Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Prisão" por venda de cogumelos mágicos

PrMyco

Esporo
Cadastrado
15/06/2025
57
3
JF - MG
Fiz esse tópico para discutir sobre a notícia envolvendo os cogumelos mágicos que saiu em praticamente todos os jornais ontem, 9 pessoas foram presas pela polícia Civil em uma operação que ocorreu ontem no dia 5 de setembro no Distrito Federal (DF), eles estavam sendo monitorados há alguns meses e conforme a PC (Policia Federal) faziam parte um esquema criminoso gigante que movimentou mais de 25 milhões de reais com o "trafico de cogumelos mágicos".
Eles possuíam um site de vendas e uma empresa de cogumelos alimentícios registrada no nome de um dos integrantes, segundo a PC no site dos acusados havia propostas de cura da depressão e ansiedade por meio dos cogumelos e "guias de uso psicodélicos".
Um dos integrantes também havia postado vídeos mostrando o próprio rosto enquanto inoculava potes de spawn.

A operação ocorreu em diversos estados e resultou nas seguintes prisões:
A polícia foi até o/um dos locais onde era feito o cultivo e armazenamento dos cogumelos e fez a apreensão dos cogumelos e equipamentos utilizados no cultivo/venda.
Eu falei apenas o que era necessário sobre a notícia, se quiserem ver a reportagem inteira, segue o link:

Esse caso em específico se difere da grande maioria dos que temos usado para analisar a jurisprudência dos cogumelos, isso por conta da ação ser diretamente ligada aos cogumelos, procurei em diversas fontes e não achei nenhuma que cite outros tipos de drogas encontradas no armazém onde era feito o cultivo e armazenamento dos cogumelos (por sinal, a quantidade de cogumelos era surreal, eu nunca pensei q existisse algo assim no Brasil).
Vamos falar sobre alguns pontos e falar um pouco sobre a situação legal dos cogus com base em minha interpretação (a lei está sujeita a interpretação, outras pessoas podem ter visões diferentes da minha):

• Sobre a venda, como já foi dito diversas vezes aqui no Teo, o comércio dos cogumelos não é legalizado, a psilocibina é uma substância proscrita pela ANVISA (lista F2 se não me falha a memória), alguns provavelmente diriam "ah, mas o cogumelo não tá na lista E, ent vc pode vender o cogumelo, mas não pode vender a psilocibina separada", nisso eu te pergunto, quem compra o cogumelo compra com qual intenção? "ah, mas eu coloco que é amostra etnobotânica e que é improprio para o consumo", vamos ser sinceros, quem compra, compra por causa da psilocibina e os efeitos que ela proporciona, eu duvido que alguém conseguiria convencer um juiz numa situação dessas de que vendia o cogumelo apenas como decoração ou como objeto de pesquisa, mesmo q eu não concorde com o posicionamento da Justiça em relação a isso, é assim q o comércio está sendo tratado, então bote na cabeça que se vc realmente quer ganhar dinheiro com isso, vc estará arriscando sua liberdade/tempo/dinheiro, mesmo q vc não seja preso, terá uma dor de cabeça desnecessária; se mesmo assim decidir vender, ok, espero que consiga dormir tranquilo sabendo que a PC ou PF pode entrar na sua casa e te levar algemado a qualquer momento.
  • Creio que um dos piores agravantes no caso deles vai ser a imensa quantidade de cogumelos q eles armazenavam, uma das principais defesas de quem é pego com algo assim é dizer que é para o consumo próprio, no entanto, esse recurso ficou fora de questão tanto por conta da quantidade quanto por conta de tanta divulgação/publicidade e falta de cuidado dele (ele tinha camisas dizendo "vendo cogumelos mágicos")
  • Falarem sobre a psilocibina curar a depressão tbm foi uma atitude péssima, pois configura curandeirismo (outro agravante penal).
  • O valor altíssimo adquirido com a venda dos cogus tbm é um agravante, juntando tudo isso, com certeza terão problemas para conseguirem uma absolvição (mesmo q eles tenham argumentos ótimos para a defesa).
  • Creio que a principal vantagem deles são o fato de não terem antecedentes criminais e também o fato da ampla possibilidade de defesa envolvendo os cogumelos, podendo afirmar que é um caso atípico, se eu tivesse que me defender, seria uma boa afirmar que:
O fungo Psilocybe cubensis não está listado na Lista E da ANVISA, o que torna o presente caso atípico, uma vez que não existe proibição expressa à sua comercialização. Apesar de tais fungos conterem substâncias consideradas controladas, a minha atuação se restringiu apenas à comercialização de fungos que não estão explicitamente proibidos. Dessa forma, não há base legal para tratar a minha conduta como ilícita, já que não houve intenção de comercializar substâncias proibidas nem violação direta da legislação vigente.

