Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Recipientes de PP derretendo na pressão

LensFungus

Esporo
Cadastrado
20/06/2023
9
2
37
Rio de Janeiro
Salve salve, camaradas! Tudo certo?

Venho pedir ajuda pra tentar entender um problema que tô passando.
Perdi os dois últimos lotes que preparei de milho hidratado no momento da esterilização.

O primeiro lote, de 1kg, foi acondicionado em potes para armazenamento e esterilização de leite materno, com as tampas modificadas por mim para colocação da porta de injeção e do filtro de micropore.
SGCAM_20231026_001943026.MP.jpg

Coloquei os potes dentro da panela de pressão sobre um apoio feito de inox pra mante-los afastados do fundo. Coloquei água, deixando passar um pouco do suporte, mas tomando o cuidado de não cobrir muito os potes q estavam por baixo.
Após 1h45m na pressão apaguei o fogo e deixei esfriar de um dia pro outro. Ao abrir a panela, pela manhã, todos os potes estavam com as tampas derretidas e alguns deles tinham uma parte do conteúdo completamente torrada.

Esses são alguns dos potes. Notem como o plástico parece ter entrado em ebulição, pelas bolhas vísiveis na superfície após esfriar.
SGCAM_20231026_110440561.MP.jpgSGCAM_20231026_110522262.MP.jpgSGCAM_20231026_110543624.MP.jpg

Na hora achei que tinham me vendido potes com tampas que não eram de PP, e resolvi tentar novamente, dessa vez utilizando uns sacos de cultivo que tinha aqui em casa, achando que resolveria o problema.

Coloquei o segundo lote, também de 1kg, dentro do saco pra levar a panela de pressão.
SGCAM_20231027_180741373.MP.jpgSGCAM_20231027_180841679.MP.jpg

Dessa vez utilizei um prato de cerâmica no fundo da panela, apoiando o saco de grãos sobre ele. Utilizei um copo de vidro pra ajudar a segurar o saco fechado dentro da panela. Coloquei água, mais uma vez passando do prato, mas tomando o cuidado de deixar a maior parte do saco de grãos descoberto.

Esterilizei novamente por 1h45m na pressão, deixando esfriar de um dia pro outro e, ao abrir a panela, tive essa visão desanimadora:
SGCAM_20231027_112003528.MP.jpgSGCAM_20231027_112151383.MP.jpg

Fiquei realmente frustrado e sem entender bem o que aconteceu.

Esses sacos não deveriam aguentar a panela de pressão?

Uma possível resposta que cheguei pensando comigo mesmo foi que talvez eu esteja tentando esterilizar um volume muito grande de grãos pra minha panela. Ao cuidar pra não cobrir o conteúdo, acabo colocando menos água do que devia na panela, permitindo que ela seque e atinja temperaturas que os plásticos não aguentam. Faz sentido essa teoria?

Abraços!
 
Vc está colocando pouca água e deixando muito tempo. 1h30m já é o suficiente. Você pode encher a panela com potes ou spawn que tendo água não vai queimar, o @Texugo já explicou ali em cima.
Só vou reforçar sobre o uso da panela de pressão.

1- coloque água o suficiente, na minha pp de 10 litros eu coloco 2,500ml no mínimo.
2- coloque um apoio mais alto caso a água fique muito próximo de entrar no recipiente a ser esterelizado, nunca diminua a quantidade de água por esse motivo. E nunca, jamais se esqueça de colocar um peso por cima das bags, pode ser um apoio igual do fundo da panela, uma tampa de panela sem o pegador, qualquer coisa que impeça de algo como plástico, papel alumínio ou outra coisa que possa soltar ou expandir, acabe entupido a saída de vapor pelo pino e pela válvula de segurança, isso é imprescindível. Panela de pressão pode matar.
3- coloque a panela em fogo altos e com o pino levantado. Qnd começar a sair vapor vc abaixa o pino da panela, assim que o pino começar a "dançar", vc abaixa o fogo até o pino parar de se mexer, então vc sobe mais o fogo, até ele voltar a "dançar";
3- comece a contar o tempo a partir desse momento.
4- nunca fique longe da panela, se o barulho começou a diminuir, corra e desligue o fogo pois a água secou... Se o barulho parar, corra mais ainda...
 
