Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo Carimbo +B

Diário de cultivo completo.
Bom dia a todos do fórum, primeiramente é um prazer conhecer a todos, eu sempre dava uma olhada nas postagens e nos guias mas nunca tinha tido a dedicação pra começar um cultivo. Bem, agora é pra valer >].

Encomendei um carimbo de um site, pois a pró fungos na época estava fora do ar, só tinha escrito "psilocybe cubensis +B".
Usei como referência do cultivo um guia do tupy "Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)" Mas com algumas variáveis.
Não consegui a vermiculita por onde eu moro :(, então fiz basicamente com arroz integral puro.
Aqui vão algumas fotos da primeira incubação, 2 potes tem aproximadamente 2 semanas (tinha feito 3, mas 1 parecia q não ia dar em nada pois quase não havia micélio) e outros 3 potes tem menos de uma semaninha de vida xD.
11667174_814677611980302_1619546751_n.jpg 11324187_814677621980301_2008011883_n.jpg 11693090_814677655313631_1086047281_n.jpg 11186416_814677631980300_1638528822_n.jpg 11715875_814677615313635_1391852849_n.jpg

até agora parece estar indo bem, tenho um pouco de medo de não colonizar tudo ja faz um tempo que o micélio parece ter "estagnado" na proliferação, todos os potes tem só arroz integral, 50% moído 50% inteiro. E embaixo parece ter alguns pontos pretinhos mas li que é normal , contanto que não se alastre.
Na Inoculação não foi o lugar mais estéril do mundo, acho q tive muita sorte, fiz uma glovebox ( que no momento tbm é uma incubadora , e posteriormente será um terrário auhauhau xD) mas só foi usada na confecção da seringa de esporos. esterilizei na água fervente todos os materiais desde os potes até a faquinha de matega q usei pra raspar o carimbo.

Bem é isso galera, quero agradecer a todos do site por dividirem tantas informações, sem vcs nunca teria nem tentado provavelmente >]
Qualquer ajuda ou crítica é sempre muito bem vinda ainda mais pra um cultivador de primeira viagem. rsrsrs

Olá, bem vindo ao FÓRUM!
Arroz puro, dificilmente vai dar certo, a vermiculita junto ao arroz é bem essencial. Tente adquirir a vermiculita na internet é bem barato. Caso contrário vá de milho.

ja faz um tempo que o micélio parece ter "estagnado" na proliferação, todos os potes tem só arroz integral, 50% moído 50% inteiro.
Parece que está indo bem, apesar do substrato de apenas arroz. Nas fotos não dá para ver muito do substrato para saber se ficou compactado ou não (não tinha uns copos sem estampa aí?). Se a colonização parou, pode ser que esteja faltando um pouco de ar para o micélio.

É esparadrapo impermeável cobrindo os furos? Você pode tentar abrir os furos novamente (furando o esparadrapo, com cuidado) e tampar com fita micropore, que permite a troca de gases. E/ou talvez deitar os copos.

Boa sorte!

Olá, bem vindo ao FÓRUM!
Arroz puro, dificilmente vai dar certo, a vermiculita junto ao arroz é bem essencial. Tente adquirir a vermiculita na internet é bem barato. Caso contrário vá de milho.
Oi tupy eu pretendo comprar a vermiculita para a próxima incubação, tinha visto em algum post que mesmo sendo de extrema importância ela ainda era "opcional" que era até possível crescer sem ela ( na verdade eu comprei uma coisa que me venderam sendo fribra de coco, mas quando abri o saco tinha um pó estranho e marrom com aroma de terra, então decidi não arriscar colocando uma coisa desconhecida na mistura) não sabia dessa do milho o_O ( achei q o milho estaria no lugar do arroz como substrato) Vlw pelas dicas e pelo ótimo tutorial ^^.

Parece que está indo bem, apesar do substrato de apenas arroz. Nas fotos não dá para ver muito do substrato para saber se ficou compactado ou não (não tinha uns copos sem estampa aí?). Se a colonização parou, pode ser que esteja faltando um pouco de ar para o micélio.

É esparadrapo impermeável cobrindo os furos? Você pode tentar abrir os furos novamente (furando o esparadrapo, com cuidado) e tampar com fita micropore, que permite a troca de gases. E/ou talvez deitar os copos.

Boa sorte!
Olá Salaam aqui parece estar bem compacto no sentido q o micélio a bem juntinho ta parecendo até "algodão" não sei se é o ideal mas ta bem branquinho.
oq está cobrindo os furos já é micropore, e uns 4 dias atrás quando completo 10 dias eu fiz 2 corte em cada com uma faca esterelizada e cobri com micropore. deixar ele deitado ? eu não entendi direito, se fizer isso o bolo não vai desmanchar ? afinal tem uma parte ja formadinha e dura na ponta o resto do arroz vai descer, ele ta bem móvel la dentro, não está tão compcto assim. ( infelizmente os sem estampa tinha a boca pequena =/ esses são os unicos com bocas largas que achei por aqui)
Muito obrigado pelas idéias, vou acompanhar tuas dicas por aqui.

