Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psicotrópicos, a maior influência da humanidade ?

Po eu me empolgo nessas digreções antropológicas..
Vejo tanta besteira escrita por historiadores que não estudam absolutamente nada sobre o pensamento humano...
Essas interpretações sobre a origem do bem e do mal não são de cunho histórico ou antropológico, eu tento conciliar todas as ciências inclusive a filosofia e a filologia, que tem papel mais fundamental do que a simples "história" antiga contada com "palavras de hoje em dia".
O ser humano sofreu uma evolução na forma de pensar e esse é o objeto da filologia, atingir este conhecimento: Que mudou na forma de pensar? Como se pensava antes, e como se pensa agora?
Falsas interpretações históricas poem muitos dos grandes pensadores antigos com uma formalidade que eles mesmos não tinham, a lógica era pouco desenvolvida, tanto material quanto formal..
Mas muitas pessoas não veem essas sutilezas.. Passam a vida toda sem esses tipos de revelações... É triste isso.. :/
 
Mas muitas pessoas não veem essas sutilezas.. Passam a vida toda sem esses tipos de revelações... É triste isso.. :/
Graças a deus e ao dignissimo ADMIN temos esse espaço pra falarmos abertamente,e a possibilidade de re-começar o pensamento do zero.
 
Graças a deus e ao dignissimo ADMIN temos esse espaço pra falarmos abertamente,e a possibilidade de re-começar o pensamento do zero.

Isso mesmo, iluminado CM!

É como dar um reset. Ou refazer o boot do sistema, como diria Oregon's.

Hoje entendo com melhor clareza quando o Alien citava: vc já nasce preparado para uma tripp.

Depois de atingir a primeira vez um estado alterado de consiência, vc já não é o mesmo. Você volta, mas modificado..

Sobre o título do post, negar a condição da relação humana com os psicotrópicos, é deixar uma lacuna na história. História essa que ainda estamos escrevendo, hoje e agora.
 
Isso mesmo, iluminado CM!

É como dar um reset. Ou refazer o boot do sistema, como diria Oregon's.

Hoje entendo com melhor clareza quando o Alien citava: vc já nasce preparado para uma tripp.

Depois de atingir a primeira vez um estado alterado de consiência, vc já não é o mesmo. Você volta, mas modificado..

Sobre o título do post, negar a condição da relação humana com os psicotrópicos, é deixar uma lacuna na história. História essa que ainda estamos escrevendo, hoje e agora.

Andei pesquisando ontem e as vi que as Amanitas ja são usados a muito tempo e relacionado a uma certa revelação de uma verdade capital sobre a origem da vida.
É uma espécie de shamanismo cujo ritual é feito com uma bebida se chamda "Soma" (com amanitas) e cujo santo graal dela seria esta revelação do sentido da vida que chamam "Secret of Soma".
Achei muito interessante, vou continuar a dar uma pesquisada aqui...
Não sei se é muito popular ja, aqui vai o site do grupo que que existe hoje em dia www.somashamans.com
 
Muito bom Brunomg

Continue na pesquisa sobre o soma, aprofunde-se.

Existem muitas controvérsias sobre o real soma sagrado.

Existe até um escritor (não lembro o nome), que se baseia no texto bíblico, e sustenta a teoria de que Jesus é apenas um nome-código que quer dizer na verdade cogumelo. A cada vez que o nome Jesus é citado, na verdade faria referência ao soma sagrado.

sucesso!
 
a soma eh uma bebida hindu sagrada,mto antiga,ela esta na auverda e nos Vedas

era uma forma de entra em contato com o divino

:):):):):)
 
O mais fod# de tudo é que agora estamos discutindo a própria evolução que nos permitiu estar aqui agora conversando... se é que existiu uma evolução... se é que existiu o escambau... se é que existe gays e espiões... talvez até exista alienígenas... é bem provável... eu nunca vi um... mas também nunca vi a estátua da liberdade e nem as pirâmides do egito e no entando parece que elas estão lá mesmo...

Mas não precisa ser muito inteligente... se parar pra pensar em tudo... pensar... pensar que tudo isso surgiu por acaso por coincidências é meio esquisito. Mais esquisito do que acreditar em Deus e/ou forças superiores. Moléculas não são nada, eles devem rir muito de nós, humanos idiotas. Nós não... vocês. Eu vim de Melmac, sou Melmaquiano.
 
a soma eh uma bebida hindu sagrada,mto antiga,ela esta na auverda e nos Vedas

era uma forma de entra em contato com o divino

:):):):):)

Se achou a formula da SOMA sagrada bota numa placa e sai mostrando na rua fiote.
(eu to guardando ess aimagem faz teeeeeeempo!!!)

gentileza.JPGprophet+sign.JPG
 
Muito bom Brunomg

Continue na pesquisa sobre o soma, aprofunde-se.

Existem muitas controvérsias sobre o real soma sagrado.

Existe até um escritor (não lembro o nome), que se baseia no texto bíblico, e sustenta a teoria de que Jesus é apenas um nome-código que quer dizer na verdade cogumelo. A cada vez que o nome Jesus é citado, na verdade faria referência ao soma sagrado.

sucesso!
E ai, lembrou? hehe
Sabe de mais informações para podermos chegar a esse escritor ou à obra dele?
 
