Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Recomendação de guia/xamã/terapeuta para experiência com cogumelo

yume

Esporo
Cadastrado
22/01/2025
2
1
41
Estou a procura de uma experiência acompanhada, com acolhimento, em ambiente seguro, para consumo de congumelo. Eu já tenho feito uso dos cubensis, para tratamento de ansiedade, e em 15 anos de tratamento com medicamentos alopáticos, nunca tive melhora tão significativa quanto com a psilocibina.
Queria encontrar um guia para o consumo e para a integração, para uma amiga, que gostaria de tratar questões/experiências traumáticas do passado. Ela não tem nenhuma experiência prévia com nenhum tipo de enteógeno, nem com cannabis, nem com outra substância que altere a consciência de alguma forma, com exceção de álcool. Eu não sou preparado para guiar, nem dar suporte de integração.
Será que não existe nenhuma comunidade, ou guia, ou xamã, para isso, no Brasil? Especificamente em Minas Gerais?
Vejo relatos desse tipo de experiência guiada no exterior, nos EUA por exemplo, por guias alternativosj. Será que consigo algo do tipo por aqui?

Estou a procura de uma experiência acompanhada, com acolhimento, em ambiente seguro, para consumo de congumelo. Eu já tenho feito uso dos cubensis, para tratamento de ansiedade, e em 15 anos de tratamento com medicamentos alopáticos, nunca tive melhora tão significativa quanto com a psilocibina.
Queria encontrar um guia para o consumo e para a integração, para uma amiga, que gostaria de tratar questões/experiências traumáticas do passado. Ela não tem nenhuma experiência prévia com nenhum tipo de enteógeno, nem com cannabis, nem com outra substância que altere a consciência de alguma forma, com exceção de álcool. Eu não sou preparado para guiar, nem dar suporte de integração.
Será que não existe nenhuma comunidade, ou guia, ou xamã, para isso, no Brasil? Especificamente em Minas Gerais?
Vejo relatos desse tipo de experiência guiada no exterior, nos EUA por exemplo, por guias alternativosj. Será que consigo algo do tipo por aqui?
Então mano, você pode sim conseguir, no entanto a situação da psilocibina/cogumelos que a contenham ainda está em uma zona cinzenta da lei, não existe uma jurisprudência clara sobre essa questão de consumo. (no brasil)
Usá-la em contextos religiosos é um caso a parte, pois a liberdade religiosa é garantida pela constituição federal no artigo 5 inciso VI. Dito isto, caso vc achasse um xamã disposto a fazer esse ritual, em teoria não teria problemas, mas, não há nenhum tipo de regulamentação ao uso religioso dos cogumelos como há na ayahuasca.

Ou seja, caso consiga fazer esse ritual, vc não estaria 100% seguro perante a lei.

Vou resumir essa situação toda, você pode sim conseguir alguem com experiência com enteogenos disposto a fazer isso (ainda que seja difícil), contanto que vcs sejam discretos e não saiam falando e postando sobre isso, pode ter certeza que não haverá problemas.
Experiências com psilocibina não é uma brincadeira, mas também não é algo que exija tanta preocupação da sua parte, caso sua amiga realmente queira fazer isso e não seja você que esteja influênciando ela a fazer, creio que você mesmo poderia conduzir a experiência e ser o suporte/facilitador dela.

Mas, faça oq se sentir melhor, nada do que eu disse aqui é uma recomendação, apenas minha visão sobre o assunto, tente ler antes de tomar qualquer decisão.

Ps: lembre-se que caso vc decida conduzir a experiência dela, vc estará assumindo uma responsabilidade enorme, mesmo que vc decida não conduzir, só de vc levar ela a um local para a experiência e fornecer os cogus já te torna parte disso.

Certamente você consegue encontrar guias, ou xamãs, para experiências com cogumelos e outros, mas isso é mais comum com outras medicinas de poder, por exemplo ayahuasca.

Pode parecer contraditório, mas o fórum sobre cogumelos aqui é onde é menos provável você encontrar o que procura. O fórum tem foco em cultivo e creio que a maioria dos psiconautas aqui viaja (e produz) por conta própria, e os que levam para um lado mais comunitário o uso de cogumelos especificamente são minoria. Isto porque, cogumelos é um troço muito forte mesmo.

Você provavelmente vai achar esse tipo de 'serviço' no Google, no facebook, no Instagram... Há um mundo psicodélico crescendo por aí fora.

Senão, em Minas Gerais há uma cidade famosíssima por ser espaçoporto de bicho-grilo, já pensou em tentar por lá? São Tomé das Letras. Acho que o lugar está um tanto badalado para ser assim tão óbvio, mas lá provavelmente tem alguém que conhece alguém que sabe onde tem.

Onde quer que seja, é mais provável você encontrar isso em lugares turísticos com roteiros do tipo retiros espirituais, com sessões de yoga, música alternativa e festivais de arte, misticismo... Não sei se você procura também essa parte, mas geralmente uma coisa vem junto com a outra, e uma delas vem primeiro (e não é o cogumelo).

E claro, geralmente não é barato (não no sentido monetário, pelo menos).

Quanto à sua amiga... Vale em parte o que o Padre Myco disse acima. Se ela nunca usou nada, começar é uma decisão bastante pessoal e subjetiva, que deve ser feita por ela mesma.

Porque você não conseguiria dar um suporte? É só você não usar também, e estar disposto a ajudar. Precisa de uma certa confiança mútua, quase tanto quanto álcool.
Ela pode tomar uma microdose, por exemplo, só para ter certeza que o cogu é para ela. Ou talvez ler uns tópicos aqui, principalmente sobre as experiências, para saber o que esperar.

Aqui tem alguns tópicos úteis, principalmente uns do Ecuador e Tupy: 👉Guias para o Iniciante

Paz e luz.

Back