Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quanto tempo ficar sem psicotropicos para tomar?

Romulo Prado

Esporo
Cadastrado
14/01/2024
10
2
40
Gostaria de saber qual o tempo ideal para não ter interação do cogumelo com psicotropico, tenho que parar quantos dias antes?
 
tenho que parar quantos dias antes?


Você vai ter algumas respostas sobre o tempo que tem que parar antes, e a minha é bem diferente.

Se for mesmo tomar cogumelos não pare com os psicotrópicos antes. A minha opinião é que o risco de uma interação negativa entre os psicotrópicos e os cogumelos é menor do que o risco de uma retirada abrupta deles.
 
Fala Rômulo, tudo bem?

Como falei no outro tópico que você criou falando da sua depressão, infelizmente não é uma boa ideia você interromper o seu tratamento porque um " amigo" se "curou" com cogumelos, algo que é só impossível, infelizmente...

Seria muito bom descobrir a cura para a depressão e para a ansiedade, mas infelizmente não se descobriu ainda, e você irá acabar se prejudicando ainda mais!

Tente conversar com seu psiquiatra para trocar as medicações, talvez você tenha bons resultados!

Abraços.
 
Duas semanas, foi o tempo que parei.
E depois voltou,? Não sentiu os colaterais da parada abrupta?

E depois voltou,? Não sentiu os colaterais da parada abrupta?
Uma parada abrupta depois de muito tempo tomando e uma coisa terrível,sensibilidade a ruídos, a luz ,emotividade exacerbada....irritabilidade só dá vontade de ficar deitado

Fala Rômulo, tudo bem?

Como falei no outro tópico que você criou falando da sua depressão, infelizmente não é uma boa ideia você interromper o seu tratamento porque um " amigo" se "curou" com cogumelos, algo que é só impossível, infelizmente...

Seria muito bom descobrir a cura para a depressão e para a ansiedade, mas infelizmente não se descobriu ainda, e você irá acabar se prejudicando ainda mais!

Tente conversar com seu psiquiatra para trocar as medicações, talvez você tenha bons resultados!

Abraços.
Mas se quero ter uma experiência com o cogumelo qual tempo devo ficar sem mesmo voltando depois
 
Gostaria de saber qual o tempo ideal para não ter interação do cogumelo com psicotropico, tenho que parar quantos dias antes?
Se você toma psicotrópicos, não os toma a toa. Toma porque tem algum transtorno mental. Hoje mesmo eu estava lendo sobre o uso de psilocibina no contexto psicoterápico e confirmou o que eu já sabia. A questão é que o tratamento de algum transtorno é feito com psicoterapia. Os psicotrópicos ou psilocibina podem ser um coadjuvante no processo de 'cura psíquica'. Coadjuvante, não o 'remédio'. Porque os 'transtornos mentais' quase sempre não são uma doença, no sentido tradicional de doença, alguma disfunção orgânica que possa ser tratada com algum agente químico ou biológico. O que se chama 'transtorno mental' é uma maneira simbólica de compreender a realidade que causa sofrimento psíquico ao sujeito. Não será um agente químico que terá o poder de mudar a maneira como você percebe o mundo. Isso requer psicoterapia. Portanto, querer trocar um psicotrópico receitado por profissional médico por outro psicotrópico 'alternativo', é trocar seis por meia duzia, na melhor das hipóteses.
 
Os psicotrópicos ou psilocibina podem ser um coadjuvante no processo de 'cura psíquica'. Coadjuvante, não o 'remédio'. Porque os 'transtornos mentais' quase sempre não são uma doença, no sentido tradicional de doença, alguma disfunção orgânica que possa ser tratada com algum agente químico ou biológico. O que se chama 'transtorno mental' é uma maneira simbólica de compreender a realidade que causa sofrimento psíquico ao sujeito.

Quem defende o uso da substãncia como cura é a própria psiquiatria, que está estudando a psicolibina para ser tratamento ambulatorial.
Os consumidores em si, que podemos chamar de "leigo na medicina" sempre defenderam as trips como cura, não a substância.
Afinal, a trip te força a pensar...

Apesar da psicoterapia ser válida, nunca terá resultados se o próprio paciente não quiser ver ou mudar, a mesma coisa vale para o cogumelo.
Diria que psicoterapia é ter um professor te ensinando uma formula de matemática, resolve o problema na maioria das vezes, já o sucesso da psicoterapia ou da trip de cogumelos é ensinar a descobrir a formula, o que é bem incomum tanto para o convencional quanto o psicodélico.

