Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reaproveitamento de substrato

Tamba

Hifa
Cadastrado
23/02/2020
12
12
59
Rio de Janeiro
Gostaria de observações dos mais experientes.
Por falta de preparo, resolvi iniciar um cultivo pequeno. Comprei uma caixa organizadora e a preparei conforme orientação aqui explicada.
2 semana depois, a primeira colheita foi de 34g frescos, a segunda foi bem mais modesta (não pesei frescos, mas o peso seco foi metade do primeiro).
Na terceira, peguei uma dica no YouTube e resolvi mergulhar o micélio por 12h em água mineral na geladeira, coloquei o micélio de volta pro terrário e cobri com a vermiculita esterelizada.
Nossa! Vieram frutos em menor quantidade, mas muito parrudos, lindos! Total, 52,7g frescos. Fiquei muito feliz!
As perguntas são: devemos sempre fazer este tratamento que fiz entre o segundo e terceiro flushes sempre após cada colheita? Há outra dica para melhorar ainda mais? O que fazer com o micélio quando não vierem mais flushes?

Faltou dizer que técnica que você utilizou, PFTEK? Bulk?

Isso que você fez é um DUNK, pode ser benéfico em todas as técnicas por isso que pergunto.

Disse. Achei que ia encurtar a minha explicação. Eu estraguei muito material até conseguir um resultado que desse cogumelo. Na vdd, eu sou do tipo fuçador e vou fazendo meio na pesquisa. Aí cheguei nessa comunidade onde achei que iam me ensinar muito. Aprendi até a fazer carimbo. Só estou com medo de fazer besteira novamente. Eu quero começar tudo de novo com o meu carimbo, e não sei qdo para de nascer fruto. Minha ideia é aproveitar o micélio que já tenho ou se o melhor é descartar.

Se puder cara, tira mais de um carimbo ou faz mais de uma seringa com um carimbo. Ai vc tem bastantes esporos pra ir tentando. Eu sempre tento ter plmns 2 carimbos ou 1 carimbo e uma cultura, pra garantir. Você pode enterrar bolos no vaso de planta, as vzs brotam cogumelos assim tbm.

Eu tirei um carimbo de cada flush, mas estraguei o primeiro. E vacilei de não tirar carimbo do terceiro. Mas é pq me encantei com os frutos.
Interessante isso de enterrar o bolo!
Depois desse terceiro flush, vou aguardar uns dois dias pra ver se surgem novos frutos. Se não, vou fazer mais um funk pra ver colé. Vlw mesmo

Back