Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemas, micélio, substrato...

• Criador do tópico Criador do tópico ycrf
  • Data de início Data de início

ycrf

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/10/2008
38
58
Então,
tem algum problema usar na PF TEK ao invés de farinha de arroz integral, arroz integral inteiro (inteiro que eu digo é sem casca e sem ser moído) ? Pois eu fiz isso...nao sei se por causa disso, mas estou com problemas:

Hoje fazem 14 dias desde a inoculação de 2 copos de whisky, que eu li aqui no site que é o melhor, por causa da largura x altura (acredito que foram bem esterelizados, 1h05min em panela normal com tampa, esperei esfriar naturalmente, nao compactei o substrato, formados por cerca de 60% vermiculita e 40% arroz integral sem casca, e 'inteiro')

Hoje, 30/07 , não há sinal algum de micélio, há 6 dias atrás eu fiz uma coisa que nao sei se foi sábia..mas foi com boas intenções...pois afinal, 8 dias e nada?
eu tinha 2 seringas com esporos B+, uma ficou 24h na geladeira, a outra por 8 dias, explicações adiante:

- uma usei na primeira inoculação (ps: o carimbo que eu peguei era MUITO fraco, B+, eu sei que tem milhões ali, mas, sabe né :D )

- a outra seringa, bem, eu abri o isopor onde estavam os copos (cerca de 8 dias após a primeira inoculação), sim, eu estava com a assepsia disponivel (no momento), luvas, alcool, lugar pouco ventilado, e inoculei os copos de volta, usei todo o procedimento de volta, como uma forma de tentar estimular o crescimento do micélio..e nada também, até agora.

Vale a pena dizer que apesar de nao ver absolutamente nenhum sinal de micélio, eu sinto um cheiro agradavel, mesmo misturado ao cheiro de alcool que ficou no isopor/dentro da gaveta quando eu dou uma espiada na caixa de isopor, que fica dentro de uma gaveta que eu usei desinfetante + alcool antes de colocar a caixa ali, assim como a caixa de isopor foi desinfetada antes de receber os copos com substrato.

Então, o que vocês acham?
Obrigado desde já :pos:

Talvez o micélio esteja com dificuldades em germinar na casca do arroz.

Eu já usei arroz com casca, com sucesso, mas cozinhei bem antes.

A que temperatura os bolos estão?

Upvote 0
Olha, acredito que faz uns 25º dentro da caixa de isopor..por ai, quando eu abro pra dar uma espiada (a cada 3 dias por ai), até sinto um ar quente vindo dele, nada muito forte, mas é algo notável, ainda mais comparando com o frio que faz na minha região :D

é, eu li algo sobre arroz integral com casca dificultar as coisas, mas o que eu uso é sem casca, mas nao achei farinha dele, entao coloquei inteiro :eek:

Upvote 0
ah, e mais uma coisa
acabei de abrir a caixa, para passar um alcool por fora do copo e espiar claro rsrsrs (2 dias atras olhei, tinha nada) , olhei um dos copos, tinha uma massa de micelio branca, somando a area dela, dá mais ou menos o espaço desses emoticons (hahah desculpe a comparação, mas nao sei focar bem esse tipo de imagem, ainda to aprendendo): :):) < mais ou menos a area da massa de micelio visivel.

o outro copo apresenta uma massa bem pequena, acho que se fosse tirar fotos, nem ia aparecer, ou ia parecer um grao da vermiculita desfocado.. :D
Tomara que seja um micélio sonolento, e que esteja despertando agora.

Gostaria de saber o que voces acharam tambem do que fiz (inocular pela segunda vez), se foi uma cagada, um ato de desespero, precipitação, ou será que pode ter estimulado o aparecimento das primeiras massas de micélio? Alguem ja fez isso? Qual foi o resultado?

Upvote 0
Já cheguei a fazer uma re-inoculação, mas com uma quantidade mínima (02ml)por copo. Não tiver resultados.
Mas... isso foi após 35 dias sem apresentar micélio.
No seu caso, 8 dias?
Foi uma atitude precipitada!

Aguardamos seus resultados :pos:

Upvote 0
É com muito pesar que informo o fracasso no cultivo, tipo hoje olhei os copos, o micélio se desenvolveu cerca de 1cm. Abri os bolos em um ambiente seguro, por dentro dele tinha um pouco mais de micélio, nao muita coisa, demorou pra identificar ali no substrato até..por dentro eu encontrei tambem uma coisa horrível :eek::eek::eek:

meus bolos contaminaram por dentro, só pode, tinha partes pretas igual carvão, nao cheiravam mal nem nada, mas tinha algo errado ali né :cool:

Guardei os copos, to deixando de molho em desinfetantes/alcool/agua sanitária antes, claro

Abraços

Upvote 0
Tente evitar de ficar cheirando esses contaminantes, contato com olhos, mãos, etc.

Upvote 0
Back