O meu conselho é sempre tentar melhorar antes de consumir cogumelos, usar como motivação para tentar ter um dia a dia saudável antes, voltar a fazer exercícios (que já ajudam com a situação por si), organizar a rotina, o trabalho, as dívidas, depois ter a trip como recompensa pelo próprio esforço. Do que apenas largar tudo e tentar usar o cogumelo como cura definitiva.
 
Quem defende o uso da substãncia como cura é a própria psiquiatria, que está estudando a psicolibina para ser tratamento ambulatorial.
Os consumidores em si, que podemos chamar de "leigo na medicina" sempre defenderam as trips como cura, não a substância.
Afinal, a trip te força a pensar...

Apesar da psicoterapia ser válida, nunca terá resultados se o próprio paciente não quiser ver ou mudar, a mesma coisa vale para o cogumelo.
Diria que psicoterapia é ter um professor te ensinando uma formula de matemática, resolve o problema na maioria das vezes, já o sucesso da psicoterapia ou da trip de cogumelos é ensinar a descobrir a formula, o que é bem incomum tanto para o convencional quanto o psicodélico.

O meu conselho é sempre tentar melhorar antes de consumir cogumelos, usar como motivação para tentar ter um dia a dia saudável antes, voltar a fazer exercícios (que já ajudam com a situação por si), organizar a rotina, o trabalho, as dívidas, depois ter a trip como recompensa pelo próprio esforço. Do que apenas largar tudo e tentar usar o cogumelo como cura definitiva.
A psiquiatria possui um discurso médico, medicamentoso. Esse discurso se opõe ao discurso da psicologia. É importante fazer esta distinção. Pra esse pessoal, manter os sintomas sob controle já tá valendo. Volto a dizer, nenhuma substância química 'cura' os transtornos psíquicos. Meramente mantém sob controle, quando muito, os sintomas. A causa continua lá. E mais, a 'doença' não vai estacionar. Vai progredir. É como ministrar analgésicos a quem sofre com um tumor maligno. A pessoa pode ingnorar que há algo errado com seu corpo, porque a ação do analgésico vai suprimir o sintoma que é a dor. Mas o câncer continuará crescendo e vai matar o sujeito se não tratado.
E não, a 'trip' do cogumelo de forma nenhuma vale como psicoterapia. Assim como nenhuma outra 'trip' da mente feita por outros métodos funciona a guisa de psicoterapia.
Como estas 'trips' provocadas pela auto hipnose nas inúmeras práticas místicas cuja narrativa abundam por todo mundo. As 'trips' são como sonhos noturnos que se tem acordado. Você pode acordar se sentindo bem, se sentindo eufórico, se sentindo melhor, enfim. Achando que obteve alguma 'revelação'. Mas é tão somente uma sensação, um sentimento de que você obteve algum progresso, alguma vantagem. Sensação enganosa. Nada aconteceu, realmente.
Se qualquer 'trip', causada por esta ou aquela substância, fosse funcional, toda comunidade 'psi' estaria promovendo tais 'trips'. A academia ensinaria sobre 'trips'. A psiquiatria mesma estaria celebrando as 'trips'. Só que não.
Nada substitui a psicoterapia, e é extremamente irresponsável sugerir que uma pessoa que esteja sofrendo transtornos mentais possa colocar de lado a psicoterapia em favor de métodos 'alternativos', de 'trips'.
Verdade que a psicoterapia depende do engajamento do sujeito. Depende do profissional que o atenderá. Depende da técnica a ser utilizada. Depende do relacionamento que cliente e profissional vão desenvolver. Depende de ter recursos financeiros e tempo. Não é ciência exata. Não é uma 'bala de prata'. Não há garantia nenhuma. Verdade. Mas também é verdade que é o que temos para dar conta do sofrimento mental.
A medicação vai trazer alívio ao sintoma. Isso pode ser muito importante. Mas o sintoma não é a 'doença'.
A 'trip' pode agir como essa medicação, e trazer alívio ao sintoma. Cantar mantras e orar também. Meditação. Participar de reuniões mediúnicas. Fazer uma viagem pra praia. Cuidar de idosos. Fazer caridade. Namorar. Ouvir música. O colo da mamãe. Exercícios físicos. Assistir um filme.
Há milhares de formas de minorar o sofrimento psíquico. Temporariamente. Mas somente uma, que eu saiba, para dar conta da origem/causa deste sofrimento. Psicoterapia. E isso vale para a psiquiatria também. Eu conheço a literatura psiquiatrica e o que ela recomenda.
 
