Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Que cogumelo estamos comendo?

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Temos cogumelos!
Mas o que estamos fazendo com eles?

Claro, existe uma importância nos estudos, sobre os cogumelos. Mas precisariam esses estudos consistirem em 'mutar' os fungos, sempre querendo transformá-los em algo melhor.

Na minha opinião, a partir do momento em que você altera o cogumelo, um híbrido, por exemplo, não seria muito sério o que estamos fazendo?
Alterando a sua natureza.

Isolamento, maior resistência a doenças, tolerância a variadas temperaturas, cogumelos 'mais encorpados', crescimentos rápidos (micélio).

"Uma companhia do Hawaii chamada Pacific Exotic Spora (PES) promove essa strain como um híbrido de cubensis/azurescens.
https://teonanacatl.org/threads/relação-trip-strain.3723/page-2#post-57948

Intoxicação com cogumelos.
http://www.achanoticias.com.br/noticia_pdf.kmf?noticia=382478

Será que toda essa genética é necessária? Só para satisfazer nossas necessidades?
 
Última edição por um moderador:
questão delicada em tupy... a natureza do homem foi a de domesticar e interferir em espécies, como a galinha ou cachoro... isso ao longo de muito tempo, mas essa ação humana permitiu diversas vantagens, a galinha ajuda a fortalecer o sedentarismo, o cachorro permite segurança, ajuda na caça, locomoção etc.

híbridos entre espécies de cogumelos é coisa rara, já entre raças, não vejo tanto problema, porque em uma situação hipotética eles poderiam existir na natureza.

mas eu acho sim que a 'micologia amadora' principalmente nas gringas é um GRANDE mercado. E aí qualquer movimento dele é pra gerar consumo; companhias anunciam 'os maiores' e 'os mais potentes' cogumelos, que são no máximo cruzamentos entre substrains... ou os super-híbridos de cogumelos potentes como os azurescens...

eu já manipulei substrains, e não achei tão antiético... seria igual pegar dois cocôs colonizados e jogar um em cima do outro, as hifas se encontrariam e fariam ligações, trocariam material genético etc...
 
sim é sério.
é evolução isso.
direcionada.
se somos o apice da natureza, modificada por alguem ou não, somos a natureza em si.
portanto tudo que fizermos - inclusive destruir plantas, animais ou planetas, é a vontade da mae natureza.
nao consigo ver uma outra explicaçao lógica para isso.:pos:
 
mas eu acho sim que a 'micologia amadora' principalmente nas gringas é um GRANDE mercado. E aí qualquer movimento dele é pra gerar consumo; companhias anunciam 'os maiores' e 'os mais potentes' cogumelos, que são no máximo cruzamentos entre substrains... ou os super-híbridos de cogumelos potentes como os azurescens...

Aí que está, daqui a 10 anos, senão menos, estaremos olhando para trás e pensando: "Meu Deus... o que fizeram com os cogumelos!"
Onde consigo um cogumelo puro? Em um pasto? Não mais!
Veja o exemplo da soja, plantações de soja (não trangênica) são contaminadas por sojas trangênicas, o vento se encarrega para tal.

sim é sério. é evolução isso. direcionada.
se somos o apice da natureza, modificada por alguem ou não, somos a natureza em si. portanto tudo que fizermos - inclusive destruir plantas, animais ou planetas, é a vontade da mae natureza.

Somos o ápice da natureza? Somos terráqueos, como todo o ser vivo ou não vivo nesse planeta.
Perguntaram pro bode se ele queria ter duas cabeças?
Se a ovelha queria ser clonada?

Destruir-mos tudo que podemos é a vontade da mãe natureza?
Caramba.
 
Destruir-mos tudo que podemos é a vontade da mãe natureza?

Destruir não, transformar.

Sou a favor sim de clonarmos, selecionarmos e acelerarmos a evolução como podemos, pois concordo com o Morta, se a natureza nos fez assim é para um proposito, onde isso vai dar não sei, mas é claro que o processo sempre esteve presente, e nunca vai parar.

Ahh, em momento algum disse que sou a favor da destruição do que sobrou de mata, de poluirmos os rios e oceanos, e sabe pq?
Pq agora somos capazes de perceber os erros, temos escolha, e isso não é evolução?

Amo a humanidade, me reconheço como humano imperfeito e em constante evolução como tudo no planeta, ou seria no universo?

Amo vocês como amo a mim mesmo, amigos imperfeitos e loucos!
:D

E um viva a diversidade de opniões, VIVA!!!
Abraços.
 
Bemm... No pé que estão as coisas a clonagem de cogumelos é o de menos pra mim... Quem garante que o cogumelo que se come hoje em dia é puro? Muitas culturas ultilizaram os cogumelos durante milênios e poderiam ter interferido na natureza deles.

