Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quando podemos saber que o cogumelo não vai esporular?

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Para tirar carimbos precisamos de esporos, mas alguns cogumelos simplesmente não esporulam, são "estéreis".

Mas os que esporulam variam de momento: alguns antes do véu romper, outros logo após...

Enfim, qual o limite para esperarmos até concluirmos que o cogumelo não vai esporular? Até o chapéu começar a ficar convexo?

Eu costumo esperar só até o chapéu abrir quase totalmente, antes de o cogumelo ficar convexo e velho.
 
Para tirar carimbos precisamos de esporos, mas alguns cogumelos simplesmente não esporulam, são "estéreis".

Mas os que esporulam variam de momento: alguns antes do véu romper, outros logo após...

Enfim, qual o limite para esperarmos até concluirmos que o cogumelo não vai esporular? Até o chapéu começar a ficar convexo?

Eu costumo esperar só até o chapéu abrir quase totalmente, antes de o cogumelo ficar convexo e velho.
Eu num sei nem vê se é estéril, mas pelo menos pra mim é do jeito que tu falou aí, e agente nunca se questiona isso, mas deve ser a melhor hora mesmo pq é como se ele estivesse descascando e soltando os esporos. Tipo como tangerina, na hora que vai dobrando quebrando aquele ângulo de 180° pra cima os gominho que são pequeno (esporos) tende a sair melhor.
 
Pelo que sei o melhor momento de colher é sempre quando o véu está quase rompendo, até mesmo quando se quer tirar carimbos, pq o véu protege os esporos de sujeira.

Usando seringa multi esporos é inevitável que alguns cogumelos não produzam esporos, algumas strains são mais propensas a isso como o albino penis envy, Cambodian, etc.

Uma coisa legal de fazer com esse cogumelo que o cara usa pra carimbar é clonar ele com o chapéu que foi usado pra carimbar, aí os clones vão carimbar também, e é prático porque vai estar em ambiente limpo pra tirar o carimbo.

Quando o chapéu estiver reto, tipo do Kung lao, se não esporulou difícilmente vai.

Quase me esqueci, cogumelos molhados carimbam mal, ter cuidado pra não molhar-los é bom pra isso além de evitar frutos podres.
 
Pelo que sei o melhor momento de colher é sempre quando o véu está quase rompendo, até mesmo quando se quer tirar carimbos, pq o véu protege os esporos de sujeira.
o que eu faço com o veu? ele vai junto pro carimbo? cortei o meu bem rente as lamelas e deixei o veu no bolo, no terrario ainda

outra duvida: eu colho o cogu pra dps cortar o chapeu? ou corto o chapeu e deixo o caule la no bolo?
 
o que eu faço com o veu? ele vai junto pro carimbo? cortei o meu bem rente as lamelas e deixei o veu no bolo, no terrario ainda

outra duvida: eu colho o cogu pra dps cortar o chapeu? ou corto o chapeu e deixo o caule la no bolo?


Como assim junto? os esporos vão se depositar no véu se não tiver rompido.

Se você saber bem quando ele vai querer rasgar o véu, dá pra cortar ele fora... isso faz com que os esporos tem mais chance de estar limpos.
 
Como assim junto? os esporos vão se depositar no véu se não tiver rompido.

Se você saber bem quando ele vai querer rasgar o véu, dá pra cortar ele fora... isso faz com que os esporos tem mais chance de estar limpos.
Fala aí sumido 😁
 
@ExPoro, caso: colheita feita logo após véu se romper, estar com a aparência roxeada, antes do chapéu ficar convexo. Me pergunto: vou em frente e faço um teste colocando-o no alumínio? Apenas observo uma "sombra" na coloração abaixo do chapéu, não sei dizer se há esporos. Tem alguma forma de dizer?
 
Salve @ExPoro ... com toda certeza aquela velha e boa conversa com o chapeludo e ele solta ExPoros no carimbo kkk ou seja fealing ... corto logo após o rompimento do véu e sim esperar umas horas a mais tb é bom ... até então ta tudo preto ..

Velho sábio dos cogus ... sabe me dizer pq ele empreteja em cima do chapéu?
 
@ExPoro, caso: colheita feita logo após véu se romper, estar com a aparência roxeada, antes do chapéu ficar convexo. Me pergunto: vou em frente e faço um teste colocando-o no alumínio? Apenas observo uma "sombra" na coloração abaixo do chapéu, não sei dizer se há esporos. Tem alguma forma de dizer?
Olá, @Pédeloba, bem-vinda (tardiamente, desculpe) ao Portal. :)

Então, deu o sombreamento, tá esporulando, pode colher se quiser tirar carimbo. Mas esperar ele abrir mais um pouco, se for o caso, vai ajudar num carimbo maiorzinho. Mas não precisa. E não deixe o chapéu chegar a ficar convexo se quiser tirar carimbo, já que ele deve ficar apoiado sobre uma superfície.

Salve @ExPoro ... com toda certeza aquela velha e boa conversa com o chapeludo e ele solta ExPoros no carimbo kkk ou seja fealing ... corto logo após o rompimento do véu e sim esperar umas horas a mais tb é bom ... até então ta tudo preto ..

Velho sábio dos cogus ... sabe me dizer pq ele empreteja em cima do chapéu?

Eae nobre @NoMuS!

Empreteja em cima porque os esporos voam não só pra baixo. Se formar uma correntinha de ar lá dentro, eles voam pra cima e se depositam sobre o chapéu mesmo. ;)
 
Empreteja em cima porque os esporos voam não só pra baixo. Se formar uma correntinha de ar lá dentro, eles voam pra cima e se depositam sobre o chapéu mesmo. ;)
Saudoso @ExPoro!!!!

Que pira ... por um momento fiquei imaginando o ecossistema ali dentro da caixa ... pois o exemplar que rendeu essa pergunta ... imperava no topo ... ou seja não tinha nehum acima dele, sendo o primeiro a esporular ... e a impressão foi que tipo o chapéu absorveu e soltou para o outro lado ... achando isso improvável resolvi perguntar .... heheheh buguei agora imaginando esse processo .... Mágico!!!
 
Back
Top