Nada substitui a psicoterapia, e é extremamente irresponsável sugerir que uma pessoa que esteja sofrendo transtornos mentais possa colocar de lado a psicoterapia em favor de métodos 'alternativos', de 'trips'.

Não sei se você percebeu, mas o fórum é de cogumelos, não há sugestão, a pessoa já está aqui e chegou por conta própria.
Mas se verificar todos os posts, sempre o pessoal recomenda não comer cogumelos, nem chegar perto... continuar com tratamento e acompanhamento.
Não é um forum sobre transtornos, psicologia ou psiquiatria.

Obviamente sempre a primeira indicação é ir ao médico, procurar ajuda física.

Eu conheço a literatura psiquiatrica e o que ela recomenda.
Que bom.

Se qualquer 'trip', causada por esta ou aquela substância, fosse funcional, toda comunidade 'psi' estaria promovendo tais 'trips'. A academia ensinaria sobre 'trips'. A psiquiatria mesma estaria celebrando as 'trips'.
Isso é o total oposto da experiência com cogumelos, ninguém tá aqui pra fazer um roteiro, uma comunidade ou grupo, provar que funciona ou não.
É algo individual, se quiser come, se não quiser não, ninguém aqui tá vendendo ou obrigando.
Ninguém aqui finge que é milagre, você pode melhorar, ter surto ou ficar com problemas pra vida toda depois da trip.
Se não é pra você, é uma coisa ótima, ficar longe de cogumelos, eu não recomendo procurar por eles.

Mas considerando que distúrbios psicológicos normalmente são acompanhados de abuso de substância, é previsível que acabem caindo aqui no forum procurando cura ou mesmo apenas droga para consumir e aliviar.

Minha mãe sempre falava pra não usar drogas e eu to aqui, imagina se o cara vai ouvir um desconhecido na internet.
A ideia não é sugerir, recomendar, promover o consumo, mas trocar experiência com alguém que já iria ter trip de qualquer forma, se não com cogumelos, iria procurar maconha, crack, cocaina, lsd.

Se eu quisesse discutir sobre academia, padrão ouro, duplo cego eu tinha ficado na faculdade.
Eu só tô aqui pra tentar aprender e trocar experiências com quem come ou quer comer cogumelos.

Você já comeu cogumelo?
 
A psiquiatria possui um discurso médico, medicamentoso. Esse discurso se opõe ao discurso da psicologia. É importante fazer esta distinção. Pra esse pessoal, manter os sintomas sob controle já tá valendo. Volto a dizer, nenhuma substância química 'cura' os transtornos psíquicos.


Para casos de depressão recorrente sem causa definida, com primeira manifestação na adolescência ou início da idade adulta, geralmente os ciclos perduram pela maior parte da vida da pessoa. Idem para transtorno bipolar e esquizofrenia.

Não há histórico de psicanálise ou técnicas da psicologia com grande sucesso na cura da depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. Vez por outra aparece um ou outro que se "curou", assim como aprece um ou outro que se "curou" com psicofármacos.
 
Não sei se você percebeu, mas o fórum é de cogumelos, não há sugestão, a pessoa já está aqui e chegou por conta própria.
Mas se verificar todos os posts, sempre o pessoal recomenda não comer cogumelos, nem chegar perto... continuar com tratamento e acompanhamento.
Não é um forum sobre transtornos, psicologia ou psiquiatria.

Obviamente sempre a primeira indicação é ir ao médico, procurar ajuda física.


Que bom.


Isso é o total oposto da experiência com cogumelos, ninguém tá aqui pra fazer um roteiro, uma comunidade ou grupo, provar que funciona ou não.
É algo individual, se quiser come, se não quiser não, ninguém aqui tá vendendo ou obrigando.
Ninguém aqui finge que é milagre, você pode melhorar, ter surto ou ficar com problemas pra vida toda depois da trip.
Se não é pra você, é uma coisa ótima, ficar longe de cogumelos, eu não recomendo procurar por eles.

