Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psicotrópicos, a maior influência da humanidade ?

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
Des de tempos imemoráveis que o ser humano vem usando substâncias psicotrópicas, substâncias que alteram a psique humana, que alteram os modos de pensar e os modos de ser.
Será que esse não foi o principal agente torneador da moral na humanidade?
Em última instância, toda e qualquer substância deve conter em sí mesma um carater psicotrópico em nivel menor, as vezes imperceptível, mas o ser humano vem mostrando gosto pelas alterações radicais, e essas são as conhecidas por "drogas" psicodélicas ou psicotrópicas.
A questão é quanto ao modo de ser das pessoas em geral, como mudou em função do tempo, teria sido em função tambémdessas drogas psicodélicas e pelas mudanças comportamentais mais marcantes dessas substâncias ? Euforia, apetite sexual, depressão, bem-estar, agressividade, todos esses padrões comportamentais não teriam sido vincados na moral humana em tempos remotos pelo uso de drogas?
Outra questão é levantada, as mudanças radicais de modo de ser não obscurece um tanto a capacidade discernir o qual é o modo natural e animal de ser que o homem possuia e ainda ainda possúi hoje, porém em nivel bem menos marcante hoje este instinto? E não será então por isso que o homem deixou de ser animal e passou a adquirir habitos complexos e deu um sobresalto na sua sofisticação, diferenciando-o dos animais ?

A evolução do ser no tempo, este é um assunto que uma vida só é pouco, ainda com o fator psicodélico como agente transformador, é um assunto que até pra quem tem muitas vidas é pouco... :D
 
No fórum da vida existem dois tópicos fixos:
  • Drogas;
  • Prostituição;
Após o Apocalipse, quando existirem somente dois Homo sapiens para perpetuar a espécie,
um deles estará se prostituindo ou se drogando.
 
No fórum da vida existem dois tópicos fixos:
  • Drogas;
  • Prostituição;
Após o Apocalipse, quando existirem somente dois Homo sapiens para perpetuar a espécie,
um deles estará se prostituindo ou se drogando.

Olha.. É verdade mesmo.. Como nunca pensei nisso.. Num mundo pós apocalipto, de que valem os valores morais de antes do apocalipse ? Todos as relações sociais vão ser mais instintivas do que condicionadas, e portanto sem contratos sociais como amizade, namoro, casamento, cidade, estado...
Se só um instinto prevalecer, provavelmente a vontade de poder, então cada um vai buscar o seu bem acima do bem de todas das pessoas.
Mas isso são só teorias... Na prática pode ser de muitas maneiras diferentes né..
 
Concordo que os psicotrópicos participaram ativamente na "evolução" humana.
Como também creio que foi um fator desencadeador da formação da moral, do surgimento de mitos e me arrisco a dizer até da "criação" de Deuses.
 
a necessidade de alteradores de conscicia existe desde o inicio da nossa evolucao


agressao,medo,depressao isso eh insmtintivo,eh o ego,os animais tambem tem

mas as relacoes sociais,a habilidade de verbalizar um som e transformar em figuracao na cabeca vem dos psicoativos,eles foram importantes para tudo o que acontece

o que eu acho mto interessante mas parece ke a sociedade decaiu,com a ausencia deles,pos queda do imperio maya,a sociedade europeia crescendo,tudo isso ficou distante e ae o ser humano ficou ignorante!

vejam ke agora isso ta voltando,estamos no neo-xamanismo,santo daime,jovens saindo da igreja fechada e partindo para o psy trance,new age,hinduismo

a cultura psicodelica esta fortificando e os expansores de consciencia estao voltando,a sociedade esta melhorando aos poucos do meu ponto de vista
 
Caros amigos... procurem a respeito de Terence Mckenna, é um pesquisador que levantou alguns trabalhos a respeito da relação entre o uso de psicoativos e a evolução do nosso processo... abraços 'a vocês!
 
Caros amigos... procurem a respeito de Terence Mckenna, é um pesquisador que levantou alguns trabalhos a respeito da relação entre o uso de psicoativos e a evolução do nosso processo... abraços 'a vocês!
"Fala de espírito a espírito, ó Espírito!" Allen Ginsberg

Grande poeta Beat... :pos:<!-- / sig -->
 
Concordo que os psicotrópicos participaram ativamente na "evolução" humana.
Como também creio que foi um fator desencadeador da formação da moral, do surgimento de mitos e me arrisco a dizer até da "criação" de Deuses.


cara, eu diria contato com Deus...
 
cara, eu diria contato com Deus...
Pode ser também :pos:

Levando em consideração suas n-variáveis...

"Eram deuses os astronautas?" (livro ou documentario) talvez um exemplo mais "real" e bem recente do que quis dizer.

Abraços :)
 
Pode ser também :pos:

Levando em consideração suas n-variáveis...

"Eram deuses os astronautas?" (livro ou documentario) talvez um exemplo mais "real" e bem recente do que quis dizer.

Abraços :)

livro,docuimentario,do Erik von Daniken,meu vo tem 3 livros edle,cheguei a dar uma olhada por cima eh interessante


alimento dos deuses do terence mckenna tambem ta na lista dos livros ke kero ler
 
il_fullxfull.7237927.jpg
 
No fórum da vida existem dois tópicos fixos:
  • Drogas;
  • Prostituição;
Após o Apocalipse, quando existirem somente dois Homo sapiens para perpetuar a espécie,
um deles estará se prostituindo ou se drogando.

Clorô, acho que emburreci agora nas férias... Não tenho certeza se entendi isso!
 