Última edição:
Opa!

Comprei, uma panela e potes novos! Comprei uma pp de 20l no mercado livre e potes novos de polipropileno, desses de bolo. Modelei a panela e os potes em 3d(🤓) pra fazer alguns testes e ja vi que consigo esterilizar 6 potes de pp desses de bolo de 500ml por vez, mais do que suficiente por enquanto.

Respondendo:
A panela está seca quando abre?...
Se não tem agua, ela vai passar da temperatura que o polipropileno aguenta, fácil.
Ela estava apenas com um pouco de água no fundo que provavelmente condensou durante o resfriamento. Cheguei a conclusão que foi esse mesmo o problema. Até voltei no ML pra remover a avaliação ranzinza que eu tinha deixado lá nos potes hahah

Vc está colocando pouca água e deixando muito tempo. 1h30m já é o suficiente.
hum, boa!
Realmente no cultivo anterior eu deixei por 1h30m, com a mesma qtd de água que usei dessa vez. Imagino que dessa vez tudo tenha desandado nos minutos finais, qd a água secou. Descobri que tinha até derretido a peça do cabo da panela de pressão que faz pressão na borracha.
Hoje chegou o cabo novo e vou agora fazer um teste de quanta água eu perco em uma meia hora na pressão, pra ter uma noção melhor.

sobre o tempo:
Mesmo pra pacotes mais volumosos (sacos de cultivo grandes, por exemplo) 1h30m são suficientes, ou nesse caso preciso deixar mais tempo?
Eu acho que o vapor sob pressão não tem dificuldade em chegar no interior dos sacos, tendendo a achar que o tempo necessário permanece o mesmo, visto que todo o interior da panela de pressão atinge a mesma temperatura mas, ao mesmo tempo, vejo alguns vídeos sugerindo até 2h30m.
O que acham?

2- coloque um apoio mais alto caso a água fique muito próximo de entrar no recipiente a ser esterelizado, nunca diminua a quantidade de água por esse motivo. E nunca, jamais se esqueça de colocar um peso por cima das bags,
ótimo! com a panela nova vou conseguir deixar todos os potes em pé e acho que não terei problemas com a água entrando nos potes. Boa essa do peso por cima! Não estava fazendo.

Qnd começar a sair vapor vc abaixa o pino da panela,
Tenho esperado o vapor sair continuamente pelo pino no topo da panela antes de colocar o peso, e aí começo a contar o tempo.
 
Mesmo pra pacotes mais volumosos (sacos de cultivo grandes, por exemplo) 1h30m são suficientes, ou nesse caso preciso deixar mais tempo?
Eu acho que o vapor sob pressão não tem dificuldade em chegar no interior dos sacos, tendendo a achar que o tempo necessário permanece o mesmo, visto que todo o interior da panela de pressão atinge a mesma temperatura mas, ao mesmo tempo, vejo alguns vídeos sugerindo até 2h30m.
O que acham?
É preciso olhar antes psi tem a panela. Por exemplo:

Na minha panela de 10 litros eu coloco 5 bags de 1 litro de grão e fica lotada, só dá pra colocar o apoio em cima e fechar a panela. Como esse panela é menor, o psi dela é mais alto, algo em torno de 10 e 13, então os 90minutos tem sido o suficiente.

Já na minha panela de pressão maior, de 35 litros, o psi dela é bem baixo, apenas 5 psi, nessa eu coloco um apoio e 10 litros de água, acima disso coloco 17 bags de 1 litro de grãos ou 12 bags de 2 litros de substrato e faço a esterelização por 3 horas.

Em ambas, não tenho tido perda de grãos, respeitando o tempoXpsi
 
Back
Top