Mas considerando que distúrbios psicológicos normalmente são acompanhados de abuso de substância, é previsível que acabem caindo aqui no forum procurando cura ou mesmo apenas droga para consumir e aliviar.

Minha mãe sempre falava pra não usar drogas e eu to aqui, imagina se o cara vai ouvir um desconhecido na internet.
A ideia não é sugerir, recomendar, promover o consumo, mas trocar experiência com alguém que já iria ter trip de qualquer forma, se não com cogumelos, iria procurar maconha, crack, cocaina, lsd.

Se eu quisesse discutir sobre academia, padrão ouro, duplo cego eu tinha ficado na faculdade.
Eu só tô aqui pra tentar aprender e trocar experiências com quem come ou quer comer cogumelos.

Você já comeu cogumelo?
Sim, já comi cogumelo. E recentemente. Foi ótimo, diga-se de passagem. Eu e o cubensis sempre nos damos muito bem. Melhor 'droga' - termo preconceituoso este - que eu conheço. Sempre tive interesse em aprender a cultivar, e fui membro do saudoso cogumelosmagicos.org. Mas até hoje não havia me aventurado no cultivo.
Não entendi seus comentários ao que eu escrevi, no entanto. Me pareceu que você interpretou a tua maneira o que eu escrevi, por questões tuas. Vou deixar quieto. Tuas questões são tuas questões. Não sou teu terapeuta pra ficar aqui te interrogando e confrontando com elas. Nem este é o lugar adequado pra isso.
Eu respondi ao usuário do fórum. Mesmo quando eu usei a tua resposta para postar o comentário que originou o texto acima estava respondendo ao autor da interrogação original. Minha resposta foi específica a interrogação dele quanto ao uso do cogumelo pra substituir seus medicamentos.
Tudo a ver com os propósitos deste fórum. Não teve nada a ver com recomendar, ou ao contrário, desaconselhar o consumo de cogumelo.
Foi a minha contribuição pessoal, feita não somente a partir do meu conhecimento acadêmico, mas de minha ampla vivência pessoal, a questão que ele se coloca.
E eu espero, para o bem não apenas dele, mas para o bem comum, que tenha sido útil. Se não a todos, ao menos para alguém.
Fiz o meu melhor. Se não fui entendido, paciência. O mal entendido é o que se pode esperar na comunicação interpessoal, como poderia dizer mais apropriadamente Lacan. A alternativa é o silêncio. Eu prefiro me manifestar, mesmo sabendo da inevitabilidade de ser incompreendido.
 
E depois voltou,? Não sentiu os colaterais da parada abrupta?
Você ainda confia em uma pessoa que está falando pra você fazer algo a moda "karalha", algo que é super importante para sua vida? Ele não está nem ai se você vai parar abruptamente ou não, não é ele que vai sofrer os efeitos colaterais de parar e depois ter que voltar tudo de novo, só quem passa por isso sabe os meses que são para se readaptar, sem falar as crises que tem durante o intervalo, a volta pode ser muito pior...

Não há histórico de psicanálise ou técnicas da psicologia com grande sucesso na cura da depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. Vez por outra aparece um ou outro que se "curou", assim como aprece um ou outro que se "curou" com psicofármacos.
Cara, você está errado nesse ponto, a terapia cognitiva comportamental tem sim um grande sucesso com depressão e ansiedade, bipolaridade e outros, é padrão ouro mundial com pesquisas científicas comprovando tudo! diferente de outras como psicanalise, que não fazem nem estudos para saber porque realmente não funciona de nada!

Vou ter que concordar com o Uburolino, em basicamente tudo que ele falou ali em cima, os remédios são irão fazer com que os sintomas tenham a remissão e não a cura, porque não existe a cura para transtornos mentais, infelizmente, mas com um bom terapeuta da TCC (terapia cognitiva comportamental) e com um bom acompanhamento psiquiatrico o paciente tem uma vida muito melhor, a psicoterapia salva vidas e melhora a qualidade em 100%
 
Você ainda confia em uma pessoa que está falando pra você fazer algo a moda "karalha", algo que é super importante para sua vida? Ele não está nem ai se você vai parar abruptamente ou não, não é ele que vai sofrer os efeitos colaterais de parar e depois ter que voltar tudo de novo, só quem passa por isso sabe os meses que são para se readaptar, sem falar as crises que tem durante o intervalo, a volta pode ser muito pior...


