Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo CAMBODIAN

Diário de cultivo completo.
olá a todos, sou de portugal e encontrei este maravilhoso forum onde já pude adquirir imenso conhecimento sobre o cultivo dos cogumelos, nunca os experimentei e sinceramente tenho mais curiosidade em ver cogumelos a crescer que come-los para ter a trip, hehehehe, acho incrivel e espetacular as fotos que vejo aqui no forum dos processos pelos quais os cogumelos passam.

ha cerca de 2 anos comprei um kit pela net (morreu o micelium pois nao pesquisei o suficiente :S não quero repetir ), onde os passos que tinha para fazer eram bem mais simples que estes que vejo aqui pelo forum, porem estes que aqui vejo são muito mais interessantes pois é todo um processo elaborado de raiz, o que é muito mais gratificante no final e espetacular :D

depois de ter lido aqui grande parte da biblioteca, tal como recomendam, e ainda ter visto mais topicos e topicos, a informação nunca é suficiente, mas acho que já tenho o conhecimento suficiente para conseguir ter uma primeira colheita com sucesso. vou agora dizer como pretendo fazer o meu cultivo e deixar uma ou outra duvida que me aqui surgiram.

TERRARIO
a maneira como já estou a preparar o meu terrario é com uma caixa de plastico com 55 litros transparente, tapei-a toda de lado com papel aluminio deixando apenas o teto por tapar para entrada de luz, fiz um buraco em cada lado da caixa para saida de gases e tapei com filtro do café, comprei uma bomba de ar para aquario para circulação de ar no terrario, vou cobrir o fundo da caixa com argila expandida e uma camada de agua até meio das pedras de argila, comprei também uns pratos de plastico onde vou colocar os bolos PF para não entrarem em contato direto com a argila, lá dentro colocarei uma garrafa com agua e um termostato de aquario para gerar a temperatura ideal.

INOCULAÇÃO
eu acabei por comprar pela internet apenas a seringa (especie CAMBODIAN) com os esporos visto que nunca tive qualquer cultivo de onde pudesse fazer carimbos, irei fazer a mistura de 1 copo de arroz integral moido, 2 copos vermiculita e 1 copo de agua.

e agora surge-me uma duvida, aqui no forum vejo que recomendam 1ml da seringa de esporos por cada copo, a seringa que tenho aqui tem 20ml, mas eu só tenho 2 panelas de pressão, e cada uma delas so leva 4 copos, ficando eu com 12ml de esporos ainda na seringa por usar, o que queria saber era se posso usar apenas os 8ml da seringa e voltar a colocar a seringa no frigorifico até uma proxima vez, ou se tenho que gastar todos os 20ml nestes 8 copos???

outra duvida, no kit que comprei pela internet, eu fiz a inoculação nos cereais, o micelium desenvolveu mas depois acabou por morrer devido a temperaturas acima dos 35º centigrados, no entanto ainda la fiquei com uma caixa onde eles iam crescer, com uma embalagem de vermiculita e uma embalagem de perlita, pus-me novamente a ler o papel com as instruções do kit e pelo que percebo, o metodo usado no kit é um casing, pois o micelium tinha que ser partido aos bocados e ser espalhado entre uma camada de perlita e uma camada de vermiculita.

eu tenho lido aqui no forum muito sobre o metodo casing, pois como não sei se posso ou nao usar a seringa novamente depois de uma primeira inoculação, pensei em fazer outro cultivo usando o casing para o resto dos esporos, no entanto vejo que o metodo casing já é algo mais complexo que os bolos PF e não encontrei nenhum casing (passo a passo) aqui no forum que me parecesse facil para eu começar do nada sem sequer ainda nem ter experimentado os bolos PF.

então surgiu-me um pensamento, é possivel fazer um casing usando apenas perlita e vermiculita?????? é que o kit que comprei é um casing total, só com perlita e vermiculita, não leva mais nada a nao ser o micelium, é que se este metodo de casing realmente funcionar, acho que posso também tentar noutro terrario este metodo com o resto dos esporos caso tenha mesmo que os gastar duma vez.

no entanto depois de tantos topicos que já li sobre casing, nunca ter visto nenhum como este exemplo que dei, deixou-me curioso.

amigos, para já é tudo, espero em breve ter tempo para postar aqui umas fotografias do processo todo de raiz para vermos se isto dá ou não dá cagamelos :D :D :D

abraços "galera" ;)

Última edição por um moderador:
e agora surge-me uma duvida, aqui no forum vejo que recomendam 1ml da seringa de esporos por cada copo

É uma recomendação maior do que o geralmente encontrado por aí. Pode usar somente 0,25 ml por furo.