( na verdade eu comprei uma coisa que me venderam sendo fribra de coco, mas quando abri o saco tinha um pó estranho e marrom com aroma de terra, então decidi não arriscar colocando uma coisa desconhecida na mistura) não sabia dessa do milho o_O ( achei q o milho estaria no lugar do arroz como substrato) Vlw pelas dicas e pelo ótimo tutorial ^^.

Então, por onde eu moro também não achei vermiculita. Em substituição usei pó de fibra de coco e pelo que voce descreveu, é igual ao que usei, segue uma imagem:
96115-78520-239911-orquichips_20110812150306_8413.jpg

Assim como a vermiculita, ela serve para reter a água que os bolos precisarão, sou iniciante e posso estar errado, mas acredito que para você ter maiores chances de sucesso, é aconselhável fazer um casing. (A principio tantas nomenclaturas assustam, mas só procurar na biblioteca que em pouco tempo você se acostuma.)
E quanto ao milho, ele realmente entra no lugar do arroz.

Desculpa ter ficado um tempo sem responder é que deu merda na internet aki de casa e só resolveram essa semana, Psilosun É ISSO AE xD é esse treco q eu comprei ocm cheiro de terra kkkkkkkkkkkk... aaaaaahhh nao acredito u.u joguei fora a toa. maldição.

GELARA ESTOU DESESPERADO U.U........ hj eu fui passar o micelio para as quentinhas no intuito de fazer o casing, quando vejo q começou a dar uma coisa esverdeada, não no micelio mas na parte do arroz q o micelio nao colonizou , oq eu faço agora ? tiro esa parte e faço casing com aparte branca assim msm ? ou foi tudo por água abaixo ? socorrooooo preciso salvar meus amiguinhos

Anexos

• 11719854_1136943216321315_243960779_n.jpg
    11719854_1136943216321315_243960779_n.jpg
    69.5 KB · Visualizações: 83
  • 11733442_1136943209654649_766950187_n.jpg
    11733442_1136943209654649_766950187_n.jpg
    70.4 KB · Visualizações: 79
Última edição:
hj eu fui passar o micelio para as quentinhas no intuito de fazer o casing

Não faça casing enquanto não colonizar tudo. É simples.

E nas fotos não dá para ver direito. É realmente verde ou é amarelado?

é verde. to dizenod q ia fazer o casing pois onde ja colonizou colonizou em 100%, tipo metade dele ta 100% colonizada, mas a outra parte ta sem nada e começou a ficar verde, meu medo é q se deixar, a parte verde comece a alastrar pra branca. ia tirar fora a parte não colonizada juntar os 2 bolos e formar 1 inteiro.

Tirei os bolos dos potes, estou muito desanimado =/ quandoremovi a parte q se encontrava verde percebi que havia bem mais do q eu esperava, o arroz parecia um pó qunado tentei tirar dos potes, e pior como eles não quiseram sair tive que quebarar os bolos dentro dos potes , oq acarretou na mistura de alguns grãos ruins comos bons. o casing nãopodia ter sido feito em piores condições. mas ainda tenho esperança, pausterizei a fibra de coco, coloquei uma camada embaixo e outra em cima. agora é rezar e esperar.

Última edição por um moderador:
Verde bem verdinho mesmo, ou azulado?

Se for realmente verde, está tudo contaminado... Sua melhor e pouco provável chance, é enterrar isso no jardim ou vaso fora de casa, cobrir com uma camada fina de terra (ou vermiculita), e quem sabe a natureza ainda lhe dê algum cogumelo. Mas esse bolo está perdido, nem pensar em fazer cultivo dele em terrário, sob pena de espalhar contaminante para todo lado.

Vou dar um conselho; descarta tudo isso e começa de novo da maneira correta. Pf-tek de preferência, em copos americanos (boca mais larga que a base e sem curvas, aqueles de requeijão). Você encontra até no ML pacotes pequenos de vermiculita que já vi custando menos de R$ 10.00 e em último caso usa fibra de coco como os colegas aí já disseram.

Estou preparando um cultivo de MDK , no começo pensei em usar só o arroz integral mas acabei optando por fibra de cocô , pó de cocô e sementes para pássaros , o Spawn acabei fazendo no milho usando a técnica do @Amaral a qual foi promissor , tente usar sementes para pássaros em vez de apenas usar arroz , para o preparo dos grãos creio que o tuto do @RainSpirit no YouTube ajude :)
Paz e Luz irmão!
Boa Sorte nos próximos cultivos.

tente usar sementes para pássaros em vez de apenas usar arroz

Para quem está começando, quanto mais simples melhor -> PFTek básica.