Cara, você está errado nesse ponto, a terapia cognitiva comportamental tem sim um grande sucesso com depressão e ansiedade, bipolaridade e outros, é padrão ouro mundial com pesquisas científicas comprovando tudo! diferente de outras como psicanalise, que não fazem nem estudos para saber porque realmente não funciona de nada!

Vou ter que concordar com o Uburolino, em basicamente tudo que ele falou ali em cima, os remédios são irão fazer com que os sintomas tenham a remissão e não a cura, porque não existe a cura para transtornos mentais, infelizmente, mas com um bom terapeuta da TCC (terapia cognitiva comportamental) e com um bom acompanhamento psiquiatrico o paciente tem uma vida muito melhor, a psicoterapia salva vidas e melhora a qualidade em 100%
A cognitiva e a psicanálise são as duas grandes correntes psicoterápicas. Talvez você não conheça, mas sim há muitos trabalhos sérios sobre a eficácia terapêutica da psicanálise. Eu sou a prova viva de que sim, a psicanálise 'cura', inclusive depressão. Mas não sou 'purista' enquanto profissional. Eu uso o que acho que vai ser benéfico pro meu analisando naquela sessão, naquele seu momento. Se for uma técnica cognitiva, comportamental, é isso que vou usar. Se for apenas suporte, é o que farei. Eu acho que psicoterapia é algo muito complexo pra ficar restrito a uma única abordagem.

Para casos de depressão recorrente sem causa definida, com primeira manifestação na adolescência ou início da idade adulta, geralmente os ciclos perduram pela maior parte da vida da pessoa. Idem para transtorno bipolar e esquizofrenia.

Não há histórico de psicanálise ou técnicas da psicologia com grande sucesso na cura da depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. Vez por outra aparece um ou outro que se "curou", assim como aprece um ou outro que se "curou" com psicofármacos.
O 'sucesso' terapêutico é algo questionável, sim. Porque não estamos falando de 'doença' como tradicionalmente se fala. Não se trata, como já falei, de 'curar' um corpo 'doente'. Se trata de trabalhar questões subjetivas, a compreensão do sujeito do seu mundo, suas reações emocionais as coisas que acontecem. É subjetividade, não biologia nem química. O que está em jogo é o simbólico. Então falar em 'cura' é questionável. Porque falar em 'cura' é dizer que há um estado 'saudável' e um estado 'doente'. E que a psicanálise ou as ciências cognitivas vão 'transformar' um estado suposto ser 'doente' em um estado suposto ser 'saudável'. A linguagem médica é inapropriada pra dar conta dos fenômenos psíquicos. Vai daí inclusive a eterna disputa entre o saber médico da psiquiatria e o saber da psicologia.
Se não se pode falar de que o objeto de que trata a psicoterapia seja um corpo 'doente' ou mesmo uma mente 'doente', que seria supostamente conduzida a um estado 'saudável', igualmente é de se questionar usar o termo 'cura'. Você está absolutamente correto quanto a isso. Não se trata de 'curar' ninguém. O que não significa que o sofrimento psíquico do sujeito não se altere com o trabalho psicoterapeutico. A questão é ajudar o sujeito a repensar sua maneira de ver o mundo.
E isso é extremamente subjetivo e abstrato. Muito complicado estabelecer parâmetros de avaliação e portanto muito difícil falar em 'sucesso terapêutico'.
O que é 'sucesso terapêutico'? Eu não saberia dizer. Não é adequado falar em 'sucesso terapêutico'. Não há uma meta clara a ser atingida.
Por outro lado, a psicoterapia tem sim, logrado sucesso em debelar o sofrimento psíquico dos sujeitos. Mais que isso, os ajuda a modificar sua visão de mundo, com isso ajudando a modificar comportamentos que causam sofrimento a ele e aos outros. Há farta literatura sobre isso.
Sim, na depressão. Na ansiedade. Até mesmo nos transtornos psicóticos. Não fosse assim a psicoterapia já estaria no mesmo rol do charlatanismo pseudocientifico que tantas práticas 'alternativas'. Pode ter certeza disso. E ninguém ficaria 5 anos em um curso de psicologia, pagando caro, pra se tornar uma espécie de 'guru' charlatão com canudo universitário.
 
