Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PRIMEIRO CULTIVO - OAK RIDGE - BOLO PF :)

Diário de cultivo problemático.
Bom galera venho relatar aki meu primeiro cultivo...

especie: oak ridge
print: de PP
tecnica: bolo PF
casing: irei fazer + pra frente...

Materiais usados na seringa:

-2 seringas de 20ml
-luvas
-mascara
-toca
-alcool isooprópilico
-espanadrapo
-agua para injeção 40 ml
-papel toalha e pinho sol


Seguinte,, não manjo muito, mas axo que fiz tudo certinho assepciado e etc...

Hoje fiz a seringa,, amanhã começo o bolo ;)

------------------------------------------------------------------

Limpei o banheiro c/ pinho sol e alcool burrifando e passando pano em tudo, c/as portas e vidros fechados...
Antes disso tomei o meu banho Semanal c/protex :D

limpei meu tenis todo com pinho sol.. o tênis tá galerá ( não vá pensar besteira :) ) aasuusahsh:D
entrei no ambiente lavei meu braços c/protex bem, sequei, deslacrei luva, mascara e touca, e as coloquei...

tudo esterilizado certinho e usando mascara, luvas e toca peguei o saquinho, passei um papel toalha embebido em alcool e limpei o saquinho,, colei um pedaço de espanadrapoe colei no saquinho assepciado...

em seguida limpei o tubinho de água destilada c/ alcool e o abri....Suguei a água para as seringas.....

Depois inoculei e suguei essa agua de dentro do saquinho....
me renderam duas seringas de 20ml ...

No decorrer vou colocando as informações ai :)

se falto alguma coisa só manda ai......

fotos:
indisp.png

materias assepciados:
dsc07308q.jpg aimg443.imageshack.us_img443_3958_dsc07309d.th.jpg

seringa:
indisp.png

akele forro preto, é 1 saco de lixo que abbri e assepcie para fazer de forro :)

Abs!!!
 
getulo com certeza nao foi a agua bidestilada,uso esse tipo de agua e nunca tive problemas...
talvez como eu lhe disse tenha sido a compactaçao do substrato,
sem estudar a biblioteca vai ser osso...
 
Creio que não tenha sido a compactação do substrato,ele podia ate estar compacto,mas mesmo assim o micélio iria germinar no arroz,o problema seria que o crescimento seria lento.

Obs: vermiculita grossa é melhor pra não deixar o subtrato compacto

Se não foi a agua, então eu tambem acho que foi contaminção por bacteria invisivel,isso tambem acontece.Não desiste Getulio,faz mas copos...
 
Axo que descubri meu erro galera :(
Com certeza devia ter seguido os conselhos do amigo mortandello, e não ter mexido no minimo por uns 10 dias.....


Nada contra os dez mandamentos do Mortandello, mas dificilmente mexer nos bolos nos primeiros dias traz algum problema.
 
Vlw galera pela ajuda ai detodos D...
Depois de pensar e repensar,,, tenho quase certeza que foi o substrato compactado...

Infelizmente só tinha vermiculita fina aki,,, me falaram que serve....

Fiz 3 novos bolos aki hoje,,, vamos ver no que dá...

Não vou desistir,, no decorrer vou postando aki ;)

abs!!!!
fé e Paz......
 
faltou contar que nao esperou as 10 horas que eu pedi pra inocular nos bolos quentes.
vermiculita eh isolante termico muito eficiente.
demora muito pra esfriar por completo.
quantidade de agua na inoculacao tb, te lembra que eu falei UMA GOTINHA QUE ESCORRA NO VIDRO ATE O FUNDO BASTA, TCHE!
:)
e paciencia, MUUUITA paciencia.
 
Infelizmente só tinha vermiculita fina aki,,, me falaram que serve....


A vermiculita fina é mais agradável de manusear. Eu prefiro. E funciona tão bem quanto a grossa. Basta tomar cuidado ao colocar o substrato no copo. Não bata o copo para ajeitar o substrato nem pressione com a colher.

Para a camada só de vermiculita do topo do copo eu diria mesmo que a vermiculita fina é melhor.
 
Para a camada só de vermiculita do topo do copo eu diria mesmo que a vermiculita fina é melhor.

E aniversariar o bolo com vermiculita fina acho melhor tb, gruda melhor no bolo húmedo pre-dunkado por 24(eu deixo até 42 hrs) e proporciona mais humidade.

A vermiculita granulada nao gruda direito nos bolos.
 
GALERA,,, DEPOIS DE MUITO KEBRAR A CABEÇA E REVER TODOS OS PASSOS DESSE MEU CULTIVO, ATÉ QUE ENFIM DESCUBRI O PROBLEMA..........

TENHO 100% DE CERTEZA ABSOLUTA, QUE O MEU PROBLEMA ERA TEMPERATURA DA INCUBADORA.