Você pode até comprar uma seringa na farmácia, encher de água e treinar a coordenação para injetar 0,25 ml.

então surgiu-me um pensamento, é possivel fazer um casing usando apenas perlita e vermiculita??????

Vá de PFTek somente, na primeira vez. Deixe o casing para quando tiver dominado o cultivo em bolos.

ok, obrigado pelas respostas, mas já agora e quanto á utilização da seringa? tenho que usar todo o conteudo ou posso guardar a seringa com o resto dos esporos no frigorifico?

sendo assim vou então ficar-me apenas pelos bolos ;)

tenho que usar todo o conteudo ou posso guardar a seringa com o resto dos esporos no frigorifico?

Você pode guardar ela na geladeira. Vale lembrar que dependendo da idade do seu carimbo, seria bom hidratar os esporos, apos fazer a seringa deixe alguns dias na geladeira antes de inocular.

Boa sorte irmão!

olá novamente, depois de um bom tempo de ausencia, venho com novidades, vou explicar o que se tem passado ate agora:

fiz o substrato tal como manda a lei, o arroz com a vermiculite e agua, pus duas panelas de pressao com 4 copos cada uma, pus o pano no fundo como vi num dos guias para não deixar os copos entrarem em contato direto com a panela, ao fim de 1h e 10m estava-me a cheirar a queimado e desliguei logo as panelas, quando as abri verifiquei que a agua tinha praticamente desaparecido todinha e ja tinha torrado os panos, paciencia!!

procedi então á inoculação dos esporos nos copos, aconteceu-me um imprevisto e pensei que tinha arruinado praticamente todo o cultivo, mas não foi o caso, pelo menos até agora nao me parece, eu vi num video no youtube uma pessoa a fazer a inoculação e sempre que acabava por inocular um copo queimava a ponta da seringa com o isqueiro para desinfetar, eu também fiz isso, e quando fui a enfiar a seringa no segundo copo verifiquei que se tinha formado carvao na agulha da seringa, e vi esse mesmo carvao a entrar para o copo onde estava a inserir os esporos, retirei-a imediatamente e limpei a agulha com alcool, nao voltei a queimar mais a agulha com medo, este foi mesmo o unico imprevisto que me aconteceu, tirando isso tudo na normalidade.

ao fim de 4 dias fui ver os copos na incubadora e nao vi micelium nenhum, no 5º dia já via micelium neles todos, achei o maximo :D eu fiz esta primeira inoculaçao no dia 13/04 e no dia 20/04 acabei por voltar a fazer mais 4 copos com o resto que me sobrou da seringa, hoje já tenho todos os copos colonizados com micelio, os da primeira fase já estão bastante desenvolvidos exceto 1 deles que está realmente muito atrasado.

notei uma coisa estranha na primeira fase, um dos copos ao fim dos 4 dias apresentava um padrao estranho de textura, e pensei que estivesse contaminado pois os outros estavam normais, nao via micelium nenhum, mas também ainda so tinham passado 4 dias era normal, e aquele ja tinha por completo uma cor estranha em quase todo o copo, assinalei-o como pensando estar contaminado, com o passar dos dias, começou tal como os outros a desenvolver também micelium mas continuava com uma certa parte com uma cor esquisita, via o micelium igual ao dos outros copos numa certa parte e na outra parte a tal textura esquisita.

nao dei importancia pois via o micelium a desenvolver como nos outros, quando fiz a segunda fase, os outros 4 copos, reparei que no dia seguinte havia também um copo completamente todo da mesma cor que este anterior, com a tal textura esquisita, enquanto os outros 3 estavam normais sem nada ainda por mostrar, neste momento, ao fim de 6 dias, esse copo continua igual, nao vejo nenhuma mancha de micelium a crescer enquanto que nos outros 3 já vejo.

coloco agora fotos para que percebam do que estou a falar.

INCUBADORA

coloquei a incubadora dentro duma caixa de cartao tapada para evitar contaminações e para se manter no escuro e quentinha, o termometro tem estado a marcar os 26º dentro da incubadora.

IMG_5572_zps9jbzlset.jpg

IMG_5576_zpse8vri82d.jpg

IMG_5573_zpsvgnifioj.jpg

IMG_5575_zpsoog4hx9o.jpg

PRIMEIRA FASE: 8 COPOS no dia 24/04

como podem ver, o segundo copo do lado direito está muito menos desenvolvido que os restantes e as condições sao as mesmas, talvez tenha injetado menos esporos...