Porque falar em 'cura' é dizer que há um estado 'saudável' e um estado 'doente'. E


Há um estado saudável e um estado doente. Qualquer um que já conviveu com alguém com depressão grave percebeu isso. A depressão é totalmente diferente das variações comuns de quem tem humor não deprimido.

Se formos falar de bipolares ou esquizofrênicos, então ...

Cara, você está errado nesse ponto, a terapia cognitiva comportamental tem sim um grande sucesso com depressão e ansiedade, bipolaridade e outros, é padrão ouro mundial com pesquisas científicas comprovando tudo!

Ok, estou disposto a ler. Mande aí o link de uma revisão que chegou a essas conclusões.
 
Se formos falar de bipolares ou esquizofrênicos, então ...
É porque esquizofrenia é outro campo, mais complicado porque existe desassociação da realidade, não só um episódio, mas a vida da pessoa é desassociada da realidade, diferente de outros transtornos que são só epsódios...

Ok, estou disposto a ler. Mande aí o link de uma revisão que chegou a essas conclusões.

Terapia cognitivo-comportamental e depressão: intervenções no ciclo de manutenção

Da pra começar por ai e ir se aprofundando, é muito completo o estudo deles, eles estão até hoje desenvolvendo as melhores técnicas para melhorar a vida de quem sofre com transtornos

"Existem diversos tipos de tratamentos indicados para a depressão na atualidade, sendo que muitas pesquisas demonstram a eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC) para esse tipo de transtorno (Beck, Kovacs, & Holon, 1977; Gloaguen, Cottraux, Cucherat, & Blackburn, 1998; Paykel et al., 1999; Rupke, Blecke, & Renfrow, 2006). Butler, Chapman, Formam e Beck (2006) revisaram mais de 300 ensaios clínicos, comprovando a alta eficácia da TCC para diversos transtornos psiquiátricos, sendo a abordagem com maior embasamento empírico da atualidade. Essa terapia, desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 1960, tem como principais pilares a reestruturação cognitiva e a resolução de problemas, tendo como característica a modificação do humor e de pensamentos e comportamentos disfuncionais, utilizando para isso diversas técnicas cognitivas e comportamentais (Beck, 2013). Segundo Greenberger e Padesky (2017), a TCC baseia-se no entendimento de que nossa interpretação sobre determinada situação influencia de forma direta nossas reações emocionais, físicas e comportamentais relacionadas a essa experiência. Portanto, "[...] em sua forma geral, essa teoria especifica que a melhora sintomática no transtorno psicológico resulta da modificação do pensamento disfuncional, e que a melhora durável (redução de relapso) resulta da modificação de crenças ‘maladaptativas’" (Beck & Alford, 2000, p. 36)."
 
Há um estado saudável e um estado doente. Qualquer um que já conviveu com alguém com depressão grave percebeu isso. A depressão é totalmente diferente das variações comuns de quem tem humor não deprimido.

Se formos falar de bipolares ou esquizofrênicos, então ...



