Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reciclando [Cultivo]

• Criador do tópico Criador do tópico NeuroFX
  • Data de início Data de início

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
O cultivo de cogumelos exige, em boa parte dos casos, um custo não só financeiro, mas também laboral. A questão é que muito lixo é produzido e às vezes nada é reaproveitado.

Criei este tópico para ser composto de idéias de reciclagem que a comunidade tenha em seus cultivos.

Qualquer idéia vale, desde a aplicação diferente de um material ou de reaproveitamento do mesmo.

Vamos lá entao chefe!

Tudo que é organico que eu utilizo em meus cultivos é destinado a um tanque de compostagem, como já havia dito anteriormente.

Quando os bolos ou petris ou o que for (camada de casing, restos de material nutritivo e papeis utilizados na confecçao dos copos) estao exauridos, eu descar-to-os num canto da pilha de compostagem, sempre juntos.

Depois, essa propria compostagem fica "curtida" e vai pros meus tanques (plantar na terra direto aqui nao dá pois tenho 3 câes soltos no quintal) de frutas, leguminosas ou psicodelicas.

Nao tem formula magica, só terra + restos organicos + palha para cobrir.
Rego todos os dias e "remexo" com um Ancinho sempre que a parte de cima fica parecendo "terra".
O amigo ZORBE da comunidade PE me passou algumas formulas de ATIVADORES de solo, que acelera o processo biologico bna terra e trás minhocas para a compostagem.
E com isso eu elimino boa parte do meu lixo organico(o qual a domestica DEMOROU mas aprendeu o que é) fazendo pelo menos a minha INSIGNIFICANTE parte.
Além do que eu tenho MORANGOS e outras ERVAS indo MUITO bem :)

Aí vai minha primeira contribuição.

As máscaras cirúrgicas podem ser usadas como filtros. A filtragem bacteriana das mesmas fica na casa dos 96%, o que auxiliado pelo selo de vermiculita, barra a contaminação.

Em cultivos observados não houve qualquer contaminação devido ao uso das máscaras. A filtragem promoveu colonização muito rápida, forte e extremamente rizormófica em comparação com outros frascos sem a máscara/filtro.

Não precisa ser nova, aquela que foi utilizada será esterilizada na autoclave/panela de pressão. E podem ser utilizadas outras vezes.
PIC_0032.JPGPIC_0033.JPGPIC_0039.JPGPIC_0043.JPG

...Tudo que é organico que eu utilizo em meus cultivos é destinado a um tanque de compostagem...
Boca Muscaria! Vc me surpreende a cada dia meu camarada!​

Excelente atitude! :pos:​

Para que se interessa em fazer um trabalho de compostagem doméstica, deixo aqui um link ,​

no qual descreve um processo muito simples, barato e de alta eficiência.​

Clique no final da página à direita na seção "Como Fazer > Composteira Doméstica".​

Boca Muscaria! Vc me surpreende a cada dia meu camarada!​
Excelente atitude! :pos:​
Para que se interessa em fazer um trabalho de compostagem doméstica, deixo aqui um link ,​
no qual descreve um processo muito simples, barato e de alta eficiência.​
Clique no final da página à direita na seção "Como Fazer > Composteira Doméstica".​
Otimo site.
Imprimam esse tipo de informaçao , se possivel em varias linguas.
depois do grande KABOOM isso ainda vai alimentar nossos filhotes.

Aí vai minha primeira contribuição.

As máscaras cirúrgicas podem ser usadas como filtros. A filtragem bacteriana das mesmas fica na casa dos 96%, o que auxiliado pelo selo de vermiculita, barra a contaminação.

Parece uma boa idéia.

As máscaras planas da 3M têm eficiência de filtragem bacteriana superior a 99%, e validade de 5 anos. Será que essa validade inclui repetidas esterilizações?

Nesses cultivos observados como foi a inoculação, Neuro?

Dá para tampar um pote de qual tamanho?

E alguém tem idéia de quanto custa um pacote dessas máscaras? Parece que os da 3M, pelo menos, são de 50 peças ...

.

Inoculação equidistante através do papel alumínio e da máscara, fechando o buraco com durex. A jogada é pressionar o papel alumínio contra a máscara para evitar entrada de ar entre eles.

É melhor evitar a inoculação pelo buraco filtro deixado no centro do papel alumínio, ou se este for o caso fechar o buraco feito pela agulha com durex.

Dá pra tampar talvez um pote com diâmetro de até 10cm (estimativa).

A utilizada nas fotos é essa aqui: http://www.rumo.com.br/sistema/List...IDProduto=218461&ID=2027&1ST=1&Y=472311483716

pacote com 50 por R$12,00

Back