Eu pessoalmente não mecho com nada disso, não gosto da ideia de mecher no que está certo a milhões de anos uiaheiuaheuiahea

Mas porém sou neutro na questão. Não posso dizer se é certo ou errado, me considero estúpido demais para responder questões como essas.
 
Cada caso em que penso em uma melhoria (cogumelos mais potentes, mais resistentes), cada caso de poluição ou de depredação, pode parecer,
a primeira vista, que uma solução técnica resolva o problema (genética, alta tecnologia, etc.).
Mas isso não é mais que uma visão de curto alcance.
As soluções técnicas nunca resolvem os problemas sociais, mas se sobrepoem a elas!
Me desculpem, mas nossa tecnologia atual é burra e caminha para a burrice mohr. Cava a nossa própria cova.
 
É bem por ai mesmo Tupy, mas parece que temos que primeiro devastar o planeta pra depois entender como se vive nele...
 
Me desculpem, mas nossa tecnologia atual é burra e caminha para a burrice mohr. Cava a nossa própria cova.

Tupy meu caro, me desculpe não quero lhe ofender nem ninguem que compartilha do seu ponto de vista, porem...

Tecnologia é sempre burra, somos nós os homo sapiens (macocos sabios) que podemos fazer dela uma ferramenta inteligente.
O que me deixa triste, é que, as pessoas com mais sensibilidades ou com mais afinidade com a natureza que deveriam estar pensando no bom uso dela, faz o contrario apenas criticando se focando no mal uso.

Contraditorio isso né? :confused:

Podemos escolher sobre qual prisma olhar nosso problemas, alguns angulos não nos ajudam em nada, apenas no deixam mais deprimidos diantes dos erros, procuros os angulos que motivam, que solucionam os problemas usando tudo o que temos ao nosso alcançe pois isso é o ser humano, por exemplo, garanto que você adimira a sabedora dos antigos que sabiam qual planta cura qual doença mais abomina a moderna que faz os testes em laboratorio e preserva vidas humanas de experiencias que podem ser desastrosas. No final tudo não se torna experiencia cristalizada em sabedoria e conhecimento?

Que busquemos o que há de melhor em nossa especie, inteligencia, criatividade experiencia acumulada para o nosso proprio bem, pois é o que temos e simplesmente não existe retrocesso.

Novamente, mando outro viva a diversidade de opniões, viva, VIVAAA!!!
:pos::pos:

Abração!!
 
Tecnologia é sempre burra, somos nós os homo sapiens (macocos sabios) que podemos fazer dela uma ferramenta inteligente.
O que me deixa triste, é que, as pessoas com mais sensibilidades ou com mais afinidade com a natureza que deveriam estar pensando no bom uso dela, faz o contrario apenas criticando se focando no mal uso.

No final tudo não se torna experiencia cristalizada em sabedoria e conhecimento?

Não vejo por ai! As pessoas com maior sensibilidade (e acredito que esse seja o veículo melhor sintonizado com os problemas atuais) essas sim que estão fazendo a diferença, que seja pouco, mas acontece.
SENSIBILIDADE é a chave. Só informação não adianta.

A sabedoria e o conhecimento, já o tivemos, deixamos de lado e tentamos novamente por outros caminhos, porque?
A inquieta cobiça humana!
Como posso fazer para ter lucros e vantagens! (Por favor não generalizar).

Volto a dizer, é preciso ter ética. Não concordo em ficar destroçando tudo e todos em laboratório, sabendo que o proveito será todo do Sr. invisível MERCADO e não seu ou meu!

Compreendo a sua preocupação, tupy, mas esse link ... não diz nada.
Quem determinou que era mutações? Quem traduziu?
Esse pessoal entende do que está falando?

Concordo, informação de internet quase sempre é balela!!!
Mas você tem que assentar que não está longe de isso acontecer.
Ou se já não aconteceu pior.
No ritmo frenético de nosso amigo "progresso".

Já me imagino falando pros bacurizinhos... Antigamente os cogumelos eram assim (...)
 
Concordo, informação de internet quase sempre é balela!!!
Mas você tem que assentar que não está longe de isso acontecer.
Ou se já não aconteceu pior.
No ritmo frenético de nosso amigo "progresso".

Já me imagino falando pros bacurizinhos... Antigamente os cogumelos eram assim (...)


Todos os organismos sofrem mutações o tempo inteiro.

Isso é básico em biologia. A origem da diversidade.

Creio que você está falando mais nas características que já existem nos selvagens e selecionamos por gostarmos delas, como resistência a contaminantes e micélio rizomórfico.

