Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Qual a Diferença neurológica entre Tolerância e Dependência química?

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Estava aqui pensando. Vamos pegar o caso de uma substância extremamente viciante que não seja triptamina, tal qual a cocaína :eca:. Ela é dopaminérgica, de forma que o desenvolvimento da tolerância coincide com o da dependência química: os receptores de dopamina são afetados (gerando desprazer sem a substância) e o corpo entende que precisa da droga pra voltar ao estado de normalidade.

Pois é, há mais de um ano que eu sei que no caso das triptaminas psicoativas, que são serotoninérgicas, não há desenvolvimento de dependência química. Ou seja, nossos sagrados cogumelos não viciam nem dão vontade de usar de novo nem sequer fazem falta (apenas como um velho amigo de que se tem saudades, no máximo). Contudo, eles desenvolvem tolerância.

Triptaminas como a psilocibina (1) desenvolvem tolerância mas ao mesmo tempo (2) não desregulam os mecanismos cerebrais e daí não geram dependência. Como é possível isso? :bigode:

Espero ter sido claro na dúvida. Posso explicar melhor se for o caso. Mas queria entender qual a diferença dos dois mecanismos, porque sempre achei que a própria tolerância fosse o que caracterizasse a dependência química (o corpo vai considerando "normal" ter aquela substância). Contudo, os cogumelos não viciam, mas desenvolvem tolerância se não der um bom espaço de tempo entre os usos.

Enfim, como pode desenvolver tolerância temporária e não alterar a regulagem cerebral da serotonina? :coffee:
 
Última edição:
E ae @ExPoro , como vai? Cliquei em um link aleatório do chat e vim parar aqui :D (ou foi meu subconsciente? hehe)

Não tenho muito conhecimento do assunto, dei uma pesquisada rápida sobre alguns termos que você usou e vou tentar te responder pelo lado psicológico (meu gosto de leituras), pelo que aprendi, tolerância e dependência não estão diretamente interligadas por um motivo: são distintos.

Para você desenvolver dependência, psicológica e/ou química, por alguma substância você tem que ter diversos fatores atuando sobre a sua vida. O mais comum é criar uma ligação com a droga, seja ela chegar em casa cansado e beber uma, ou então, uma situação que causou abalo emocional (perda de um filho) e para aliviar a dor faz uso de alguma substância. Cada organismo é um, cada vício é um, cada ligação é uma. Por conta disso há uma dificuldade em identificar a causa do vício.

Acabei fugindo um pouco no primeiro parágrafo, entrei no assunto vício...

Retornando, a dependência ocasiona, como você disse, para o caso de substância triptamina:
"...os receptores de dopamina são afetados (gerando desprazer sem a substância) e o corpo entende que precisa da droga pra voltar ao estado de normalidade."
Ou seja, seu estado de normalidade não é mais sem a droga, seu corpo teve uma dosagem alta, o que torna isso prazeroso, do que ele é acostumado em doses menores, dado que ele próprio não consegue produzir ou expelir de imediato a mesma quantia e vale aquela história: tudo o que é bom nunca é de mais. Dependendo da pessoa, e do uso, isso pode gerar uma dependência química do corpo pela substância, uma necessidade. Dependência psicológica é "parecida", mas está mais relacionada com a questão de suprir emoções (outro assunto...).

Tolerância é a capacidade do seu corpo de se adaptar a uma substância, modificando algumas funções corporais para um estado onde ele pode filtrar mais rapidamente uma determinada substância, provocando efeitos adversos.

Estava procurando algo para complementar e encontrei uma pergunta parecida com a sua:

What makes addictive substances and behaviors so addictive?
https://www.quora.com/What-makes-addictive-substances-and-behaviors-so-addictive


The Genetic Basis of Addictive Disorders
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3506170/

Ainda assim sinto que deixei um pouco vaga a explicação...
 
Back
Top