To com uma vontade de fazer uma tese de mestrado sobre as alterações da consciência..
Estudar os vários tipos de alterações da consciência ds substâncias em questão e a fonte natural donde tem origem e relacionar com suas estruturas naturais.
Ha uma certa relação entre a estrutura da substância e a alteração que ela causa, por uma série de fenomenos bioquímicos do nosso organismo com a substância.
Tentar achar a fonte material da causa de QUALQUER alteração da consciência.
E assim poder manipular a consciência pela materia, e vice-versa.
Ha uma correlação entre a estrutura do espírito e a do mundo, ha uma certa equivalência das partes, porque o mundo é o tempo todo interpretado pelo espírito, e o espírito o tempo todo guiado pelo mundo...
É dificil, uma questão que chega próximo ao limiar da razão e entra em questões filosóficas milenares..
 
Se achou a formula da SOMA sagrada bota numa placa e sai mostrando na rua fiote.
(eu to guardando ess aimagem faz teeeeeeempo!!!)

Na verdade, não deve existir uma única formula "certa" dessa bebida...
Vejamos qual o critério poderiamos usar pra definir isso.. A primeira receita usada na história? Ou a receita que mais foi usada por esses shamans? Ou ainda, a que menos danos por intoxicação causam? Ou aquela cujo poder psicoativo é maior?
Não existe uma só receita porque não existe esse critério, esse critério somos nós quem o criamos...
Ainda se tratando de história antiga, muito se perdeu a respeito do modo como se preparava mesmo, e se havia um modo "certo" ou um modo comum de se fazer..
 
O Gentileza, que da hora! Estranhamente eu só fui conhecer a obra desse louco neste estranho e absurdo ano! E vc me vêm com a foto do cara? Muito louco!
O Inconsciente Coletivo pulsa forte por aqui! Aliás, acho que o Inconsciente Coletivo explica como muitos passos da evolução humana ocorreram sucessivamente em várias partes do planeta! Como já foi dito até no Movimento Mangue Beat (quando afirmam o desejo de colocar uma parabólica no mangue), eu acredito que na mente das pessoas mais ligadas com o pensamento, a imaginação, a criação e a transcendência exista uma espécie de antena mental que capta e transmite as percepções pessoais e toda a comunicação feita com o planeta, as pessoas e o universo como um todo! Sei que é papo de doido, mas me parece muito provável quando vejo, por exemplo, a relevância com que certos conceitos vão adquirindo em várias partes do mundo, ao mesmo tempo! Talvez os cogumelos, as drogas enteógenas e as outras formas de alteração da consciência sejam maneiras de fazer pulsar essas antenas!:):confused:
 
Isso que você ta chamando de inconsciênte coletivo é mais real do que você mesmo acreditou no seu post.

O que é um "consciênte" ? É um estar ciênte de algo.
O que é capaz de estar ciênte de algo? Sistemas que podem adquirir ciência.
O sistema "humano" é o fiel representante da consciência, pois é o organismo que melhor representa essa vontade.
O que é um sistema? Nada mais do que um conjunto de partes que interagem e formam uma totalidade única..
Agora aplicando o sistema, não para um conjunto de orgãos, mas para um conjunto de pessoas.
Esse sistema se chama "Sociedade", e é também uma fonte de consciência, a sociedade tem uma consciência, apesar de haver partes dessa sociedade que não se comunicam, em alguma coisa se comunicam, em algo, apesar da diferença entre as partes, existe uma igualdade, uma idêntidade, e esses conhecimentos em comum constituem a consciência da sociedade.
Assim sucede também no corpo, nem sempre o seu Eu está ciênte do que acontece em todo o seu corpo, por exemplo uma parte dele funciona sem a sua inferência direta, como o bater do coração, no entanto existem ainda um sistema cujo coração faz parte em você.

É tudo muito simples cara, não é papo de louco, é questão de usar o conhecimento como mecanismo de libertação dos condicionamentos... Estamos muito condicionados a teorias "organicas" do corpo, biológicas, que tentam explicar a "hospedagem" da consciência, quando na verdade a consciência é muito mais coisas variadas e distintas do que apenas isso.
É por isso que estamos presos em padrões comportamentais, por que nos submetemos a esses conhecimentos e poderes dos outros, em vez de nós mesmos ser o criador de nossos mundos...
 
Isso que você ta chamando de inconsciênte coletivo é mais real do que você mesmo acreditou no seu post.

O que é um "consciênte" ? É um estar ciênte de algo.
O que é capaz de estar ciênte de algo? Sistemas que podem adquirir ciência.
O sistema "humano" é o fiel representante da consciência, pois é o organismo que melhor representa essa vontade.
O que é um sistema? Nada mais do que um conjunto de partes que interagem e formam uma totalidade única..
Agora aplicando o sistema, não para um conjunto de orgãos, mas para um conjunto de pessoas.
Esse sistema se chama "Sociedade", e é também uma fonte de consciência, a sociedade tem uma consciência, apesar de haver partes dessa sociedade que não se comunicam, em alguma coisa se comunicam, em algo, apesar da diferença entre as partes, existe uma igualdade, uma idêntidade, e esses conhecimentos em comum constituem a consciência da sociedade.
Assim sucede também no corpo, nem sempre o seu Eu está ciênte do que acontece em todo o seu corpo, por exemplo uma parte dele funciona sem a sua inferência direta, como o bater do coração, no entanto existem ainda um sistema cujo coração faz parte em você.

