Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo de PC B+ por PF Tek

Diário de cultivo problemático.
Viva povo!
Sou um iniciante neste mundo que é a micologia. Descobri este site recentemente por ter visualizado os videos no youtube do 'Esporos no ar' que foi muito útil para entender visualmente os passos que ja tinha lido anteriormente.
Como principiante decidi optar pelo metodo PF tek, tenho nesse momento os bolos em 15º dia de incubação e estou me preparando para o aniversário.
Inicialmente julgava poder colocar o meu terrário dentro de casa num ambiente mais estável para a frutificação mas ao surgirem imprevistos vou ter de colocar o terrário em um local externo.
Sei que não pode ter luz solar direta e que as condiçoes devem estar o mais estáveis possível motivo pelo qual adquiri um berbulhador e um termostato. Onde vivo está fazendo dias em que a temperatura ultrapassa os 30ºC. Considerando que a strain é a B+ voces têm alguma sugestão para poder garantir ou melhorar a minha colheita?
Agradecido!

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Psylocibe Cubensis B+
PROCEDÊNCIA: Frasco de solução de esporos comprado online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz Integral


Método de preparação e esterilização do substrato:

Inicialmente preparei todo o material que iria necessitar desinfetando tudo. Preparei o substrato misturando a vermiculita com a água na proporção 1 para 2, de seguida escorri o excesso de água e juntei o arroz integral triturado (meio copo para 4 de vermiculita) mexendo até obter uma mistura homogenea.

Depois coloquei o substrato em diferentes recipintes de vidro ou de plástico. (Estes recipientes de plástico permitem a esterilização, adquiri num site online)
Adicionei uma camada de vermiculita seca com cerca de 1,5cm/2cm no topo, desinfetando com alcool a 70% a margem que iria ficar em contato com a vermiculita seca, permitindo o alcool secar.

Tapei o topo dos copos com folha de alumínio e selei muito bem com fita isolante. Coloquei uma segunda folha de aluminio sem selar.
Levei ao lume numa panela normal por 110min colocando um pano na base.

IMG-2519.JPG

Deixei esfriar...
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 7 / 07 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Passadas algumas horas limpei todo o local no qual iria inocular o substrato, desinfetei minhas maos e braços, vesti um fato de proteçao descartavel, toca, mascara FP2 e luvas cirurgicas (esterilizadas) e procedi à inoculaçao do substrato com o soro de esporos. Cerca de 2ml por cada copo injetando em locais equidistantes e com a agulha tocando a lateral do copo. Desinfetei a agulha antes de passar para um copo diferente.
Tapei os buracos com fita microporosa usando o campo esteril das luvas para cortar pedaços de fita. Tapei cada copo com a (2ª) folha de aluminio correspondente e coloquei todos na incubadora.

A incubadora é uma caixa plástica de de arrumaçao com 18L que cobri com plastico preto todo em volta para evitar contato de luz direto.
Coloquei um termometro/higrometro com sonda e esperei até hoje (15º dia de incubação) para verificar os bolos.

IMG-2630.JPG A temperatura dentro da incubadora nunca baixou dos 26ºC (nem ultrapassou os 29ºC) por esse motivo nao utilizei nenhuma fonte de calor.

Eis o resultado:

InkedIMG-2616_LI.jpg InkedIMG-2615_LI.jpg InkedIMG-2617_LI.jpg InkedIMG-2618_LI.jpg InkedIMG-2619_LI.jpg InkedIMG-2620_LI.jpg InkedIMG-2621_LI.jpg InkedIMG-2622_LI.jpg InkedIMG-2623_LI.jpg InkedIMG-2624_LI.jpg InkedIMG-2625_LI.jpg InkedIMG-2627_LI.jpg InkedIMG-2628_LI.jpg InkedIMG-2629_LI.jpg

Não sei se é possivel ver nas imagens, mas vos parece contaminação em algum deles? Tenho duvidas em alguns... :unsure:

Até agora é esse o ponto em que estou neste meu primeiro cultivo, vou adicionando atualizações assim que surjam. Espero ter sido explícito e suficientemente detalhado.

Grato pela atenção 🙏
 
Muito saudável. En très bonne santé. Very healthy. Sehr gesund. :ROFLMAO:

Já prepara a segunda fase (terrário) que isso aí vai dar trabalho, sete bolos... Dependendo do seu terrário não vai caber, então já pensa nisso.

Buena suerte, buenos frutos! 🧚‍♂️
 
Muito saudável. En très bonne santé. Very healthy. Sehr gesund. :ROFLMAO:

Já prepara a segunda fase (terrário) que isso aí vai dar trabalho, sete bolos... Dependendo do seu terrário não vai caber, então já pensa nisso.

Buena suerte, buenos frutos! 🧚‍♂️

Folgo em saber que estão en très bonne santé! uff! 🤣

Meu terrário será a minha incubadora terei de preparar na hora em que estiverem prontos os bolos.

Grato 🙏
 
Olá companheiros!
Estou hoje em 22º dia de incubação e abri a incubadora e me surgiram algumas questões.

IMG-2659.JPG IMG-2660.JPG IMG-2658.JPG IMG-2661.JPG IMG-2662.JPG

Parece que em alguns bolos existe água acumulada no fundo do copo...
Quase todos os bolos estão colonizados a 100% faltam apenas dois que estão cerca de 85-90%.
Será que posso fazer o aniversário dos restantes bolos e deixar os outros dois completarem a colonização ou faço o aniversário a todos eles?

Ficaria muito grato caso me conseguissem ajudar.
Bons cultivos minha gente 🙏 🍄🌞
 
Parabéns pelo cultivo e por abrir o diário.

mas vos parece contaminação em algum deles?

Tudo sem contaminante nenhum, amigo. :)

Será que posso fazer o aniversário dos restantes bolos e deixar os outros dois completarem a colonização ou faço o aniversário a todos eles?

Fique à vontade pra fazer como desejar.

Às vezes 5 a 10% dos micélios (em meus cultivos) dão uma estagnada sem razão nenhuma na colonização. Então aguarde pra ver se essa genética não deu uma travada, porque aí pode demorar 1 mês pra terminar 2 cm² de superfície. Se a colonização segue a uma marcha boa pra não demorar demais, pode esperar pra aniversariar tudo junto. Se demorar demais, aniversarie esses atrasados posteriormente quando terminarem os 100%.

Lembrando que cada bolo é uma unidade separada. Então é o desejo do cultivador que determina se quer impor aniversariar eles juntos ou não.
 
Parabéns pelo cultivo e por abrir o diário.



Tudo sem contaminante nenhum, amigo. :)



Fique à vontade pra fazer como desejar.

Às vezes 5 a 10% dos micélios (em meus cultivos) dão uma estagnada sem razão nenhuma na colonização. Então aguarde pra ver se essa genética não deu uma travada, porque aí pode demorar 1 mês pra terminar 2 cm² de superfície. Se a colonização segue a uma marcha boa pra não demorar demais, pode esperar pra aniversariar tudo junto. Se demorar demais, aniversarie esses atrasados posteriormente quando terminarem os 100%.

Lembrando que cada bolo é uma unidade separada. Então é o desejo do cultivador que determina se quer impor aniversariar eles juntos ou não.
Muito obrigado pela resposta amigo! Fico mais tranquilizado por saber que não estou atrasado no aniversário. Amanhã talvez farei o aniversário dos que estão completos esperando que os restantes completem.
Bom haver esta comunicação neste fórum, enriquece o conhecimento e a vontade de saber mais deste mundo da micologia!
Grato 🙏
Bons cultivos
 
Back
Top