Clorô, acho que emburreci agora nas férias... Não tenho certeza se entendi isso!

Tipo.. Num mundo pós apocalipto...
No forum da Vida, (quer dizer, no dia-a-dia...)
Existirão dois tópicos fixos, (quer dizer, existirão dois comportamentos instintivos basicos)

Em busca do prazer, ou usasse drogas naturais (sexo) ou drogas artificiais, do meio externo, as drogas...

Num sei se foi bem isso que ele quis dizer, mas foi a maneira como eu interpretei...
 

Desculpem a falta de clareza nas palavras, ando meio variado com o trabalho aqui...

É isso mesmo que o Bruno escreveu aí em cima! :pos:
 
Sexo precisa ser prostituição? Fora isso: Se Reich estiver correto, o que criou a tara, a preversão sexual, a prostituição, não foram os instintos básicos, mas a deturpação e negação dos mesmos pela moral!
E outra coisa: tua necessidade de afeto é maior do que de penetração! Uma pessoa pode até perder a libido, ficar capado e o escambau, mas ainda desejará atenção, cuidado e carinho!
Lógico, existe a vontade sexual, mas ela é só mais uma maneira de se desejar ficar junto com alguém.
As drogas vem como necessidade de transcendência! Como a gente não consegue transcender sem aditivos, mamãe natureza fornece as chaves para transcender-nos e evoluirmos! Realmente as drogas enteógenas nos ajudaram e nos ajudam até hoje a sacarmos os outros lados da real, e criarmos as maneiras de conectar as respostas que estão dentro de todas as coisas!
 
Sexo precisa ser prostituição? Fora isso: Se Reich estiver correto, o que criou a tara, a preversão sexual, a prostituição, não foram os instintos básicos, mas a deturpação e negação dos mesmos pela moral!
E outra coisa: tua necessidade de afeto é maior do que de penetração! Uma pessoa pode até perder a libido, ficar capado e o escambau, mas ainda desejará atenção, cuidado e carinho!
Lógico, existe a vontade sexual, mas ela é só mais uma maneira de se desejar ficar junto com alguém.
As drogas vem como necessidade de transcendência! Como a gente não consegue transcender sem aditivos, mamãe natureza fornece as chaves para transcender-nos e evoluirmos! Realmente as drogas enteógenas nos ajudaram e nos ajudam até hoje a sacarmos os outros lados da real, e criarmos as maneiras de conectar as respostas que estão dentro de todas as coisas!

Confesso que não entendi... Moral vem de Mores que significa costume.
Se se nega um costume para assumir outro, este novo também é costume.
A questão não é a origem do costume da prostituição pela negação de instintos basicos, a questão é: Que são instintos básicos? Ja não será o tesão um deles?
É dificil montar um nexo causal entre os valores morais na história do homem, isso é o que muitos Antropologos tentam, mas a realidade é que tanto mais se olha para trás mas se perde de vista, até um ponto que some totalmente do da visão e do entendimento a origem da moral no homem.
Ha uma vertente filológica em que Niet se baseia, que diz muita coisa a respeito da moral humana, onde por volta de 600 antes de cristo, no norte da Persia, teria havido um profeta chamado Zaratustra, que entre todas as pessoas normais da epoca, se diferenciava pelo "bem agir", ao passo que nesta epoca as relações sociais eram de cunho animais, eram todos irrigados de instintos selvagens básicos de sobrevivência.
Quando este profeta começou a agir de maneira mais altruista, mais flexivel e compreensível para com os próximos ali, as pessoas ao redor foram começando a aprender que este era um caminho bom a se seguir, que era elevado fazer "o bem" em ações, e não simplismente ser indiferente ao valor das coisas.
Como viu que era louvado por muitos aldeões ali começou a pregar as suas ações...
Dai a partir deste fenomeno histórico demarca-se o divisor de agua da criação do maior valor moral da história humana - O Bem e o Mal.
O que depois veio a se tornar uma religião, Zoroatrismo, e depois verteu-se em outras, Masdeísmo, e depois veio a se tornar o Cristianismo, o principal representante desta moral Bem e Mal hoje em dia.

Curiosamente, nesta mesma epoca, e numa região MUITO próxima a Persia, no Nepal, outro ser havia seguido mais ou menos pelos mesmos passos, Sidarta Gautama, que tem uma outra longa história que se parece em muitos aspectos com a de Zaratustra,que veio a se tornar então a base de todas as religiões orientais.
Sidarta Gautama é hoje considerado no budismo o primeiro Buda.

Porque tanta coincidência? Porque foram contemporaneos e foram vizinhos os dois fundadores das duas maiores vertentes religiosas de hoje ? Que será que ouve nesta epoca que levou os seres a deixarem seus instintos animalescos e passarem a ajuizar sobre as coisas, e avaliar as coisas, entre "bem" e "mal" ?

Essa é uma pergunta que eu não consigo ver muito bem, é como eu falei, você olha pra trás e tem um ponto que some no horizonte, a história do ser humano...

Enfim, só pra fazer um gancho de como é dificil montar um nexo causal entre a moral humana, não é tão simples assim dizer: Instintos básicos são esse esse esse...
 
Será Zaratustra e Sirdarta os dois primeiros apreciadores dos cogumelos? Ou os que tiveram contato intenso com plantas enteógenas ? De maneira que lhes mudaram radicalmente o modo de ser e pensar em suas épocas e vieram a se tornar a auróra do pensamento no homem, e diferenciando-os assim dos animais ?

São perguntas pertinentes para mim..
 
Back
Top