Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quando podemos saber que o cogumelo não vai esporular?

• Criador do tópico Criador do tópico ExPoro
  • Data de início Data de início

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
83
Para tirar carimbos precisamos de esporos, mas alguns cogumelos simplesmente não esporulam, são "estéreis".

Mas os que esporulam variam de momento: alguns antes do véu romper, outros logo após...

Enfim, qual o limite para esperarmos até concluirmos que o cogumelo não vai esporular? Até o chapéu começar a ficar convexo?

Eu costumo esperar só até o chapéu abrir quase totalmente, antes de o cogumelo ficar convexo e velho.

Para tirar carimbos precisamos de esporos, mas alguns cogumelos simplesmente não esporulam, são "estéreis".

Mas os que esporulam variam de momento: alguns antes do véu romper, outros logo após...

Enfim, qual o limite para esperarmos até concluirmos que o cogumelo não vai esporular? Até o chapéu começar a ficar convexo?

Eu costumo esperar só até o chapéu abrir quase totalmente, antes de o cogumelo ficar convexo e velho.
Eu num sei nem vê se é estéril, mas pelo menos pra mim é do jeito que tu falou aí, e agente nunca se questiona isso, mas deve ser a melhor hora mesmo pq é como se ele estivesse descascando e soltando os esporos. Tipo como tangerina, na hora que vai dobrando quebrando aquele ângulo de 180° pra cima os gominho que são pequeno (esporos) tende a sair melhor.

Pelo que sei o melhor momento de colher é sempre quando o véu está quase rompendo, até mesmo quando se quer tirar carimbos, pq o véu protege os esporos de sujeira.

Usando seringa multi esporos é inevitável que alguns cogumelos não produzam esporos, algumas strains são mais propensas a isso como o albino penis envy, Cambodian, etc.

Uma coisa legal de fazer com esse cogumelo que o cara usa pra carimbar é clonar ele com o chapéu que foi usado pra carimbar, aí os clones vão carimbar também, e é prático porque vai estar em ambiente limpo pra tirar o carimbo.

Quando o chapéu estiver reto, tipo do Kung lao, se não esporulou difícilmente vai.

Quase me esqueci, cogumelos molhados carimbam mal, ter cuidado pra não molhar-los é bom pra isso além de evitar frutos podres.

Pelo que sei o melhor momento de colher é sempre quando o véu está quase rompendo, até mesmo quando se quer tirar carimbos, pq o véu protege os esporos de sujeira.
o que eu faço com o veu? ele vai junto pro carimbo? cortei o meu bem rente as lamelas e deixei o veu no bolo, no terrario ainda

outra duvida: eu colho o cogu pra dps cortar o chapeu? ou corto o chapeu e deixo o caule la no bolo?

o que eu faço com o veu? ele vai junto pro carimbo? cortei o meu bem rente as lamelas e deixei o veu no bolo, no terrario ainda

outra duvida: eu colho o cogu pra dps cortar o chapeu? ou corto o chapeu e deixo o caule la no bolo?

Como assim junto? os esporos vão se depositar no véu se não tiver rompido.

Se você saber bem quando ele vai querer rasgar o véu, dá pra cortar ele fora... isso faz com que os esporos tem mais chance de estar limpos.

@ExPoro, caso: colheita feita logo após véu se romper, estar com a aparência roxeada, antes do chapéu ficar convexo. Me pergunto: vou em frente e faço um teste colocando-o no alumínio? Apenas observo uma "sombra" na coloração abaixo do chapéu, não sei dizer se há esporos. Tem alguma forma de dizer?

Salve @ExPoro ... com toda certeza aquela velha e boa conversa com o chapeludo e ele solta ExPoros no carimbo kkk ou seja fealing ... corto logo após o rompimento do véu e sim esperar umas horas a mais tb é bom ... até então ta tudo preto ..

Velho sábio dos cogus ... sabe me dizer pq ele empreteja em cima do chapéu?

@ExPoro, caso: colheita feita logo após véu se romper, estar com a aparência roxeada, antes do chapéu ficar convexo. Me pergunto: vou em frente e faço um teste colocando-o no alumínio? Apenas observo uma "sombra" na coloração abaixo do chapéu, não sei dizer se há esporos. Tem alguma forma de dizer?
Olá, @Pédeloba, bem-vinda (tardiamente, desculpe) ao Portal. :)

Então, deu o sombreamento, tá esporulando, pode colher se quiser tirar carimbo. Mas esperar ele abrir mais um pouco, se for o caso, vai ajudar num carimbo maiorzinho. Mas não precisa. E não deixe o chapéu chegar a ficar convexo se quiser tirar carimbo, já que ele deve ficar apoiado sobre uma superfície.

Salve @ExPoro ... com toda certeza aquela velha e boa conversa com o chapeludo e ele solta ExPoros no carimbo kkk ou seja fealing ... corto logo após o rompimento do véu e sim esperar umas horas a mais tb é bom ... até então ta tudo preto ..

Velho sábio dos cogus ... sabe me dizer pq ele empreteja em cima do chapéu?

Eae nobre @NoMuS!

Empreteja em cima porque os esporos voam não só pra baixo. Se formar uma correntinha de ar lá dentro, eles voam pra cima e se depositam sobre o chapéu mesmo. ;)

Empreteja em cima porque os esporos voam não só pra baixo. Se formar uma correntinha de ar lá dentro, eles voam pra cima e se depositam sobre o chapéu mesmo. ;)
Saudoso @ExPoro!!!!

Que pira ... por um momento fiquei imaginando o ecossistema ali dentro da caixa ... pois o exemplar que rendeu essa pergunta ... imperava no topo ... ou seja não tinha nehum acima dele, sendo o primeiro a esporular ... e a impressão foi que tipo o chapéu absorveu e soltou para o outro lado ... achando isso improvável resolvi perguntar .... heheheh buguei agora imaginando esse processo .... Mágico!!!

Back