(Eu pedi ao ChatGPT para dar uma formalizada no meu texto), se alguém fosse mais ousado e a situação possibilitasse, poderia até mesmo dizer que não tinha o conhecimento da substância que o fungo continha, muito menos que ela era uma substância proscrita.

Eu poderia ficar algumas horas citando todos os erros que eles cometeram e o que poderiam ter feito diferente para pelo menos tentar estarem um pouco mais dentro da lei (eu até tava fazendo, mas pareceu um "tutorial de como vender cogumelos mágicos sem ser preso")

Enfim, a situação dos cultivadores não mudou, continua na mesma até o dia em que alguém for realmente preso por simplesmente cultivar o cogumelo (sem comercializar), ou atualizarem a lista E da ANVISA e adicionarem o Psilocybe cubensis nela.
Obrigado por lerem até aqui, tentei dar a minha opinião e ao mesmo tempo passar alguns pensamentos e informações pra vcs; espero que tenha sido util. <3

Mas Figueiredo reconhece que o novo entendimento do STJ faz com que o argumento da legalidade da prática "não se sustente mais".

"Não há uma proibição, mas teve uma decisão de tribunal superior dizendo que é tráfico de drogas. Isso é muito ruim tanto quem vende o cogumelo quanto para quem o usa. E muita gente precisa do cogumelo como remédio", diz o advogado.

Segundo o entendimento do advogado Emílio Figueiredo que é muito famoso na cena da cannabis, a posição do STJ define que é crime sim
O cogumelo pode ser considerado como matéria prima para produção de droga ilícita, é por causa dessas atitudes de ficar querendo achar brecha que não existe que a situação chegou a tal ponto, é aceitar os fatos.

Segundo o entendimento do advogado Emílio Figueiredo que é muito famoso na cena da cannabis, a posição do STJ define que é crime sim
O cogumelo pode ser considerado como matéria prima para produção de droga ilícita, é por causa dessas atitudes de ficar querendo achar brecha que não existe que a situação chegou a tal ponto, é aceitar os fatos.
Ainda que a posição do STJ seja essa, ainda creio que eles tenham uma base de defesa muito boa, não sei dizer ao certo oq vai acontecer no decorrer do caso levando em conta todos os agravantes.

Nunca entendi oq passa na cabeça de alguém q aceita correr o risco de perder a própria liberdade pra conseguir "ums trocados" (milhões); a maioria entra achando que está numa brecha legal e que "não vai dar em nada", mas não estudaram nem 10 minutos sobre o assunto pra ver que não estão agindo dentro da legalidade.

Enfim, ainda q eu não concorde com eles nem ache certo a comercialização, eu realmente espero que eles consigam uma decisão positiva.

Para quem usa os cogumelos para - depressão, ansiedade, autoconhecimento ou até para curtir um barato - deve ficar pensando: Qual o mal que o cogumelo causa?

O nome da operação e os argumentos usados sobre os malefícios dos cogumelos refletem um TOTAL desconhecimento da substancia e o seu potencial benéfico na vida de tantos que usam.

Se a intenção da justiça fosse buscar uma resposta científica, e considerasse ali estudos científicos, uma boa saída seria dada. Mas infelizmente o que eles querem é punir. Punir quem planta, quem vende, quem usa... e simplesmente punem por preconceito e ignorância.

Para quem usa os cogumelos para - depressão, ansiedade, autoconhecimento ou até para curtir um barato - deve ficar pensando: Qual o mal que o cogumelo causa?

O nome da operação e os argumentos usados sobre os malefícios dos cogumelos refletem um TOTAL desconhecimento da substancia e o seu potencial benéfico na vida de tantos que usam.

Se a intenção da justiça fosse buscar uma resposta científica, e considerasse ali estudos científicos, uma boa saída seria dada. Mas infelizmente o que eles querem é punir. Punir quem planta, quem vende, quem usa... e simplesmente punem por preconceito e ignorância.

Eu concordo, inclusive acho que deveria haver associação de cogumelos. Sem precisar de receita

Mas será que dá pra justificar que toneladas de cogumelos eram pra saúde mental? Que pagam publicidade pra DJ em rave pra alcançar quem tá precisando pra depressão?

Casos e comércio assim só pioram a realidade.

Acho que vejo tipo fumar, ninguém liga, mas não precisa assoprar na cara dos outros.

A função da justiça não é avaliar, criar lei ou decidir o que é proibido, é executar o que está escrito.

A reclamação é com a Anvisa, igual meu vape, minha saúde melhorando desde que troquei tabaco legal e é proibido, mesmo com estudo robusto no reino unido.

Enquanto isso o tráfico real, que movimenta armas, faz lobby está de boa.

Eu já falei que comecei a "usar" THC que eu era contra. Mas eu faço o uso em casa, continuo achando ruim ver alguém fumando no ponto de ônibus, no campus ou na calçada enquanto faço caminhada na avenida mais movimentada da cidade

Assim como acho ruim entrar no reddit e ver pessoa recomendando cogumelo ou até passando link.

Back