Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo P. Cubensis

Diário de cultivo completo.
Ola a todos!

Finalmente consegui juntar tudo necessário para começar meu cultivo, que já está em andamento.
Materiais:
IMG_0094.PNG

Realizei no dia 02/10 a inoculação dos bolos pf tek.

Utilizei a receita de 2 partes de vermiculita, 1 parte de arroz integral triturado e 1 parte de água com cobertura de 1 cm de vermiculita por cima, em copos de bar de 200 ml, fechados com papel alumínio.

IMG_0080.JPG

Os copos com os bolos foram esterilizados em panela de pressão por 45 minutos em fogo baixo após a panela ter pego pressão.

Para o procedimento de inoculação, tomei banho com sabonete antibactericida, utilizei touca (possuo cabelos longos), jaleco, luvas descartáveis, máscara, cobri a bancada com filme plástico, limpei tudo com alcool 70, espirrei desinfetante em spray na sala de trabalho e fiz um esquema em volta da área de inoculação com velas acesas para esterilizar o ar. Mesmo com luvas, limpei as mãos com alcool 70, e aqueci a agulha da seringa até ficar em brasa na chama, depois limpei com pano e alcool 70 antes de furar para inocular. Os copos saíram direto da panela fechada para a área de inoculação esterilizada e vedados com fita adesiva. Os esporos foram comprados pela internet como P. Cubensis Ecuador.

IMG_0090.JPG IMG_0089.JPG

Inoculei 7 copos com uma seringa de aproximadamente 6 ml. Tampei os furos com fita microporosa e coloquei uma segunda camada de papel aluminio. Os copos foram em seguida para uma incubadora feita com caixa de isopor, garrafa, termometro com sonda e aquecedor de aquário. Fiz um esquema na tampa que deixa o termostato do aquecedor para fora para não precisar abrir a caixa para mudar a temperatura, e também porque o termostato com a garrafa não cabiam em pé dentro da caixa de isopor . Limpei a caixa antes com alcool 70 e espirrei desinfetante spray.

IMG_0088.JPG
IMG_0086.JPG
IMG_0091.JPG

A incubadora com os copos inoculados ficou fechada desde então e a temperatura dentro da incubadora tem oscilado entre os 26 e 30 graus. Aguardarei umas duas ou tres semanas antes de abrir incubadora pela primeira vez para acompanhar o desenvolvimento da colonização dos bolos.

Montei também um terrario, utilizando uma caixa plástica opaca de 60 litros. Cortei a tampa e substituí a parte cortada por plástico transparente. Com fuos tampados com fita microporosa ao redor da caixa.

IMG_0069.JPG

O fundo da caixa foi preenchido com argila exandida previamente lavada com cloro, e água limpa até o nivel das pedras. Possui uma garafa de vidro com termostato aquecedor de aguário, e uma garrafa plástica com o cano da bombinha de aquário par troca de ar sem precisar abrir a caixa. O termometro com sonda oscila entre 22 e 26 graus.

IMG_0073.JPG

Aniversariei um bolo (suposto TKSSS) o dia 30/09 para estreá-lo enquanto espero que os outros bolos colonizem na incubadora. O bolo foi retirado do pote ja 100% colonizado e colocado dentro do terrário sobre uma bandeja plástica esterilizada com alcool, contendo vermiculita hidratada previamente aquecida durante 5 minutos no microondas, e claro, deixei esfriar antes de colocar bolo em cima.

Como disse no título esse é meu primeiro cultivo, e pretendo fazer tudo do modo mais conservador possível nesse primeiro ciclo, até que eu aprenda o suficiente para me sentir confortável em arriscar com novas experiências como casing, d-casing, inoulação grain-to-grain, testes com diferentes substratos e o que mais puder melhorar, facilitar e baratear o cultivo.

Volto em breve com notícias sobre a frutificação no terrário e a colonização na incubadora.

Agradeço a todos que compartilharam seus conhecimentos e experiências de cultivo, aprendi muito graças a voces!

Muito bacana, você foi bem metódico no processo todo e teve muito cuidado com a limpeza; Boa sorte!:)

Faz muito tempo que anda estudando as técnicas de cultivo?

Última edição por um moderador:
Acompanhando pra ver no que vai dar. Caso tenha dúvidas não exite em pesquisar no fórum ou perguntar :)

Paz

Última edição:
Boa sorte e boms estudos !!