IMG_5577_zpsuwhat7ph.jpg

alguns dos copos mais a pormenor

IMG_5579_zpsyexba26m.jpg

IMG_5582_zpsnmj1f2ir.jpg

IMG_5583_zps535lgzwa.jpg

SEGUNDA FASE: 4 COPOS

aqui nesta foto ja se consegue ver bem o que estava a falar anteriormente, o copo do lado esquerdo tem um padrao de textura completamente diferente dos outros

IMG_5586_zps3fqsielz.jpg

o esquesitoide....

IMG_5587_zpslkz9vrxo.jpg

os do lado estão normais.

IMG_5588_zpsc6bv39up.jpg

nesta foto, o copo do lado esquero é o da primeira fase, tem a textura como o do lado direito mas so um pouco, e também tem micelium a crescer como se pode ver, o do lado direito apenas vejo aquela massa compacta!!!

IMG_5591_zpszp42cjie.jpg

espero que pelas fotos consigam perceber do que se trata, se é algo contaminado ou se é apenas a maneira como o substrato ficou no copo, eu naõ consigo mesmo perceber.

acabei por concluir também o terrario, ja está em teste para ver temperaturas antes de la colocar os bolos.

TERRARIO

IMG_5594_zpssccajomd.jpg

IMG_5595_zpspk1ere2z.jpg

IMG_5598_zpsgpsxr6ew.jpg

IMG_5599_zpsjs8vf01z.jpg

queria colocar um video dos copos com o micelium, mas ainda tenho que fazer o upload, assim que o tiver feito coloco aqui. e pronto, para já acho que isto está a ir num bom caminho ;) o que acham pessoal?

Você pode guardar ela na geladeira. Vale lembrar que dependendo da idade do seu carimbo, seria bom hidratar os esporos, apos fazer a seringa deixe alguns dias na geladeira antes de inocular.
Independente da idade os carimbos eles podem encontra-se desidratados para conservação, por isso sempre é interessante hidratar.

:!: Cuidado Pessoal, tem muita gente no youtube (pessoas até conhecidas na comunidade) ensinando coisas erradas. Não quero citar nomes*

olá a todos, venho novamente mostrar como está a progredir este cultivo, 3 dos frascos que tinham uma consistencia esquisita nao colonizaram e retirei-os, dos frascos da primeira fase 4 deles estão praticamente todos colonizados e 2 estão a caminhar para la, e da segunda fase tenho 3 frascos a colonizar mas penso que um deles contaminou. seguem-se as fotos.

1ª FASE

os 4 praticamente todos colonizados, pelo que vejo, penso que daqui a 10 dias possa entao aniversariar estes 4 bolos.
IMG_5787_zpsuulmpaas.jpg

vista pelo outro lado, apenas um deles ainda lhe falta um bocadito para completar todo o copo, mas os outros ja me parecem estar todos completos.
IMG_5788_zpsxjl7wlid.jpg

os restantes da primeira fase
IMG_5789_zpssrj1sv1d.jpg

os da 2ª fase

IMG_5781_zpsqeiaift5.jpg

o que me parece contaminado, pelo menos é a ideia que tenho, mas espero que me esclareçam na totalidade ;)

IMG_5783_zps7znp4chg.jpg

IMG_5785_zpsralk7cr6.jpg

e pronto, é assim que isto la vai evoluindo, 3 copos foram retirados por algum erro cometido na mistura do substrato (penso que tenha acontecido por pôr substrato demasiado humido e compactou) e um dos frascos parece-me contaminado, ou seja sobram 8 bolos onde dos quais 4 estão mesmo quase prontos.

para mim, até agora, tem sido uma boa experiencia, a ver vamos como isto corre com o passar do tempo :D

abraços

Última edição:
olá novamente, tenho visto o desenvolvimento do meu micelium acelerar bastante visto que as temperaturas por aqui aumentaram, hoje vou aniversariar 4 bolos, os que estão ha mais tempo completamente colonizados, eu vou fazer um dunk & roll e tenho 2 duvidas:

dizem que ao por os bolos nos recipientes com agua (dunk) deve colocar-se algo tipo uma rede, para evitar o contato com a tampa, porquê? se a tampa for desinfetada como o restante recipiente não é suficiente?

ao fazer o roll na vermiculita, é preciso dar algum tipo de tratamento á vermiculita ou posso simplesmente abrir a embalagem colocar a vermiculita num recipiente e rolar la os bolos?

dizem que ao por os bolos nos recipientes com agua (dunk) deve colocar-se algo tipo uma rede, para evitar o contato com a tampa, porquê? se a tampa for desinfetada como o restante recipiente não é suficiente?
Deixe Dunk para o segundo flush. Sobre o Roll, Esterilize a vermiculita na panela de pressão e cubra com uma fina camada em cima dos bolos, e na superficie onde os bolos serão colocados. Boa sorte :feliz:

É que geralmente sobra uma área com ar na parte superior do recipiente. E aí o pessoal usa algo para manter os bolos totalmente submersos. Se você conseguir encher total de água o recipiente do dunk não é necessário rede, esponja etc.

