Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Rapé

Status
Não está aberto para novas respostas.

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Tempo atrás tivemos a visita de uns guaranis numa comunidade aqui no estado. Deixaram algumas amostras e método de uso do Rapé.
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_rape_snuff.jpg
Deixei que aplicassem em mim, foi um tapa!!!
A primeira sensação é de torpor das narinas, irritação. Depois de outras aplicações as perspectivas começam a mudar, hehe.

A wikipedia descreve uns ingredientes diferentes, já os guaranis, no composto que nos deixaram, utilizaram para a preparação do Rapé:
Banisteripsis caapi, Chacrona, cinza de algumas madeiras especiais, tabaco sagrado, e cinza de santa maria.

O método que os guaranis utilizam e o qual aplicaram em nós foi o mesmo da foto. :D

É isso ai. Abraço a todos!



------------------------------------------------------------------------
Algumas tribos indígenas produzem tradicionalmente seu rapé. É considerado terapêutico, e algumas etnias também o preparam com enteógenos como as sementes de Paricá. Maiormente, entretanto, o rapé indígena é apenas para consumo não-ritual, e cada etnia possui suas próprias receitas. Os hunikuins (kaxinawás) do Acre o preparam com meia porção de tabaco e meia porção de cinzas de madeiras selecionadas. Consomem o rapé com grandes canudos em forma de V chamados tepí, pois nesse caso não aspiram, e sim são "soprados" por um parceiro. Relatam que o rapé se usa para esfriar o corpo, pois quando se trabalha muito debaixo do sol, ao ir tomar banho de água fria das cacimbas, pode-se pegar um resfriado, e é bom cheirar rapé antes. Mais que estimulante, portanto, o que o uso do rapé faz é baixar a pressão.

A forma tradicional de preparar rapé é utilizando fumo de rolo, preferencialmente ao fumo de corda. Esse fumo é vendido enrolado em palhas de palmeira. O tabaco é fracionado com uma faca (migado) e depois torrado cuidadosamente em uma panela seca, sem deixar que se incendeie. Os outros temperos também costumam ser torrados, pois depois disso é necessário colocar o conteúdo em um pano fino, como o utilizado para fraldas de algodão, enrolado, e golpeado com um bastão para ir soltando o pó fino. Esse pó fino, sem resíduos, é o rapé pronto para ser inalado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap%C3%A9
ai292.photobucket.com_albums_mm37_sahtanoj_rape_snuff.jpg
 
Em outra época da minha vida fazia da mesma forma com outra substância.:neg:
Realmente a paulada é bem mais forte do que da maneira de consumir mais usual.
Com rapé deve ser bem interessante!
 
Os hunikuins (kaxinawás) do Acre o preparam com meia porção de tabaco e meia porção de cinzas de madeiras selecionadas. Consomem o rapé com grandes canudos em forma de V chamados tepí, pois nesse caso não aspiram, e sim são "soprados" por um parceiro. Relatam que o rapé se usa para esfriar o corpo, pois quando se trabalha muito debaixo do sol, ao ir tomar banho de água fria das cacimbas, pode-se pegar um resfriado, e é bom cheirar rapé antes. Mais que estimulante, portanto, o que o uso do rapé faz é baixar a pressão.


Esse rapé kaxinawá é forte. E algumas pessoas passam mal de verdade.
 
Otima informação mais um elemento novo que aprendo!

Paz e luz!
 
Esse rapé kaxinawá é forte. E algumas pessoas passam mal de verdade.

É verdade, um que estava comigo, passou mal mesmo, teve que deitar, ficou 2 horas nessa. Mas depois de se recuperar, ja pediu pelo processo novamente.
"pretendo experimentar com Anadenanthera peregrina"
 
Muito interessante, gostei também das plantas sagradas utilizadas na preparação do rapé indígena.

Me lembrou um alucinógeno chamado Ook-Koo-hé (acho que tá errado, se alguém lembrar, corrija).