Mas não vejo nessas ações de seleção e outras um fator para maior ou menor ocorrência de mutações.

Ainda mais considerando que a população de cogumelos em cultivos domésticos deve ser muito, mas muito inferior à população de cogumelos selvagens, para poder influenciar as frequências gênicas desses. Isso caso os domésticos realmente acumulassem mutações ou outras características diferentes dos selvagens.

E ainda por cima há uma forte seleção normalizadora, que corta impiedosamente os mal adaptados.
 
Eu acho que não estão havendo estas experiências assim tão científicas como se que apresenta ai pela net. Os cogus foram coletados em determinados locais e foi selecionada uma colônia estável e daí, usa-se esporos (que já são uma forma de mutação, visto ser fruto de reprodução sexuada), estes esporos geram novas colônias e coletam-se novos esporos. Tudo normal, não acredito que tenha passado disso. O pessoal tá é ganhando dinheiro em cima da inocência do pessoal.

Tipo, hoje eu afirmo que os cogus que nascem por aqui, pelas minhas bandas são bem potentes, alguém vem aqui coleta o micélio do bichinho e sai vendendo prints da nova strain, kkkk, e neguinho fica super atento aos mínimos detalhes desta nova super hiper tecnologica variação. Sei lá, acho tudo meio oportunismo mesmo.

Científico mesmo, tem pouca coisa.

O lance que acho que vai ajudar muito é a melhoria do cultivo, substrato mais nutritivo, seleção da strain mais adaptada às condições de cultivo, melhorias na tecnica de processamento/armazenamento.

Exemplo mais louco que eu vi, foi o dos cubensis, batendo mais de 3% de psilocibina+psilocina, sem melhoramento nenhum, bastando apenas ajustar o valor nutritivo do substrato.

Realmente, não penso que os cogus estejam sendo objetos de pesquisa alguma para conseguir potencializa-los, não há nem um porque. Parem para pensar um pouco, vejam se não estamos sendo inocentes demais acreditando que estes cogus são fruto de laboratório manipulando, olhem as fotos dos mutantes que eu achei no campo, caçando meus selvagens... Daí seleciono este micélio e faço prints e divulgo, strain super super gx, grande trabalho fiz, sei lá, parem para pensar.

Abração amigos.
 
Não digo especificadamente pelo "tamanho" do exemplar, mas o que
podem vir a alterar na sua composição, estrutura, etc.
(Espero que não chegue a esse ponto)

Por exemplo: Você tinha o tabacco, agora você tem o cigarro.
Você tinha a folha da coca, agora você tem o crack, cocaína.

Perde-se a essência.
 
Estou usando esse tópico como meu diário de anotações :D

Assim percebo como nossas opiniões mudam, afinal, nós mudamos a cada dia, nos transformamos.

Vamos lá....agora já percebo que a medida que a nossa mente muda o nosso mundo externo muda.
Ou seja. Precisamos sim, no momento de híbridos, de alterações genéticas, etc.
Porque?
Porque nossas mentes já se adequaram ao comum e buscam no momento o novo, o desafio, a melhoria.
O cogumelo não vai deixar de ser um cogumelo, isso é fato.
E se me é permitido essa opção, essa inteligência no momento atual da civilização, é por algum motivo. Então
é claro que vou usá-la. Dificilmente vou deixar essa oportunidade latente.

Outro adendo: como é inútil bater o pé em uma afirmação. Observo como a minha opinião mudou de 2 anos para cá.
 
Esse entendimento é lindo Tupy e demora e ser alcançado.

Quem tem os pés fincados na certeza não evolui.
 
Será que toda essa genética é necessária?

"Necessária" eu não sei. Mas é possível. E isso já é muito.
O Terence Mackenna fala bastante dos benefícios mútuos entre espécies, como forma de perpetuar a vida. A galinha, o gado, as frutas, entre outros, tiveram algum benefício nessa "simbiose" com nossa cultura alimentar. Mas não somos os únicos.
Formigas cortadeiras cultivam fungos, e são responsáveis por uma seleção que ocorre há milhares de anos. No entanto, não as culpamos ou condenamos. Isso se deve ao nosso senso de responsabilidade que sentimos (nem todos) por sermos "conscientes" de nossos atos. Ao contrário das formigas (eu acho).
Essa relação entre o homem o cogumelo já é antiga pra carvalho, e muitas mudanças já ocorreram no ambiente desde o início do pastoreio nômade. O cubensis e a copelandia estão colhendo esses benefícios há muuuuito tempo. Tornar alguns mais fortes, sadios e resistentes talvez faça parte desse processo de beneficiamento.
 
Back
Top