E o dunk pode ser feito sim no primeiro flush. Eu diria que normalmente é feito no primeiro flush.

Sobre o Roll, Esterilize a vermiculita na panela de pressão e cubra com uma fina camada em cima dos bolos, e na superficie onde os bolos serão colocados.

Não entendi esse seu Roll, @Mycology_Art. Parece mais que você está falando de um Double-casing que de um roll.

realmente pelo que tenho visto nao vi qualquer razao para so fazer dunk a partir do primeiro flush, eu fiz dunk, meti 2 bolos em dois frascos numa certa posição em que estão completamente submersos encalhados um no outro porque o frasco encolhe no cimo. então em relação ao roll, é mesmo preciso por a vermiculita na panela de pressao ou pode ser seca como vem na embalagem?

obrigado pelas repostas pessoal :)

então em relação ao roll, é mesmo preciso por a vermiculita na panela de pressao ou pode ser seca como vem na embalagem?

A vermiculita usada no roll deve ser seca, caso você resolva passá-la pela panela de pressão ou não. Se não estiver seca vai ter dificuldades em grudá-la no bolo molhado.

Eu esquento a minha no forno e depois deixo esfriar.

boas novamente pessoal, venho com boas noticias, no dia 17 fiz o dunk, no dia 18 fiz o roll e ficaram assim os primeiros 4 bolos:

18_zpsecwipu4o.jpg

no dia 22 estavam todos assim, com esta camada fungosa espalhada por todo o lado

22_zpstygaso5w.jpg

hoje dia 24 apareceram os primeiros cogumelos muito pequeninos :D :D :D :D ainda só 2 bolos apresentam cogumelos, os outros dois estão mais atrasados, a ver se amanha ja la vejo alguma evolução, reconheço que não estou a ter o maximo de cuidado com a humidade e que poderiam estar bem melhor se os borrifasse mais, mas mesmo assim estão a evoluir dia após dia ;)

IMG_6297_zpsote3calg.jpg

IMG_6301_zpskdqzxisi.jpg

IMG_6299_zpszsfxxjhq.jpg

também adicionei entretanto mais outros 2 bolos que ficaram prontos durante este processo.

e por agora é tudo, para mim, para uma primeira experiencia, estou a gostar bastante ;) obrigado a todos por este espetaculo de forum :D

olá novamente, bem, nao tenho tido muito tempo para vir ao pc mas hoje ja trago novidades, no dia 24 já se viam os primeiros cogumelos,

dia 26 estavam assim

IMG_0010_zpsk4e8l1ef.jpg

IMG_0012_zpskhlruqdq.jpg

dia 27

IMG_0036_zps0flepebg.jpg

IMG_0045_zpsefjzjjkz.jpg

IMG_0049_zpsmh7hcgl2.jpg

dia 28

IMG_0072_zpsjsduj6vn.jpg

IMG_0084_zpst6gbkwxd.jpg

IMG_0086_zpspyqmmuyu.jpg

IMG_0105_zpswltehfwp.jpg

IMG_0106_zpsrvjiixeb.jpg

IMG_0109_zpsdqso4ljs.jpg

no dia 29 para minha surpresa, visto que nunca tinha tido cogumelos, ja encontrei estes meninos quase todos abertos :D ou seja, fiquei a saber quando já os posso colher :D coisa que nunca tinha feito, foi muito fixe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D e sem voces, seria impossivel realizar isto!!! obrigado a todos :D

IMG_0113_zpsoc2f7jhx.jpg

IMG_0120_zpsiy8zuw2b.jpg

entretanto já fiz dunk a uns 4 bolos se nao me engano, que foram os primeiros 4 a darem frutos, qualquer das maneiras isto é sempre a abrir, dia sim dia sim, tinha cogumelos prontos para colher!! hehehe neste momento está tudo muito porreiro e agora vou fazer umas comparações das primeiras colheitas para as seguintes.

reparei que por exemplo, esse bolo da foto de cima foi o que me deu mais cogumelos, mas os outros na maioria, deram todos muito menos, apenas 1 grande e mais um ou dois intermedios, visto que as condiçoes eram iguais para todos eles, o que acham que poderia ter causado isto? é que foi uma diferença mesmo enorme...

bem, correu tudo espetacularmente bem, agora so falta fazer o chazinho! hehehe ;)

amigos, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e por este magnifico forum! até uma proxima :D

Última edição por um moderador:
Back