aqui pra corar é uma tesoura sega de tanto cortar papel alumínio, estou miserando uns trocados, terei que cortar na peixeira.
Deu pra notar a cor amarelada das unhas??? sinal de que o figado não vai nada bem.
___________________________________________________________________________
Estou usando milho bem cozida ate fiar mole e estar dando certo. A tindalização ocorre eficientemente pois os sacos inflam com vapor.

Te aqui em casa 1000 sacos novos para embalar 1kg de feijão que estavam aqui só juntando poeira então peguei e utilizei para confeccionar Sacos de feijão magico que aqueço no fogo baixo por um intervalo de 40 minutos no processo de tindalização.
____________________________________________________________________________
:teo_seta_direita: Tenho uma ideia que seria de grande utilidade para a comunidade fúngica e não posso efetuá-la por não possuir micro-ondas, alguém aqui no fórum que possua micro-ondas poderia realizar um experimento:?::?: tenho em mente que esta micro-bag pode ser útil para esterilizar algo no micro-ondas no entanto não levaria o papel alumínio para o micro-ondas, teria que ficar atento na quantidade de água para não secar o substrato e caso sobre água e só aquecer ate sumir.
__________________________________________________________________________
:teo_seta_direita: Em relação a inoculação estou usando cola quente para selar o buraco da inoculação mas creio que possa também ser usado cola e isopor ambas tenha que esperar secar para então poder mexer a Bag.
____________________________________________________________________________

Estou efetuando um experimento no qual estou utilizando 4 camadas de filtro de coar café ao invés do chumaço de algodão qualquer coisa eu compartilho com vocês.
 
juro que nao intendi !
pensando melhor acho q agora intendi !
vc acertou com a agulha no cano que estava com o saco encostado por dentro efurou ele?
 
Dei uma queda na tampa da minha panela de pressão ontem e não esta mais pegando pressão :facepalm::cry:, não posso comprar outra no momento, então vou tentar essa técnica.
Qualquer coisa abro um tópico!
 
quanto tempo após a tindalização os grãos ficam usáveis? Se não há entrada de ar, e fazendo da forma certa, poderiam resistir semanas, quiça meses, correto? Tenho um bando de grãos e quero fazer a preparação de uma vez e ir testando strains separadas. Que acham?
 
Tenho um bando de grãos e quero fazer a preparação de uma vez e ir testando strains separadas. Que acham?

Acho que tindalização sem uma passada final na panela de pressão é arriscada.

E um esquema de guardar grãos tindalizados também. Só se você tindalizasse, secasse bem e depois congelasse os grãos. Depois descongelaria de tempos em tempos antes de fazer a esterilização na panela de pressão. Mas não tenho certeza de que dará certo.
 
Back
Top