Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Primeiro cultivo, todo comprometido?

Hots

Hifa
Cadastrado
21/05/2014
3
11
34
Pessoal, tentei iniciar meu primeiro cultivo sabendo que poderia dar errado totalmente, e aparamentemente todos os copos tem algum tipo de contaminação.
Arroz e vermiculita + agua, preenchi os copos, coloquei na pressão por 1h
A seringa preparei com esporos adquiridos pela internet, tudo novo e esterilizado, joguei os esporos do pacotinho direto em um copo limpo com alcool onde continha água mineral, misturei bem e guardei ela na geladeira té terminar o procedimento com os copos
Desliguei a panela apos 1hora de pressão e deixei esfriar por umas 3 horas, abri e rapidamente inoculei com a seringa que estava na geladeira, 4 pontos por copo, sempre limpando com álcool os furos e a seringa...tampei os furinho com micropore.

7KcuFIK.jpg 506JldO.jpg db1xFec.jpg HDnDrzo.jpg HYqGnmb.jpg lhiZ4qc.jpg N1ceB3i.jpg RISrANn.jpg

Tirava da caixa 1x a cada 2 ou 3 dias para acompanhar o desenvolvimento, mas parece que perdi tudo que fiz haha, da próxima vez vou comprar um desinfetando aerosol e mandar ver, tipo Lysol. O copo com o fungo preto já fazia tempo que tinha se manifestado, mas eu deixei ali só por curiosidade mesmo, de como iria se espalhar e tal.

O que me dizem?

Última edição por um moderador:
e aparamentemente todos os copos tem algum tipo de contaminação

Se estiverem com essas partes coloridas como as fotos, estão contaminados. Os contaminantes podem ter vindo do substrato, de uma seringa mal preparada ou mesmo do carimbo.

Além disso algo não deu certo no seu substrato. Tem arroz grudado no vidro. Melhor tentar uma PF Tek básica e poupar tempo e material. Cultivadores iniciantes geralmente não acertam o ponto com arroz inteiro.

Obs.: É melhor subir todas as fotos aqui no CM, pois os links externos eventualmente caem.

Upvote 0
joguei os esporos do pacotinho direto em um copo limpo com alcool onde continha água mineral, misturei bem e guardei ela na geladeira té terminar o procedimento com os copos
Limpou bem esse copo depois da visita à geladeira? Onde inoculou os copos? Queimou as agulhas antes de inocular?
Seria interessante descobrir se o problema é o carimbo mesmo ou uma falha no seu processo, evitando perder tanto material.
Boa sorte.

Upvote 0
Você disse que deixou a panela esfriar por apenas 3 horas, não as 6 recomendadas. Na hora da inoculação a temperatura podia não estar adequada aos esporos de cubensis, e facilitou que os contaminantes se desenvolvessem.

Upvote 0
Dos meus 4 copos do primeiro cultivo, apenas 1 deu certo. Todos contaminaram! Eu limpei tudo exatamente como você, a seringa eu já comprei pronta.

Hoje eu estou indo para o meu segundo cultivo, dessa vez eu comprei um carimbo e preparei a seringa. Até o momento, tá tudo correndo certo.

Man usa água destilada da próxima ^^ mineral ñ
Eu usei água mineral fervida, e até agora não deu nenhum problemas nos meus 6 copos e 1 tigela.

Upvote 0
cara não sei se você sabe inglês , mais tem uma pagina na shroomery que o cara da umas dicas até exageradas , o "guia" é pra quem tem muito problema com contaminante
https://www.shroomery.org/8422/Sterilization-Tips
Talvez eu traduza dps e poste pra galera

Eu sou leigo e nunca cultivei, e o que vou falar ja vou citado, mais na minha opinião, pode ser que a agua mineral tenha contaminado , porque a agua mineral ja contém micro-organismos nela , e você colocou na geladeira , a geladeira é uma fonte de contaminantes porque há abundancia de orgânicos na geladeira e então há organismo que gostam do substrato.

Pode ser também que sua panela de pressão tenha perdido pressão na esterilização ,ou que você tenha inoculado os esporos com a panela quente, enfraquecendo eles, ai não vingou.

E a fita que você usou pra vedar o papel alumínio , ela não parece que esta vedando muito bem e ate parece porosa, se não for bem vedado pode entrar contaminantes.

Última edição:
Upvote 0
Back