Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Proliferação

Oukija

Hifa
Cadastrado
09/10/2013
8
17
29
Saudações irmãos \o/

Bom, estou aqui com uma duvida cruel, hoje eu encontrei pela primeira vez cogumelos psicoativos selvagens!! Mas tem uma problema, são poucos, e preciso de um método eficaz para uma boa proliferação dos mesmos, até que atinjam a dimensão do pasto inteiro. Bom os cogus que encontrei são possivelmente Panaeolus Cyanescens, e quero pelo menos ter a chance de domestica-los, pois acredito que será uma coisa formidavelmente mágica para mim :3

Agradeço a todos que tentarem ajudar, abraço a todos e paz. :D

Cade a enquete? :)

Você pode:
1- Deixá-los no pasto e esperar a disseminação natural dos esporos
2- Colher alguns frutos, coletar os esporos, misturá-los à água e depois andar pelo pasto inoculando os estercos que encontrar

Desculpa pelo erro de ter postado aqui, mas não sei onde esse tópico se encaixaria, e acabei postando aqui por pura viajem e.e (se necessário por favor, exclua)
Mas enfim, como eu faria uma coleta correta dos esporos?

hsauhsausahuas' vlw man, é sempre melhor o estudo do que o conhecimento mastigado \o/

Afinal, hehe... o que você quer? Espalhar os cogumelos pelo pasto inteiro ou domesticá-los?

Caso seja a primeira opção, não precisa fazer nada, a não ser deixar os cogumelos para a esporulação no pasto. Se há cogumelos psicoativos em uma área dele, eles se espalharão pelas outras áreas também.

Quanto à domesticação, é um processo que demanda bastante atenção, e não é recomendado para iniciantes. Cogumelos selvagens ou carimbos de cogumelos selvagens geralmente vêm contaminados e impossibilitam o cultivo. :)

Bom, eu quero os dois... shausahuash' tipo eu to dando preferencia pela proliferação, a domesticação está em segundo plano. É que tipo, ao meu ver as colonias que tinham (apenas duas) me pareciam estar de alguma forma morrendo, pois encontrei vários cogus já mortos nelas. E também já fiz uma coisa que não tenho certeza se fiz certo, peguei uma parte de um dos estercos colonizados e botei em um recém feito, dava para ver o micélio no esterco colonizado, dai eu botei ele de uma forma que o micélio não ficasse exposto ao ar...

E também já fiz uma coisa que não tenho certeza se fiz certo, peguei uma parte de um dos estercos colonizados e botei em um recém feito, dava para ver o micélio no esterco colonizado, dai eu botei ele de uma forma que o micélio não ficasse exposto ao ar...

Todas essas gambiarras com as bostas não dão em muita coisa não... O ciclo de vida do micélio na natureza se vira por si mesmo, não adianta mexer aqui e ali. E se você chegou e os cogumelos estavam "mortos", é porque chegou no final do ciclo de vida deles.

Bom, eu quero os dois... shausahuash

Eu estudaria um pouco mais antes de começar qualquer coisa! É bom iniciar um cultivo PF-Tek, para ir se familiarizando com os cogumelos.

Tipo, iniciar um cultivo na minha situação atual é complicado, e eu tbm valorizo mais o selvagens. Mas o aviso de estudar mais é totalmente válido, já estudei um pouco, claro que não devo ter chego nem perto do necessário para eu me sentir a vontade falando sobre, mas aos poucos eu chego lá \o/ mas vlw pela força :D

Eu tive a mesma idéia sobre o primeiro cogumelo que achei no pasto... Principalmente porque achei apenas 1 e 1 só. Se o pasto fosse meu, ou eu morasse perto... Com certeza eu daria uma mãozinha para a Natureza, espalhando os esporos audaciosamente, até onde nenhum esporo jamais esteve. :geek:

Nesse caso, já que é uma enquete, :D eu ficaria com a opção 2 - coletar esporos e borrifá-los, é a gambiarra com bosta :roflmao: mais provável de dar algum resultado.

Para coletar os esporos, você pode proceder da maneira que se fazem carimbos. A domesticação também começaria por aí, mas é mais complicado. No caso de coletar só para borrifar, é muito mais simples, pois não precisa de assepsia. Só de um cogumelo novo.
Pesquise o fórum sobre o assunto, e boa sorte!

Eu indicaria retirar um pedaço de tecido da parte interna do cogumelo e clonar em BDA para iniciar uma domesticação.

Então, andei estudando e conversando com alguns amigos experientes, me indicaram um processo legal para uma assepsia boa, mas no momento vou fazer como o amigo Salaam`aleik, e borrifar os esporos audaciosamente, até eles alcançarem o infinito \o/ ueieuieuieu'

E Mauricio, eu não teria problemas com uma contaminação caso fizesse essa clonagem de selvagens?

eu não teria problemas com uma contaminação caso fizesse essa clonagem de selvagens?

Tente selecionar o tecido interno de um cogumelo bem conservado e saudável, que não tenha ficado em contato com o ambiente externo.

As chances de sucesso não são garantidas mas trabalhar com selvagens é sempre um procedimento de risco.

E Mauricio, eu não teria problemas com uma contaminação caso fizesse essa clonagem de selvagens?

O risco de contaminação existe em qualquer cultivo.

Back