Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quando abandonar um copo?

SagradaPlanta

Primórdia
Cadastrado
28/01/2014
7
30
40
Boa noite, pessoal.

Tenho a seguinte duvida, inoculei 8 copos PF-tek com uma seringa feita de um carimbo de South American comprado num site nacional... Inoculei-os dia 23/01, hoje, 28/01 nenhum dos 8 copos possuem nenhum sinal de micélio... nos guias de cultivo ja vi pessoas falando de micelio até em 3 dias. Quanto tempo devo esperar antes de abandonar os copos definitivamente?...
Obs... a seringa foi preparada com 24 hs de antecedencia
Obs2... esterelizei a vermiculita com agua de torneira... será que tinha muito cloro na agua que mataram os esporos??

Valeu, Abss
 
Creio que n tenha matado os esporos. Esse é o problema de comprar essas coisas, o fornecedor provavelmente não diz quanto tempo tem o carimbo nem nada. As vezes pesquisando no facebook e até aqui vc arruma pessoas que possam doar os carimbos, tenho ctza q sairia bem masi barato que a seringa. Mas nao descarte os copos, tem cultivo que demora muitos dias pra aparecer, acho q vc deveria esquecer os copos dentro da incubadora... mesmo se nao aparecer em 15 dias e vc tiver mais liquido na seringa acho q vale a pena tentar novamente a inoculação. boa sorte... da uma olhada na prófungos dps, nao sei se esta no ar já, mas vale mto a pena !
 
Upvote 0
Olá, @SagradaPlanta. Seja bem vindo.

nos guias de cultivo ja vi pessoas falando de micelio até em 3 dias. Quanto tempo devo esperar antes de abandonar os copos definitivamente?...

https://teonanacatl.org/threads/qua...s-primeiros-sinais-de-micélio-aparecerem.200/

Se não contaminar em 3 ou 4 semanas, você pode inocular o mesmo substrato com uma nova seringa ME. Depois de re-esterilizar o substrato, claro.

Obs2... esterelizei a vermiculita com agua de torneira... será que tinha muito cloro na agua que mataram os esporos??

Difícil saber. Por isso recomendamos usar água mineral ou destilada.
 
Upvote 0
é cedo pra dizer, em 3 dias se não tiver sinal de micélio é normal, fique atento a temperatura, ela pode comprometer o crescimento do micélio, estagnar.
 
Upvote 0
Valeu hein!... vou deixar mais uns dias... tou esperando meus esporos da pro-fungos... Se até lá os micelios não tiverem dado o ar da graça, pra ter certeza, vou fazer uma CL pra reinocula-los.
 
Upvote 0
No meu primeiro cultivo, que também deixei a seringa ME por 24 hs na geladeira antes de inocular, o micélio demorou 5 dias em aparecer, e quando apareceu foi muito light, como se fosse um pequeno embassamento no copo.
O segundo cultivo eu fiz com uma CL da mesma seringa (essa CL já tinha mais de um mês de ter sido feita). O micélio colonizou rapidinho.

Tenha paciência que uma hora o micélio aparece.
 
Upvote 0
Hj vi sinal de micelio... Ainda timido, mas evidente. Hj vim pra casa na hora do almoco e notei que a temperatura estava na faixa de 34 C ! Me senti um tonto... peguei os copos na mao e pedi desculpas um por um... Sempre medi a temperatura a noite quando chegava em casa e nunca esteva acima de 27... Creio que essa alta temperatura durante a tarde, tenha compromentido o crescimento. E agora, José ?
 
Upvote 0
Upvote 0
3 dias é muito pouco tempo para qualquer micélio surgir. Se surgir, normalmente é micélio de contaminantes!

Hj vi sinal de micelio... Ainda timido, mas evidente.

Então está tudo ok. Agora, é aguardar e evitar manipular muito os copos.

notei que a temperatura estava na faixa de 34 C ! Me senti um tonto... peguei os copos na mao e pedi desculpas um por um... Sempre medi a temperatura a noite quando chegava em casa e nunca esteva acima de 27... Creio que essa alta temperatura durante a tarde, tenha compromentido o crescimento. E agora, José ?

Você põe os copos em uma incubadora? Se estiver fazendo muito calor, o melhor jeito é deixá-los em um recipiente aberto, na temperatura ambiente, preferencialmente no escuro.

Pequenos picos de temperatura não prejudicam o crescimento do micélio, mas se a temperatura alta for recorrente, pode até matá-lo.
 
Upvote 0
Back
Top