Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

São amanitas??? tenho diversos e não sei nada.

al fhara

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/06/2009
3
47
38
Olá pessoal sou novo aki no forum logo estarei inda na seção de apresentação mas antes gostaria de uma confirmação.

Todo ano eu passava em frente a uma chacara que tem varios pés de Castanheiras Portuguesa e avistava essas coisas lindas ai procurando parei aki isso no ano passado, ai esse ano passei por lá e avistei de novo essas belezuras mas ainda não sei são as famosas e gostaria muito de uma confirmação de vcs se são elas e se dá pra consumi-las sem nenhum poblema.

No momento elas estão na geladeira tem algum poblema? outra coisa elas passam do ponto de consumo??

Segue em anexo as fotos.
DSC00244.JPGDSC00246.JPGDSC00247.JPGDSC00248.JPGDSC00250.JPG

Sim. Amanita Muscaria.

Coloque-as para secar ao vento ou atrás da geladeira o mais rápido que puder. Não acho que colocar em saco plástico como nas fotos seja uma boa ideia.

Preserve o ambiente de onde as colheu que poderá ter amanitas o inverno todo.

Quanto ao tempo que consumo. Podem passar se você deixa-las apodrecer obviamente. Mas se está falando da degradação das substâncias ativas, não sei lhe dizer. Alguns dizem que pode durar até 100 dias (seca). Enquanto outros dizem que pode durar anos (seca). Vai depender muito do modo de secagem e de armazenamento.

Assim como os alcalooides podem depender de outros fatores... Como por exemplo: Estação do ano, altitude, poluentes (amanitas de beira de estrada), etc.

Put's mas agora acho que já fiz cagada pq lavei eles antes de por pra secar tem algum problema? outra coisa qeu queria saber é se tem o tempo certo pra colher elas pode ser as pequenas bem vermelhas ou tem que ser as grandes que já estão quase abrindo o chapeu pra cima??? essas menores e mais vermelhas tem mais daquela substancia que faz ficar com nauseas e causa vomito?

Put's mas agora acho que já fiz cagada pq lavei eles antes de por pra secar tem algum problema? outra coisa qeu queria saber é se tem o tempo certo pra colher elas pode ser as pequenas bem vermelhas ou tem que ser as grandes que já estão quase abrindo o chapeu pra cima??? essas menores e mais vermelhas tem mais daquela substancia que faz ficar com nauseas e causa vomito?

Olha.. Eu não acho uma boa ideia lavar elas. A não ser que você fosse consumir elas frescas e de imediato. Quando você lava você ta aumentando ainda mais a umidade e aumentando a umidade você ta aumentando o processo de decomposição. Não precisa lavar, não tem problema comer um pouquinho de terra ou de folhas secas junto.

Não é bom colher as pequenas pois elas ainda tem que crescerem e liberar esporos, para que assim, novas possam a surgir. Eu pessoalmente acho melhor colher apenas as que estão com o píleo (chapéu) reto. Ou seja, nem viradas para baixo e nem para cima.

Sim, as pequenas contém mais veneno. Quer dizer, não sei se realmente contém mais veneno ou se o veneno está mais concentrado por ser pequena.

lavar até pode nao ser uma boa ideia
mais eu acho bom lavalos
pq eu já presenciei
que incetos como lesmas e caracois
gostam de lugares humidos
e se refugiam embaixo de cogumelos
acho que a melhor forma de secalos
é extender em um jornal e deichar dois dias ao sol
mas nao esqueça de tiralos de noite
para nao tomarem sereno e reidratarem

eu acho que ninguem perguntou isso
aqui no fórum ainda
mas se perguntaram me desculpem
eu gostaria de saber
só um amanita é o suficiente pra brisar legal?

Esse é o problema das vermelhinhas,
você vai precisar de mais algumas...
da vez passada eu dividi 7 grandes
com a minha namo. Eu só passei mal,
e ela teve uma trip leve e muitos
desconfortos físicos.

Boa sorte na secagem, é isso que
define muita coisa! :)

lavar até pode nao ser uma boa ideia
mais eu acho bom lavalos
pq eu já presenciei
que incetos como lesmas e caracois
gostam de lugares humidos
e se refugiam embaixo de cogumelos
acho que a melhor forma de secalos
é extender em um jornal e deichar dois dias ao sol
mas nao esqueça de tiralos de noite
para nao tomarem sereno e reidratarem

Eu só acho válido lavar se for para consumir frescos (o que não se adapta a amanita). Lavar só vai aumentar e muito a humidade, dificultando ainda mais para secar. Não tem problema comer um cocôzinho de lesma ou um pouco de terra junto.

E quanto a secagem, existem muitos e muitos tópicos aqui no fórum falando para não utilizar calor na secagem.

o agricola
eu procurei esse tópico
e nao achei
entao poderia me dar uma explicaçao breve
do porque que nao se pode usar calor
na secagem dos benditos

Back