Sem inventar grãos, nem alternativas.

descartei aquela leva com muito pesar u.u... A segunda leva de bolos estava muito bonita e totalmente colonizada *_* e sem nenhuma bacteriazinha maldita kkkkkkk o bolo totalmente branquinho ^^. infelizmente ele quebrou quando tentei tirar do copo =/ (maldito copo, ele era só um pouquinho de nada mais curvado na boca e mesmo assim o bolo prendeu =/) comprei a fibra de coco, pasteurizei na água fervida, deixei esfriar e fiz a quentinha, uma camada embaixo e outra em cima.
agora rezar e esperar ^^ ... ( tenho uma dúvida, qunado fiz a camada em cima do bolo desfragmentado, faltou um pouco de fibra pasteurizada =/ no medo de contaminar se deixasse aberto ate fazer mais eu peguei um pouquinho coisa de meio punhado da fibra da saca msm e preenchi, fiz errado ? devo tirar essa parte e rezar pra não ter contaminado ?)

Vou dar um conselho; descarta tudo isso e começa de novo da maneira correta. Pf-tek de preferência, em copos americanos (boca mais larga que a base e sem curvas, aqueles de requeijão). Você encontra até no ML pacotes pequenos de vermiculita que já vi custando menos de R$ 10.00 e em último caso usa fibra de coco como os colegas aí já disseram.

AL-C vlw pelas dicas amigo, eu ja providenciei a vermiculita para a próxima tentativa, infelizmente eu ja tinha utilizado toda a seringa de esporos =/ e não tenho mais nenhum carimbo, estou esperando o resultado das levas q não foram contaminadas, se frutificarem farei mais carimbos e farei de uma forma melhor e mais correta, mas brigadão por tudo ^^

Para quem está começando, quanto mais simples melhor -> PFTek básica.

Sem inventar grãos, nem alternativas.
Opa vlw Ecuador, eu tentei seguir o metodo PF-Tek no inicio, mas aconteceram algumas complicações ( marujo de primeira viagem é F*** xD faz tudo errado) eufui tentando contornar, mas ja aprendi com alguns erros q cometi e coma ajudado pessoal do forum ja irei corrigir para na proxima dar tudo 100% perfeito. Vlwpela ajuda ^^

Anexos

• 11736896_1141346685880968_651175945_n.jpg
    11736896_1141346685880968_651175945_n.jpg
    118.3 KB · Visualizações: 56
  • 11756604_1141346682547635_721321049_n.jpg
    11756604_1141346682547635_721321049_n.jpg
    107.1 KB · Visualizações: 54
Última edição por um moderador:
AAAAAAAAHHHHH QUE LINDO É O PDER DA NATUREZA >]
Depois de alguns dias triste e cabisbaixo, eis q renasce das cinzas os lindos pins, e estão crescendo muito rapido xD auahauhauhuah , estou incrivelmente feliz.
achei q ia falhar nas primeiras vezes mas parece que minha sorte não tem limites *__* kkkkkk
, agora uma dúvida, como vou saber se não estão contaminados? pq aparentemente estão todos normais.

Galera, a todos que ajudaram com sábios conselhos e dicas, ao grande tupy de quem foi a base para o cultivo com o tutorial do PF-TEK. A TODOS VOCÊS MUITO OBRIGADO MESMO ^^ !!!!!! e agora que venha o fim da colheita *O*

Anexos

• 11798074_1148203218528648_1066162056_n.jpg
    11798074_1148203218528648_1066162056_n.jpg
    125.2 KB · Visualizações: 50
Estou fazendo os carimbos, e queria compartilhar com quem precisa-se mas o site diz q não tenho permissão para entrar na parte de doação de carimbos, como faço ?

agora uma dúvida, como vou saber se não estão contaminados?
Olá Lealfar, tudo bem? Não sou experiente mas vou deixar aqui o que lí vagando aqui no forum e na internet.

Potenciais avisos de contaminações nos frutos são (para mim): coloração anormal (verde, preta, vermelha,etc...) dos frutos e substrato e deformidades no chapéu (formatos estranhos ou até bifurcados).

Pelo que pude notar das suas fotos, parece estar tudo perfeito :) Todos redondos, todo o micélio visível está branco, tudo bonito. Agora é esperar e boa colheita :) Só uma pergunta, como você está fazendo carimbos? Já teve algum fruto que rompeu o véu ? Geralmente os prints são feitos nas fases finais do cultivo.

Back