Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

recipiente grátis pra esterilizar substrato

flicts

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/05/2008
9
68
depois de ver a sugestão do Mauricio pra usar copos de requeijão pra esterilização em panela de pressão, fui na cozinha procurar se eu tinha algum recipiente de polipropileno. descobri que tenho vários desses potes que vem do supermercado com coisas vendidas a granel: azeitona, biscoitos, frutas secas, castanhas etc. são uns que têm um lacre na tampa que é chatinho pra abrir.

conferi o fundo dos potes e achei o símbolo confirmando que são de polipropileno. eles são leves, resistentes ao calor na panela, tem de diferentes tamanhos e o formato me parece perfeito pra bolos PF.

vão umas fotos aí pra identificar os bichos. vai também o símbolo do polipropileno, que ajuda a identificar outros recipientes utilizáveis pra esterilização. geralmente tá no fundo dos potes.
p.s. pra resolver a amolação do lacre, é só cortar ele fora com faca ou canivete.
P1020540.JPGP1020539.JPGPlastic-recyc-05.png
 
Boa sugestão alem de ser muito pratica, e sem custo nenhum.

mas eae não tem por a q onde moro numca vi desses potes,

mas fica ae tq valeuuu.


Paz a todos.
 
Esses potes são excelentes para micoondas, na panela de pressão eles deformam.
Você deve colocar mais água no substrato do que de costume e esterilizar em potencia máxima por 10 minutos.
Fique observando, enquanto estiver esterilizando, pois pode evaporar toda água e torrar o substrato.
Quando completar 5 minutos, abra a porta, mexa com uma colher para ver a umidade.
Se estiver seco demais acrescente água, se estiver com muita água acrescente mais tempo.
 
Esses potes são excelentes para micoondas, na panela de pressão eles deformam.


Eu já usei esses potes esterilizando uma hora na panela de pressão e não deformaram. Várias vezes.
 
Salve!

Também utilizo potes de polipropileno, porém com espessura de parede maior do que esses potes descartáveis de supermercado (que também funcionam).

O importante é deixar esfriar após a esterilização, pois ficam flexíveis quando quentes, dificultando um pouco para lacrar com fita.

Mas tá valendo!
 
Back
Top