- 07/03/2022
- 511
- 2
- 11
Ah sim, concordo com seu ponto de vista, descontinuar o uso de um remédio não entra nem em discussão! Se eu der a entender isso nos meus comentários me desculpem.A questão é que o risco parece mínimo. Se fosse um risco sequer baixo a literatura estaria cheia de casos apontando casos da perigosa interação entre antidepressivos e a psilocibina (psilocina). Entretanto o que vemos sempre é a menção de uma possível interação que poderia levar a uma uma crise serotoninérgica.
O mesmo vale para a também falada interação ayahuasca x antidepressivos. Tem centenas de grupos de ayahuasca pelo Brasil. As pessoas circulam e se comunicam, e nunca ouvi falar de um único caso de quem estava tomando antidepressivos ter sido sequer internado devido a sintomas parecidos com síndrome serotoninérgica. Se há casos são leves e parecem se resolver espontaneamente.
E olha que as pessoas que fazem uso de antidepressivos tomam ayahuasca. Eu já participei de um grupo onde vi dezenas de pessoas em tratamento com os mais diversos antidepressivos tomarem ayahuasca. Alguns se tornaram participantes regulares do grupo.
Já casos de surto, inclusive com internação, de pessoas que nunca tomaram antidepressivos, tomei conhecimento de vários.
O que é realmente perigoso nos casos de pessoas que tomam antidepressivos é o estado mental geral. Em geral são pessoas que estão em momentos mentais instáveis. Humor deprimido, ou humor variável, sem falar em outros sintomas. O risco de bad trips aumenta bastante. Com cogumelos, ayahuasca ou seja lá qual outro psicodélico for.
Por isso acho arriscado o conselho de descontinuar o antidepressivo antes de usar psicodélicos. Pelos relatos de quem passa pela redução ou corte abrupto de antidepressivos há sintomas mentais desagradáveis. Junte-se a isso a pressão em si da experiência e está preparado o cenário perfeito para uma bad.
Em resumo, as pessoas se preocupam com um cenário bem improvável, síndrome serotoninérgica, e se esquecem de outro bem mais corriqueiro, o risco de um surto ou de pós efeitos adversos por vários dias seguidos à experiência. O que leva inclusive muitos a procurarem um psiquiatra. É só ver os relatos que vez por outra aparecem pelo fórum.
Seria mais adequado a pessoa não fazer o uso do cogumelo, (mais uma vez estou teorizando)
No mais não tenho nem oq escrever depois dos argumentos e apontamentos que vc fez acima, conseguiu colocar a questão de uma maneira excelente! Ah outras "crises" bem mais óbvias e fáceis de acontecer do que o extremo que eu estava discutindo.