Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Proporção de spawn e substrato

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
79
3
23
Olá, pessoal. Mais uma vez aqui com dúvidas.
Estava pesquisando um pouco sobre proporção de spawn e substrato, e fiquei com dúvida. Até onde consigo ir nessa proporção? Aqui no fórum tem um local dizendo que a proporção de 1 de spawn para 10 de substrato funciona. Outro local diz que o comum é 2:1 (substrato|spawn), mas até 4:1 funciona tbm. Aí queria saber, tem algum limite? Quais são as variáveis?

Um Spawn de cambodian de 450ml coloniza 2L de substrato? (Pó de fibra de coco + vermiculita)?

Aproveitando o espaço. É possível usar dois spawn com grãos diferentes pra colonizar o mesmo bulk? Por exemplo, usar um Spawn de milho e um Spawn de arroz integral, considerando uma mesma cultura líquida
 
Eu gosto de usar 1 de spawn pra 2 de substrato, e sim, pode misturar grãos tranquilamente
 
Como o @SpiritualMind disse, pode misturar os grãos sem problema, maaaas.... se os grãos foram colonizados em recipientes diferentes, vc dobra a chance de que alguma contaminação passe desapercebida pra dentro do bulk final.

Sobre a proporção, 1:10 é algo próximo do que os cultivadores comerciais trabalham, mas essa proporção deixa o micélio nutricionalmente pobre.
Não temos dados que sustentem a afirmação a seguir, porém da pra inferir que os cogumelos venham menos potentes já que a produção de psilocibina demanda muito do fungo.

Por aqui eu tbm uso 1:2, mas reconheço que uma vantagem da mistura pobre é que o risco de contaminação tbm reduz. Então usar algo em torno de 4:1 pode ser um bom ponto de equilíbrio.
 
Como o @SpiritualMind disse, pode misturar os grãos sem problema, maaaas.... se os grãos foram colonizados em recipientes diferentes, vc dobra a chance de que alguma contaminação passe desapercebida pra dentro do bulk final.

Sobre a proporção, 1:10 é algo próximo do que os cultivadores comerciais trabalham, mas essa proporção deixa o micélio nutricionalmente pobre.
Não temos dados que sustentem a afirmação a seguir, porém da pra inferir que os cogumelos venham menos potentes já que a produção de psilocibina demanda muito do fungo.

Por aqui eu tbm uso 1:2, mas reconheço que uma vantagem da mistura pobre é que o risco de contaminação tbm reduz. Então usar algo em torno de 4:1 pode ser um bom ponto de equilíbrio.
Hmm, como assim a contaminação passar desapercebida? Não sei se entendi. Pelos grãos serem diferentes, a contaminação pode ter uma aparência diferente? Pq a minha ideia era colonizar um potinho de arroz integral e outro de milho
 
Hmm, como assim a contaminação passar desapercebida? Não sei se entendi. Pelos grãos serem diferentes, a contaminação pode ter uma aparência diferente? Pq a minha ideia era colonizar um potinho de arroz integral e outro de milho

O que eu disse não tem relação com a variedade de grãos, me refiro a variedade de recipientes.
Só percebemos os contaminantes quando a cor destoa do branco ou quando há um odor perceptível e estranho.
Sem examinar cada grão no microscópio não há garantias de que ele esteja livre de bactérias ou esporos de outro fungo.

Por mais cuidadoso que você tente ser, sempre existe uma chance de que a esterilização tenha sido mal feita ou de que o pote não esteja perfeitamente vedado.
Vamos supor que a chance de fracasso seja 10% por pote. Se você mistura 3 pra fazer um monotube, temos 30% de chance de perder tudo.
 
Última edição:
Back
Top