Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quanto e por quanto tempo pode crescer o mesmo micélio? (descartando bolos no esterco)

Nabis

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/08/2009
86
71
Olá a todos. Estou experimentando uma coisa nova aqui e gostaria de compartilhar com vocês para entender melhor tudo isso.
- Em primeiro lugar eu comecei um cultivo com grãos para pássaro (acho que era painço, o sr q me vendeu n sabia o que era) e vermiculita, inoculei isso com uma seringa de esporos B+.

B+
Grão para passarinho + vermiculita (1/1)
Seringa de esporos

(segunda etapa = esterco bovino)


-O cultivo ocorreu tudo bem. Na primeira colheita notei o surgimento de duende verde, mas mesmo assim me rendeu mais duas boas colheitas.
Após o terceiro flush o micélio ainda estava bem saudável. (Acho que o duende verde não gostou muito do grão de passarinho. Pq ele n desenvolveu muito...)

photo_2022-09-23_08-06-29.jpg photo_2022-09-23_08-06-23.jpgphoto_2022-09-23_08-06-19.jpgphoto_2022-09-23_08-06-17.jpgphoto_2022-09-23_08-26-40.jpg

-Foi então que decidi colocar esse bolo no esterco para ver o que aconteceria.
Desmanchei o bolo com duende verde e tudo no esterco e fechei o saco.

Micélio no esterco2.pngMicélio no esterco.png

- Alguns dias se passaram e o micélio voltou a crescer. Colonizando o esterco em apenas 12 dias. O duende verde tbm cresceu bastante, mas o cubensis cresceu mais.
Após uns 16 dias alguns cogumelos começaram a brotar. Rendendo uma colheita de 20g de secos.
(Detalhe, foi usado sombrite para proteger o micélio do sol. Foram dias bem secos por aqui)

photo_2022-09-23_08-06-14.jpg photo_2022-09-23_08-06-12.jpg photo_2022-09-23_08-06-08.jpg photo_2022-09-23_08-06-05.jpg

- Após a colheita julguei que aquele substrato não iria dar novos flushs pq estava cheio de duende verde, além de muitos bichinhos, como pequenas mosquinhas, e alguns besourinhos...

-Decido pegar a parte mais saudável do micélio e passar para outro saco com esterco... E depois de alguns dias decido passar todo o micélio para novos sacos com esterco.
E novamente o micélio começa a crescer. Em questão de 2 semanas já havia colonizado todo o primeiro saco de esterco. Mas dessa vez o duende verde não apareceu! Vitória para o cubensis!
Hoje fazem 2,5 semanas e estão crescendo novos cogumelos desse micélio. Será a quinta colheita:

photo_2022-09-23_08-04-49.jpgphoto_2022-09-23_08-04-45.jpgphoto_2022-09-24_08-11-33.jpg
 
Última edição:
Agora pensei uma coisa. Esse micélio aí não é um único micélio não. Afinal, cada vez que novos cogumelos abrem ali, novos micélios, podem ter brotado a partir dos novos esporos...?!
 
Ótimo hem!

Sobre a pergunta do título, em condições ideais na natureza fazendo rizossomas acho que pode durar centenas de anos.
 
Tecnicamente, em situações naturais o fungo dos cogumelos não tem validade, o micelio brota o cogumelo, que esporula e cria mais micelios, ent a cada vez q cogumelos crescem e esporulam, teoricamente vc consegue ter um novo flush.
 
Back
Top