Fiz esse tópico para discutir sobre a notícia envolvendo os cogumelos mágicos que saiu em praticamente todos os jornais ontem, 9 pessoas foram presas pela polícia Civil em uma operação que ocorreu ontem no dia 5 de setembro no Distrito Federal (DF), eles estavam sendo monitorados há alguns meses e conforme a PC (Policia Federal) faziam parte um esquema criminoso gigante que movimentou mais de 25 milhões de reais com o "trafico de cogumelos mágicos".
Eles possuíam um site de vendas e uma empresa de cogumelos alimentícios registrada no nome de um dos integrantes, segundo a PC no site dos acusados havia propostas de cura da depressão e ansiedade por meio dos cogumelos e "guias de uso psicodélicos".
Um dos integrantes também havia postado vídeos mostrando o próprio rosto enquanto inoculava potes de spawn.
A operação ocorreu em diversos estados e resultou nas seguintes prisões:
Eu falei apenas o que era necessário sobre a notícia, se quiserem ver a reportagem inteira, segue o link:
g1.globo.com
Esse caso em específico se difere da grande maioria dos que temos usado para analisar a jurisprudência dos cogumelos, isso por conta da ação ser diretamente ligada aos cogumelos, procurei em diversas fontes e não achei nenhuma que cite outros tipos de drogas encontradas no armazém onde era feito o cultivo e armazenamento dos cogumelos (por sinal, a quantidade de cogumelos era surreal, eu nunca pensei q existisse algo assim no Brasil).
Vamos falar sobre alguns pontos e falar um pouco sobre a situação legal dos cogus com base em minha interpretação (a lei está sujeita a interpretação, outras pessoas podem ter visões diferentes da minha):
(Eu pedi ao ChatGPT para dar uma formalizada no meu texto), se alguém fosse mais ousado e a situação possibilitasse, poderia até mesmo dizer que não tinha o conhecimento da substância que o fungo continha, muito menos que ela era uma substância proscrita.
Eu poderia ficar algumas horas citando todos os erros que eles cometeram e o que poderiam ter feito diferente para pelo menos tentar estarem um pouco mais dentro da lei (eu até tava fazendo, mas pareceu um "tutorial de como vender cogumelos mágicos sem ser preso")
Enfim, a situação dos cultivadores não mudou, continua na mesma até o dia em que alguém for realmente preso por simplesmente cultivar o cogumelo (sem comercializar), ou atualizarem a lista E da ANVISA e adicionarem o Psilocybe cubensis nela.
Obrigado por lerem até aqui, tentei dar a minha opinião e ao mesmo tempo passar alguns pensamentos e informações pra vcs; espero que tenha sido util. <3
Eles possuíam um site de vendas e uma empresa de cogumelos alimentícios registrada no nome de um dos integrantes, segundo a PC no site dos acusados havia propostas de cura da depressão e ansiedade por meio dos cogumelos e "guias de uso psicodélicos".
Um dos integrantes também havia postado vídeos mostrando o próprio rosto enquanto inoculava potes de spawn.
A operação ocorreu em diversos estados e resultou nas seguintes prisões:
- 2 foram presos em Taguatinga e Águas Claras, no Distrito Federal. Ambos universitários
- 6 foram presos em Curitiba e Campo Magro, no Paraná
- 1 foi preso em Santo André, em São Paulo.
Eu falei apenas o que era necessário sobre a notícia, se quiserem ver a reportagem inteira, segue o link:

Preso no DF por venda de 'cogumelos mágicos' postava produção em rede social
Igor Tavares Mirailh, preso no DF por venda de 'cogumelos mágicos', divulgava produção online. Ele e Lucas Tauan, estudantes da UnB, são suspeitos de integrar a rede.

Esse caso em específico se difere da grande maioria dos que temos usado para analisar a jurisprudência dos cogumelos, isso por conta da ação ser diretamente ligada aos cogumelos, procurei em diversas fontes e não achei nenhuma que cite outros tipos de drogas encontradas no armazém onde era feito o cultivo e armazenamento dos cogumelos (por sinal, a quantidade de cogumelos era surreal, eu nunca pensei q existisse algo assim no Brasil).
Vamos falar sobre alguns pontos e falar um pouco sobre a situação legal dos cogus com base em minha interpretação (a lei está sujeita a interpretação, outras pessoas podem ter visões diferentes da minha):
- Sobre a venda, como já foi dito diversas vezes aqui no Teo, o comércio dos cogumelos não é legalizado, a psilocibina é uma substância proscrita pela ANVISA (lista F2 se não me falha a memória), alguns provavelmente diriam "ah, mas o cogumelo não tá na lista E, ent vc pode vender o cogumelo, mas não pode vender a psilocibina separada", nisso eu te pergunto, quem compra o cogumelo compra com qual intenção? "ah, mas eu coloco que é amostra etnobotânica e que é improprio para o consumo", vamos ser sinceros, quem compra, compra por causa da psilocibina e os efeitos que ela proporciona, eu duvido que alguém conseguiria convencer um juiz numa situação dessas de que vendia o cogumelo apenas como decoração ou como objeto de pesquisa, mesmo q eu não concorde com o posicionamento da Justiça em relação a isso, é assim q o comércio está sendo tratado, então bote na cabeça que se vc realmente quer ganhar dinheiro com isso, vc estará arriscando sua liberdade/tempo/dinheiro, mesmo q vc não seja preso, terá uma dor de cabeça desnecessária; se mesmo assim decidir vender, ok, espero que consiga dormir tranquilo sabendo que a PC ou PF pode entrar na sua casa e te levar algemado a qualquer momento.
- Creio que um dos piores agravantes no caso deles vai ser a imensa quantidade de cogumelos q eles armazenavam, uma das principais defesas de quem é pego com algo assim é dizer que é para o consumo próprio, no entanto, esse recurso ficou fora de questão tanto por conta da quantidade quanto por conta de tanta divulgação/publicidade e falta de cuidado dele (ele tinha camisas dizendo "vendo cogumelos mágicos")
- Falarem sobre a psilocibina curar a depressão tbm foi uma atitude péssima, pois configura curandeirismo (outro agravante penal).
- O valor altíssimo adquirido com a venda dos cogus tbm é um agravante, juntando tudo isso, com certeza terão problemas para conseguirem uma absolvição (mesmo q eles tenham argumentos ótimos para a defesa).
- Creio que a principal vantagem deles são o fato de não terem antecedentes criminais e também o fato da ampla possibilidade de defesa envolvendo os cogumelos, podendo afirmar que é um caso atípico, se eu tivesse que me defender, seria uma boa afirmar que:
(Eu pedi ao ChatGPT para dar uma formalizada no meu texto), se alguém fosse mais ousado e a situação possibilitasse, poderia até mesmo dizer que não tinha o conhecimento da substância que o fungo continha, muito menos que ela era uma substância proscrita.
Eu poderia ficar algumas horas citando todos os erros que eles cometeram e o que poderiam ter feito diferente para pelo menos tentar estarem um pouco mais dentro da lei (eu até tava fazendo, mas pareceu um "tutorial de como vender cogumelos mágicos sem ser preso")
Enfim, a situação dos cultivadores não mudou, continua na mesma até o dia em que alguém for realmente preso por simplesmente cultivar o cogumelo (sem comercializar), ou atualizarem a lista E da ANVISA e adicionarem o Psilocybe cubensis nela.
Obrigado por lerem até aqui, tentei dar a minha opinião e ao mesmo tempo passar alguns pensamentos e informações pra vcs; espero que tenha sido util. <3