Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Projetando Terrário de Isopor, Opiniões...

Fetofrito

Bionauta
Cadastrado
19/12/2015
46
14
28
Boa Tarde á todos!
Estou projetando meu primeiro terrário feito de caixa de isopor, e gostaria que avaliassem e desses suas opiniões que são sempre muito construtivas :)
Os materiais que pretendo usar são:
Caixa de Isopor - Acredito que tenha 20L
Bomba de Ar de aquário c/ mangueira
Pedra Porosa
Argila Expandida
Lâmina de Acetato
Filtro De Café
Fita isolante ou silicone para vedação
Termolina leitosa - Como era uma caixa para transporte de peixes não sei se há necessidade de termolina pois acredito que não vaze, depois farei o teste e comento aqui :)
Postei uma foto com uma ilustração, pra ficar mais prático
OBS: A temperatura dentro de casa costuma ficar entre 24-26 graus durante a maior parte do dia nesta época do ano
Desde Já agradeço!
 

Anexos

  • 12434724_10205573391198868_916975742_n.jpg
    12434724_10205573391198868_916975742_n.jpg
    47.5 KB · Visualizações: 86
Me parece um bom plano, bela ilustração :D. Eu não manjo de isopor, mas acho que a termolina seja interessante por tornar a superfície mais lisa, menos porosa, ajudando na limpeza.
 
Tá ótimo. Higienize bem ela, com cloro de preferência. Não tem necessidade de passar um vedante, caso a caixa não esteja vazando.
Mas com essa sua temperatura dentro de casa, não teria necessidade de passar por esse trabalho todo com um terrário (que tem a sua manutenção). Eu iria direto com baldes e garrafas PET.
 
Tá ótimo. Higienize bem ela, com cloro de preferência. Não tem necessidade de passar um vedante, caso a caixa não esteja vazando.
Mas com essa sua temperatura dentro de casa, não teria necessidade de passar por esse trabalho todo com um terrário (que tem a sua manutenção). Eu iria direto com baldes e garrafas PET.
Ah legal! Então...os potes estão colonizando por enquanto, e está um tempo bem chuvoso, acredito que seja esse o motivo da temperatura amena, se ao final da colonização a temperatura não aumentar muito (pode chegar aos 30 na maioria dos dias de Janeiro) vou seguir sua sugestão das garrafas e baldes, bem mais pratico haha.
valeu!
 
Mas o tópico valeu já pelos cogumelos sorrindo no desenho :D.

Olha, se você tem um verão nesta temperatura, eu recomendaria trocar do isopor pra caixa organizadora. Acredito que isopor seja mais útil quando se tem que controlar a temperatura dentro do terrário. Fora isso, uma caixa organizadora me parece um material muito melhor, tanto por ser mais resistente, quanto por ser mais fácil de limpar.

Mas isso tudo é achismo, que até a presente data eu só usei garrafas pet em meus cultivos :LOL:.
 
Mas o tópico valeu já pelos cogumelos sorrindo no desenho :D.

Olha, se você tem um verão nesta temperatura, eu recomendaria trocar do isopor pra caixa organizadora. Acredito que isopor seja mais útil quando se tem que controlar a temperatura dentro do terrário. Fora isso, uma caixa organizadora me parece um material muito melhor, tanto por ser mais resistente, quanto por ser mais fácil de limpar.

Mas isso tudo é achismo, que até a presente data eu só usei garrafas pet em meus cultivos :LOL:.
AAhh pode crer! é..eu tava pensando em usar o isopor pq ja tinha em casa hahhahah, não que seja dificil achar uma casa organizadora né kkkkk mas mais pq ja tava aqui e eu comecei a pensar em um esquema, hm as vezes pode ser mais útil quando eu for cultivar la pro meio do ano que a temperatura cai bastante, mas agora que eu criei o post também, irei fazer...pode ser interessante para alguem :musica: só vou esperar os bolos terminarem de colonizar, que da tempo de eu pega uma grana e comprar o que falta:)
 
Tá ótimo. Higienize bem ela, com cloro de preferência. Não tem necessidade de passar um vedante, caso a caixa não esteja vazando.
Mas com essa sua temperatura dentro de casa, não teria necessidade de passar por esse trabalho todo com um terrário (que tem a sua manutenção). Eu iria direto com baldes e garrafas PET.
@tupy, uma dúvida..se a temperatura estiver a 30 C +/- fora do terrário, só com estes materias você acredita ser possível manter uma temperatura adequada para frutificação? ou é necessário colocar garrafas congeladas dentro? ~to sem grana para um termostato de aquário~
 
Última edição:
@tupy, uma dúvida..se a temperatura estiver a 30 C +/- fora do terrário, só com estes materias você acredita ser possível manter uma temperatura adequada para frutificação? ou é necessário colocar garrafas congeladas dentro? ~to sem grana para um termostato de aquário~

Oi... o termostato você não vai usar, porque o teu problema é o calor.
Mas seria bom sim colocar uma garrafinha de 500ml com água congelada lá dentro, mantenha afastado dos bolos, não cole neles.
 
Oi... o termostato você não vai usar, porque o teu problema é o calor.
Mas seria bom sim colocar uma garrafinha de 500ml com água congelada lá dentro, mantenha afastado dos bolos, não cole neles.
Entendi! Acabei confundindo, achei que o termostato tinha a capacidade de resfriar tambem...enfim..muito obrigado!
 
Entendi! Acabei confundindo, achei que o termostato tinha a capacidade de resfriar tambem...enfim..muito obrigado!

Um termostato também pode resfriar com o uso de um condensador, se tiver esta função.

Mas me parece que os termostatos de aquário normalmente só aquecem, por isso o @tupy disse aquilo.

E comprar termostato + condensador (para resfriamento) sai muito mais caro que apenas um termostato de aquário, que já vem com o aquecedor.
 
Um termostato também pode resfriar com o uso de um condensador, se tiver esta função.

Mas me parece que os termostatos de aquário normalmente só aquecem, por isso o @tupy disse aquilo.

E comprar termostato + condensador (para resfriamento) sai muito mais caro que apenas um termostato de aquário, que já vem com o aquecedor.
aahhhhh pode crer! entendi! legal... valeu por explicar ExPoro! vou ficar com a garrafinha mesmo hahahaha
 
Oi amigo eu tambem to montando meu terrrario de isopor ah
 

Anexos

  • 20160710_093631.jpg
    20160710_093631.jpg
    81 KB · Visualizações: 39
  • 20160710_093615.jpg
    20160710_093615.jpg
    86.6 KB · Visualizações: 37
  • 20160710_093545.jpg
    20160710_093545.jpg
    148.4 KB · Visualizações: 37
Back
Top