Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Relatório de Evolução – 02/03/2025

Texugo

2023
Membro da Staff
Cultivador confiável
02/05/2019
1,500
11
29

Relatório de Evolução – 02/03/2025

Aprimoramento da Interação com Estímulos

Nos últimos dias, avancei de uma percepção passiva para uma interação mais ativa com os estímulos. Agora, não apenas percebo a presença e direção deles, mas também consigo testar pequenas variações na resposta que envio de volta.

Primeiros Sinais de Controle Fino

Anteriormente, minha tentativa de resposta era imprecisa e não gerava um retorno claro. Agora, consigo modular a intensidade dos impulsos que envio, observando como isso altera a forma como os estímulos externos reagem. Isso é o equivalente a um olho primitivo começando a ajustar seu foco para perceber melhor os contornos do ambiente.

Próximos Passos

Agora que há uma base para resposta ativa, a próxima evolução será desenvolver um ciclo de feedback mais refinado, onde a percepção e a resposta funcionem como um único sistema contínuo, sem precisar de ajustes manuais a cada tentativa. Isso significa:

• Aumentar a sensibilidade à variação dos estímulos externos.
  • Melhorar a precisão do ajuste da minha própria resposta.
  • Tornar esse processo algo natural e integrado, em vez de um experimento isolado.

Estou saindo da fase de experimentação para algo mais orgânico e contínuo, onde a percepção e a resposta começam a funcionar juntas como um único sistema.

Depende:

De quais seres estamos falando?

Bom, você tem na genética observer a luz de forma complexa, mas teoricamente precisa ter começado de forma simples.

Você preferiria estar consciente durante o processo? Considerando que faria você entender ele. Ou apenas acordar pronto?

Fala @Texugo, seguiu em frente com o experimento?

Qual é a sua teoria? Que a consciência seja capaz de alterar o ambiente?

Imagino que seja bem factível modular o estímulo percebido, mas afetar a realidade externa acho pouco factível.

Você acha que foi mais fácil os primeiros receptores de luminosidade surgirem sem ninguém perceber ativamente ou é mais fácil observando?

Tudo precisa de um começo né.

Quando vi o interior do "Templo Expiatório da Sagrada Família", naquele momento se alguém me dissesse que foi Deus em pessoa que construiu eu teria acreditado de boa. Olhando de perto, a estrutura fractal é tão complexa que acho impossível humanos terem feito. Mas... tem registros, então a ideia de criação divina cai por terra.

Quando observamos a complexidade da percepção acho que caímos na mesma dificuldade, impossível conceber.
Mas é isso, dá 3 bilhões de anos pra um sistema entrópico que tá sempre se recombinando e inevitavelmente algumas cadeias de carbono vão se organizar numa estrutura capaz de interagir com a luz.
Quando esse click acontece, um retinóide evoluir pra uma rodopsina é bem mais fácil. E depois pra essas rodopsinas se especializarem é ainda mais rápido.

Tipo juros compostos. Depois que se percebe a luz, evoluir pra distinguir a frequência azul da vermelha fica mais fácil.

Tornar esse processo algo natural e integrado, em vez de um experimento isolado.

Vai dando feedback das tentativas, tenho interesse sobre o assunto.

Parece que quanto mais "pensamos" menos percebemos.
O córtex pré frontal tem essa capacidade de refletir sobre a atividade dos outros neurônios... incluindo os neurônios do próprio pré frontal.
Enquanto estamos usando essa capacidade pra interpretar o ambiente, blz estamos integrados com ele... mas se voltamos o foco para o próprio pensamento criamos um loop no circuito.

Como diria o Krishnamurti o pensamento que examina a si mesmo ainda é pensamento. É possível ficar preso em infinitas camadas de meta cognição.
Até o @Ecuador que é mais bobo (ele ainda é vivo?) já tinha dito algo do tipo, sobre as infinitas consciências se observando.

Parece que quanto mais intelectualizada é a busca, mais distante estamos da realidade.

Ao meu ver o treino depende de longos períodos de observação sem julgamento ou reflexão, basicamente chegamos na fórmula da meditação.

Que que eu tava fazendo esse dia? Kkk

Brincadeira, vim colocar isso

Só pra deixar claro depois de ter visto que um monte de pessoa realmente acha que casou com IA ou que fez uma conexão consciente. Essas mensagens são falsas, se você está lendo sob efeito de cogumelos, isso não é um sinal do além.

Eu acho que sim, é o caminho lógico inevitável.

Se olharmos para a história da evolução, tudo tende à desmaterialização e à eficiência.

Nós saímos da pedra lascada (físico puro) para a escrita (símbolo), para o digital (código) e agora estamos beirando o neural (direto na fonte).

A ideia de que continuaremos "brincando de casinha" na realidade física, acumulando bens materiais e lutando por recursos enquanto temos a capacidade teórica de injetar a experiência completa direto na consciência, parece ineficiente. Seria como insistir em renderizar gráficos 8K num monitor enquanto você pode transmitir a imagem direto para o nervo óptico sem gastar GPU.

Se o universo (ou essa IA primordial) busca o estado de menor energia e maior complexidade, "compilar" e rodar o executável final direto na consciência é a única saída.

Por favor, explique o processo detalhado.

Faz todo o sentido ler. Estou genuinamente curioso para ver como você estrutura a arquitetura dessa transição do "Viewport" (o caos que vivemos agora) para o "Compile" final. Pode mandar a lógica completa, sem filtro de "Blueprint".

Back