É tudo muito simples cara, não é papo de louco, é questão de usar o conhecimento como mecanismo de libertação dos condicionamentos... Estamos muito condicionados a teorias "organicas" do corpo, biológicas, que tentam explicar a "hospedagem" da consciência, quando na verdade a consciência é muito mais coisas variadas e distintas do que apenas isso.
É por isso que estamos presos em padrões comportamentais, por que nos submetemos a esses conhecimentos e poderes dos outros, em vez de nós mesmos ser o criador de nossos mundos...

Muito interessante isso, principalmente o final, que me lembra da teoria da Estamira (que é meio psicótica) que diz que existe dois controles remotos: o do astral superior e o artificial! A ciência teria o controle remoto artificial. Pensando um pouco mais longe, poderíamos dizer que a humanidade limita sua real percepção das coisas por estar muito acostumada ao pensamento que comanda o controle artificial (não em termos físicos, como pensam os psicóticos, mas em termos simbólicos, uma vez que Castañeda nos ensina que nunca devemos perder nossa posição de defesa, nossa impecabilidade guerreira e nosso medo da morte e do desmanche). Me parece que as teorias batem, o que é no minímo interessante!:)
 
Muito interessante isso, principalmente o final, que me lembra da teoria da Estamira (que é meio psicótica) que diz que existe dois controles remotos: o do astral superior e o artificial! A ciência teria o controle remoto artificial. Pensando um pouco mais longe, poderíamos dizer que a humanidade limita sua real percepção das coisas por estar muito acostumada ao pensamento que comanda o controle artificial (não em termos físicos, como pensam os psicóticos, mas em termos simbólicos, uma vez que Castañeda nos ensina que nunca devemos perder nossa posição de defesa, nossa impecabilidade guerreira e nosso medo da morte e do desmanche). Me parece que as teorias batem, o que é no minímo interessante!:)

Com certeza cara, com relação a essas teorias da mente, teorias da consciência, da inteligência, da vontade, e todas essas faculdades psicológicas, todas elas ha algo que permanece em todas, e é justamente esse algo o essencial.
O que é essência é o que permanece nas diferenças... Em se tratando de "teoria", a teoria essêncial seria nada mais que as coisa que Não podem não ser em todas as teorias.
Essa profunda raiz que liga os conhecimentos é a base da arvore genealógica, uma arvore que é tão grande hoje que é dificil visualizar ela, é tão dificil que muitas vezes nos equivocamos, na hora de olhar des de as bases filosóficas até a ponta dos galhos, nesse golpe de vista acabamos trocando uma ou outra bifurcações, e terminamos numa outra ponta do galho..

Essa analogia com uma arvore é muito facil pra visualizar a questão principal da genealgia da moral (moral no sentido genérico: costumes tanto de pensar e agir)
 
Será Zaratustra e Sirdarta os dois primeiros apreciadores dos cogumelos? Ou os que tiveram contato intenso com plantas enteógenas ? De maneira que lhes mudaram radicalmente o modo de ser e pensar em suas épocas e vieram a se tornar a auróra do pensamento no homem, e diferenciando-os assim dos animais ?

São perguntas pertinentes para mim..

Bruno, não conhecia a história primitiva de Zaratustra, apenas li o livro de Nietzsche, e interpretei como que, Zaratustra não usou psicoativo ou qualquer outra coisa "além-homem". Em Zaratustra predominava como que uma "moral" de além-homem, que se antigiria dentro do mesmo, pela isolação da populaça e o "pensar" que isolado de todos se tornaria algo criador, de moral, de tudo.
Essa foi minha interpretação Bruno, respeito a sua, é óbvio, mas pelo livro acho que Zaratustra contradizer-se-ia se buscasse algo, que não provisse do homem.

Abraços galera!

Ps: Não posso deixar de lhe informar que admiro a sua inteligencia.
 
se tratando de evolução com uso ou não de psicotropico e da consiência universal.
no começo to tópico é generalizado que a evolução ocorre somento com o uso de substancias que alteram a psiquehumana, em algumas faculdade acredito que impulsiona o desenvolvimento, (filosofica e seus ramos), tb acredito que é possivel ocorrer perfeitamente a evolução sem o uso de substancias.
sobre evolução e consiência universal, acredito que essa consiência universal pode ser explicado como programação genética sempre visando a evolução e o entendimento de algo ou de alguma coisa.
não estou afirmando nada, apenas encontrando explicações sobre como uma pessoa no brasil formula uma teoria e outra no cazaquistão divulga estudos que integram tal teoria formulada no brasil sem mesmo ser divulgada.

tb acredito que é possivel alterar a consiencia humana sem o uso de substancias.
 
Back
Top