EU OLHAVA MEU TERMOMETRO ANTES E ACHAVA QIUE ESTAVA 27 GRAUS,,, QUANDO NA VERDADE ESTAVA 22 :(

MEU TERMOMETRO É AKELES + BARATOS DE ÁQUARIO,,,,,,,,

DEPOIS DE MUITO KEBRAR A CABEÇA DESCOBRI :/

--------------------------------------------------------
PELO MENOS AGORA AXO QUE VAI :)
---------------------------------------------------------

A TEMPERATURA AGORA DA INCUBADORA ESTÁ EM 29........ESTÁ BOM??????

---------------------------------------------------------------
MEU UNICO MEDO É QUE SEM QUERER HONTEM DEIXEI A TEMPERATURA SUBIR PARA 34 ( E FICOU ASSIM POR 6 HORAS :( )

MAS AXO QUE NÃO DEU NADA POIS DIZEM QUE SUPORTA ATÉ 40.......

AGORA EU CONSEGUI GALERA............

PELO MENOS NÃO ESTOU MAIS ENPACADO...
DESCOBRI MEU PROBLEMA :)

OBRIGADO PELAS DICA E AJUDA :)
ABS!!!!!
 
ESTOU SAINDO PARA CAÇAR AGORA :)
VOU PEGAR A AESTRADA UNS 100 K E VER NO QUE DÁ....
CHOVEU JÁ FAZ 2 DIAS E HOJE PAROU ESTÁ MEIO NUBLADINHO DE LEVE..AXO QUE PODE TER ALGO :)

ABS
 
Boa sorte na caçada, Vargas!!
 
GALERA,,, DEPOIS DE MUITO KEBRAR A CABEÇA E REVER TODOS OS PASSOS DESSE MEU CULTIVO, ATÉ QUE ENFIM DESCUBRI O PROBLEMA..........

TENHO 100% DE CERTEZA ABSOLUTA, QUE O MEU PROBLEMA ERA TEMPERATURA DA INCUBADORA.

EU OLHAVA MEU TERMOMETRO ANTES E ACHAVA QIUE ESTAVA 27 GRAUS,,, QUANDO NA VERDADE ESTAVA 22 :(

MEU TERMOMETRO É AKELES + BARATOS DE ÁQUARIO,,,,,,,,

DEPOIS DE MUITO KEBRAR A CABEÇA DESCOBRI :/

--------------------------------------------------------
PELO MENOS AGORA AXO QUE VAI :)
---------------------------------------------------------

E vc ja jogou os bolos fora?

A TEMPERATURA AGORA DA INCUBADORA ESTÁ EM 29........ESTÁ BOM??????

Nao, ta quente d+. Se vc poe a 29°C o micelio vai pra 31 ou +, e a temperatura ideal do micelio eh +ou- 28°C.

Entao o ideal é que esteja a uns 26, ate menos.


---------------------------------------------------------------
MEU UNICO MEDO É QUE SEM QUERER HONTEM DEIXEI A TEMPERATURA SUBIR PARA 34 ( E FICOU ASSIM POR 6 HORAS :( )

MAS AXO QUE NÃO DEU NADA POIS DIZEM QUE SUPORTA ATÉ 40.......

Voce esta incubando os bolos com o calor da tv vc disse?
Cuidado com a temperatura ai... pode ser que esteja quente demais perto da TV tambem

AGORA EU CONSEGUI GALERA............

PELO MENOS NÃO ESTOU MAIS ENPACADO...
DESCOBRI MEU PROBLEMA :)

OBRIGADO PELAS DICA E AJUDA :)
ABS!!!!!

Sorte :pos:
 
vlw mano...

Tou só no aguardo aki o micélio bater a minha porta :cool:

kkk

abs!!!! vlw:pos:
 
Última edição por um moderador:
parece muito legal cultivar, apesar de ser caro, e também necessitar muitaaaaaaa higiêne o_O como sou beem novo pro aqui, e ainda morro com meus pais antes de tudo (sou de maior sim), acho melhor começar pegando nos pastos '-', deve ser bem gratificante ver os cogumelos nascer após tanto cuidado, 'filhos :D'
 
É um pouco caro no começo sim, mas depois creio que não custe quase nada..
Pois a maioria das coisas vc gasta 1 vez só.
Como terrário & iuncubadora e medidores...
Depois que tiver tudo isso Funcionando e testados,,, é pernas pra que te quero :D

abs!!!
 
parece muito legal cultivar, apesar de ser caro, e também necessitar muitaaaaaaa higiêne o_O como sou beem novo pro aqui, e ainda morro com meus pais antes de tudo (sou de maior sim), acho melhor começar pegando nos pastos '-', deve ser bem gratificante ver os cogumelos nascer após tanto cuidado, 'filhos :D'

Realmente é mto gratificante vê-los crescer, é caro, mas se der tudo certo, são muitos os frutos, também moro com meus pais, mais isso não é problema, minha mãe até gosta de admirá-los.

Getúlio, não se desespere, logo logo vai sair esse micélio aí!
Boa sorte no seu cultivo:pos:
 
Galera, sinto muito informalhes que encerro aki meu diario :(

Tive alguns problemas aki...

Desculpem....Sem +

abs!!!
 
Back
Top