O princípio ativo é o DMT, assim como no rapé indígena. Na mistura, também está presente as cinzas de outros vegetais da floresta amazônica. Porém, uma diferença: a forma de uso, o rapé é via narina, e o Ook-Koo-hé era via oral.

No livro Alucinações Reais, Terence Mckenna, o irmão Dennis, e mais alguns colegas recém saídos da universidade, buscam pelo alucinógeno na floresta peruana, com o objetivo de verificar quais eram os vegetais utilizados em forma de cinzas, pois era isso que fazia possível a absorção do dmt por via oral.

Uma curiosidade:
aqui na região sul, de colonização italiana, é muito utilizado um rapé feito com folhas e essências, os "tios" chegam e oferecem pra vc, abrindo um pequeno recepiente moldado, feito de chifre bovino, chamado "borsêta";)
Aí então, para dar uma "tchicada", vc pega o pó entre a ponta dos dedos polegar e indicador, coloca em uma das narinas, e aspira. Rende uma ardência e muitos espirros, mas limpa tudo.:pos:
 
Uma curiosidade:
aqui na região sul, de colonização italiana, é muito utilizado um rapé feito com folhas e essências, os "tios" chegam e oferecem pra vc, abrindo um pequeno recepiente moldado, feito de chifre bovino, chamado "borsêta";)
Aí então, para dar uma "tchicada", vc pega o pó entre a ponta dos dedos polegar e indicador, coloca em uma das narinas, e aspira. Rende uma ardência e muitos espirros, mas limpa tudo.:pos:

Muilok tú é uma enciclopédia viva :D, é isso ai, garantindo a tradição oral!!
"Borsêta" é foda! Mais uma pro meu dicionário de idiomas hehe
 
Esses dias provei um rapé de um amigo,
limpa tudo mesmo e ainda dá um grau :D
Hoje fui em uma tabacaria do mercado
municipal daqui e comprei o Rapé caratinga
mentolado. paguei um conto, não é tão
bom quanto aquele mas dá pro gasto...

Alguém sabe a quantidade de nicotina
e alcatrão que encontro nesses rapés
comerciais?!

E outra coisa, snuff é a mesma coisa que
rapé?! achei que fosse, até o vendedor me
dizer que snuff era de mascar (duvido).

Paz e luz irmãos
 
snuff é rape sim, n é de mascar coisa nenhuma...
eu n gosto dos mentolados, bom é o puro e o de imburana
 
Há alguns meses atras, encomendei sementes de Anadenanthera peregrina para preparar o yopo. torrei as sementes, descasquei, moí e misturei com cinzas de um fogão a lenha. Também adicionei pó de ostras. Coloquei um pouco d'agua, fiz uma massa. Depois de deixado um tempo pra curtir toda mistura, coloquei pra secar em banho maria para depois pulverizar num pó bem fino.

tá aí, a maneira tradicional dos kaxinawá de preparar o seu rapé sagrado.

tabaco fica a gosto.
 
Nas sementes de Anandenathera peregrina contém um alcalóide chamado de bufotenina. É uma variante da DMT, mais parecida com a serotonina que qualquer outro psicodélico. dizem que o argumento de sua proibição foi de que apenas uma dose muito inferior do pico alucinógeno foi capaz de liberar grandes quantidades de serotonina na urina.

A bufotenina ao ser misturada com hidróxido de calcio, forma-se um composto de calcinato de bufotenina que chega a ser até cinco vezes mais alucinógica que a substancia simples. É por esse motivo que os indios kaxinawá utilizam cinzas e pó de conchas, pois contém o calcio e a alcalinidade das cinzas.

muitos psiconautas preferem misturarem ao pó das sementes o hidroxido de calcio. só não utilizar uma concentração superior de hidroxido pois pode causar queimaduras devido à corrosão. Utilizar no máximo 3:1 de hidroxido de calcio.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top