Ok, estou disposto a ler. Mande aí o link de uma revisão que chegou a essas conclusões.
Dizer que existe algo chamado 'normalidade', e que uma pessoa que está deprimida não está em seu estado 'normal', está 'doente', faz parte do discurso da psiquiatria. A psiquiatria é um ramo da medicina. Eles usam os jargões e o discurso médico. Não está errado dizer isso se você é psiquiatra, ou adepto da psiquiatria. Mas não somente é uma afirmação totalmente questionável e sem fundamentação sólida, como é um discurso que se opõe ao discurso da psicologia. Os psiquiatras até tem um enorme livro que cada ano aumenta mais um pouco descrevendo 'transtornos mentais'. E de-lhe vender medicação pras novas doenças que eles inventam. Homosexualismo era, até pouco tempo, uma doença mental, segundo os psiquiatras. São eles que inventaram a lobotomia, que roubou a vida de milhares de inocentes. Esse pessoal se julga no direito de dizer o que é 'normal', 'saudável' e o que é 'doença', em termos de comportamento psicológico. Assim como os fanáticos religiosos. Os fanáticos religiosos também acreditam que sabem o que é 'saudável' e o que é 'doente' em termos comportamentais.
Já para a psicologia, o discurso é bem outro. Estes conceitos são postos em dúvida. E com tanta propriedade que ao fim e a cabo não se pode dizer o que é 'saúde' e o que é 'doença' em termos de comportamento psicológico. O buraco é bem mais embaixo.
Mas para se saber do discurso da psicologia, da psiquiatria, as reflexões feitas nos diversos campos de saber, os debates, as provas e contraprovas, estudos, etc, feitos sobre esta temática espinhosa de 'saúde' e 'doença' mental é preciso estudar. E estudar muito.
Senão fica aquela coisa de afirmar a partir de si mesmo, o 'achismo'. 'Eu acho que a terra é plana e todos estão nos enganando'. Achismo não dá pra discutir. É como falar com as paredes. Vale tudo. Como nos desenhos animados.
Por isso as coisas que escrevo aqui não são mero 'achismo'. Tem suporte legítimo em pesquisas e reflexões sérias reconhecidos pelo meio acadêmico, devidamente testados e retestados, criticados, ao longo do tempo.
Você pode, portanto, falar em 'saúde' e 'doença'. Mas estará se colocando em uma posição difícil, senão impossível, de defender argumentativamente.
E estará se colocando em uma posição ideológica muito particular, mesmo sem o saber. Uma posição ideológica em oposição a toda uma comunidade 'psi'. a toda uma ética no trato com o outro arduamente contruída sobre as ruínas deste discurso que você está defendendo.
A escolha é sua. Eu sugiro que você estude mais antes de solidificar esta sua posição.
 
Eu sou a prova viva de que sim, a psicanálise 'cura', inclusive depressão.
Infelizmente você ser " prova viva" não prova absolutamente nada, o que essa galera da TCC faz é absurdo, trabalho de gente grande, trabalho empírico com todas as etapas de uma pesquisa até a comprovação...
 
Infelizmente você ser " prova viva" não prova absolutamente nada, o que essa galera da TCC faz é absurdo, trabalho de gente grande, trabalho empírico com todas as etapas de uma pesquisa até a comprovação...
Realmente, não prova nada, mas como eu disse, existem sim trabalhos importantes demonstrando a validade da psicanálise. Você está apaixonado pela TCC, isso é bem evidente. Acho ótimo. Sem tesão não há solução. Mas cá entre nós, quando a gente está apaixonado sempre tem aquela certeza de que o amor de nossa vida é a melhor coisa do mundo, sem igual. Mas o tempo vai devorando todas as paixões. E vamos ficando muito menos entusiasmados com o que consideramos 'o máximo'. Ficamos mais pragmáticos. Pragmatismo é algo muito TCC, não é? Psicanalistas experientes são terrivelmente pragmáticos também. A começar com Freud. Por isso os psicanalistas sempre se preocuparam em demonstrar cientificamente o valor da psicanálise. E por isso há muitos trabalhos ótimos sobre isso. TCC é ótima. Psicanálise é ótima. Nas mãos de quem as sabe manejar.
 
Caro colega Uburulino, digitei várias coisas aqui mas resolvi apagar, você é psicologo e passou 5 anos estudando, sabe mais que eu sobre esse assunto, eu sou um paciente que experimentei e vi os dois serviços, isso realmente me fez " apaixonar " como você citou ali em cima, eu me apaixonei por algo que funciona e rápido, diferente da psicanalise que precisa de anoooooss para tentar funcionar, tenha cuidado para não estar cego nas suas convicções, eu fui atrás do melhor para mim e meus familiares, hoje todos me agradecem, já você, está atrás do melhor para seus pacientes, ou só utilizando algo que está " apaixonado"? desculpa mas contra fatos não há argumentos.
 
Terapia cognitivo-comportamental e depressão: intervenções no ciclo de manutenção

Da pra começar por ai e ir se aprofundando, é muito completo o estudo deles, eles estão até hoje desenvolvendo as melhores técnicas para melhorar a vida de quem sofre com transtornos


Vou colar aqui outros casos que achei.

Aqui um gráfico de
CBT: cognitive-behavioral therapy
PBO: placebo
FLX: fluoxetine
COMB: fluoxetine plus CBT


1705418729610.png



Outro artigo: Psychological therapies versus antidepressant medication, alone and in combination for depression in children and adolescents

E por aí vai.

Não há definição final. E o que chega mais perto de um consenso é que psicofármacos e psicoterapia combinados são melhores.
 
Back
Top