Acompanhando !

Salvee rapaziada!! :)

Primeiramente agradeço a todos que tem acompanhado e mandado boas vibrações.

E venho com ótimas novidades. O bolo TKSSS aniversariado em 30/09 pinou!

No dia 07/10 as primordias já eram bem visíveis, mas devido à falta de experiência fiquei na dúvida e resolvi esperar um pouco mais.

No dia seguinte os pins já não deixavam mais dúvidas, pinou mesmo! E depois que pina fiquei impressionado como desenvolve rápido. No dia 09/10 já havia mais que quadruplicado de tamanho em relação ao dia 08/10 :eek:h:.

Foto do bolo TKSSS de 09/10:
IMG_0106.JPG

Temperatura do terrário venho mantendo entre 24 e 26 graus, abri o terrário umas 3 vezes na semana para dar umas borrifadas de agua e abaixar um pouco a temperatura quando fez muito calor. Sem sinal aparente de contaminação.

Ainda não abri a incubadora com os bolos inoculados no dia 02/10, mas tá dificil segurar a curiosidade. Venho mantendo a temperatura da incubadora entre 27 e 28 graus. Dos 7 bolos, assim que estiverem 100% colonizados pretendo desmanchar um ou outro pra tentar me iniciar no casing, tive a impressão de que produz e sensivelmente mais que o pf tek.

Volto com fotos do desenvolvimento do TKSSS e assim que abrir abrir a incubadora subo a foto do desenvolvimento da colonização.

Um abraço abraço aos colegas!

Muito bacana, você foi bem metódico no processo todo e teve muito cuidado com a limpeza; Boa sorte!:)

Faz muito tempo que anda estudando as técnicas de cultivo?

Isso tudo é medo de dar errado. Quis minimizar ao máximo as variáveis de coisas que poderiam prejudicar o cultivo, e na minha modesta opinião, valeu a pena.

Venho estudando o cultivo do psilocbe cubensis faz mais ou menos 2 meses, que foi depois da primeira vez que experimentei a mágica do psilocbe cubensis, e fui possuido pelo desejo de conhecer e participar do ciclo de vida deste maravilhoso fungo.

Tksss Show !! tou tentando trazer a vida um carimbo donado por @PsychoEvie ..Sucsso ai !!

Eu diria que já poderia colher esses já abertos :)

Colheita realizada no dia 12/10. Exatamente 25g frescos.

IMG_0151.JPG

Deixei secar os colhidos de 12/10 à tarde até 14/10 por volta do mesmo horário na frente do ventilador direto. Pesei novamente e marcou exatamente 3g.

Consumi 1,5g, e posso dizer que fiquei muito satisfeito com o efeito, uma verdadeira aula!

Deixei alguns chapéus carimbando. Uma carimbada de 8 horas, e mais uma de 24 horas.

IMG_0155.JPG IMG_0157.JPG

Percebi que os chapéus que ficaram mais tempo abertos antes de colher fazem carimbos mais fracos e algumas vezes nem marcam.

Durante a colheita percebi também que o bolo estava tão seco, que parecia um papelão, então dei umas borrifadas com água limpa nele, voltei para o terrário e ia esperar até o final de semana pra fazer um dunk + cold shock antes de voltar pro terrário. Mas quando fui ver hoje, já pinou denovo. E dessa vez, diferente do último flush, ao invés de pinar só em baixo, está pinando no meio do bolo também.

IMG_0183.JPG IMG_0185.JPG

Depois da colheita o bolo ganhou um pouco de cores, algumas manchas escuras em um tom puxado para o roxo nos lugares onde acumulou mais esporos e alguns escurecimentos em tom azulado, da mesma cor do escurecimento dos cogumelos já colhidos, nos lugares próximos da colheita, mas não vi nada que parecesse indicar algum sintoma de contaminação. O aparente aspecto esverdeado nas fotos é apenas reflexo das paredes verdes do terrário.

Muito grato pela colheita e por todos que de alguma forma participaram direta ou indiretamente seja compartilhando conhecimento ou simplesmente mandando boas energias!

Vi que alguns dos seus cogumelos tem lamelas branquinhas, esses não esporulam ou esporulam muito pouco. Para carimbos dê preferência aos que tem lamelas mais escuras.

Back