Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeira utilização do cogumelo e frustração.

PsibilBrasil

Hifa
Cadastrado
07/01/2020
10
5
54
Amigos, esta é a minha primeira postagem. Encontrei este forum por acaso quando fui pesquisar no google o porquê de os cogumelos não terem funcionado para mim e se haviam outros casos. Daí encontrei um caso aqui.
Eu já havia ouvido falar sobre cogumelos mágicos mas achava que uso era apenas para dar barato e por isso nunca me interessei até que um dia encontrei uma matéria na internet sobre o uso terapêutico e como muitas pessoas estavam se beneficiando inclusive quanto a tratamento de depressão. E não só cogumelos mas tb outras drogas psicodélicas ou enteógenas e seu benefícios inclusive para tratamento de vícios, compulsão. Fiquei maravilhado ao assistir videos e relatos pois tenho problemas de depressão, ansiedade e fobia social e depois de várias tentativas com diversos antidepressivos que não resolveram nada e ainda me trouxeram outros problemas desisti de tudo e me conformei em tentar conviver com a doença.
Mas de repente uma nova esperança nascia, mas como moro na cidade em um micro apartamento não tem acesso a cogumelos então pesquisei e encontrei um site que vende in natura, secos e em capsulas para tratamento com micro doses. Optei pelas capsulas pois por ser inexperiente seria mais fácil de tomar a quantidade certa.
As capsulas chegaram justamente numa sexta, dia ideal pois teria o fim de semana para me recuperar dos efeitos fossem quais fossem. Tomei 2 gramas mas após 2 horas relaxado, ouvindo mantras percebi que não funcionaria.
Entrei no fórum do site, a maioria das pessoas contavam seus relatos positivos, só um que disse que não tinha funcionado. Era explicado para ele que algumas pessoas tem resistência a psilocibina.
Mas estava na dúvida se era o meu caso ou se o problema eram dos cogumelos que poderiam estar estragados.
Contei a história para um amigo e ele se interessou em experimentar, só que para ele funcionou muito bem. Ele ficou muito grato pela recomendação. Se sentiu calmo, disse que o raciocínio dele ficou melhor e diminuiu a ansiedade, no meu caso a única coisa que senti foi uma certa dificuldade de dormir.
A minha pergunta é, vale a pena comprar os cogumelos in natura e tomar uma dose bem mais alta, tipo umas 5 gramas, já que tomei 2 e nem fez coquinha. Desculpem o tamanho do relato.
https://medium.com/@maiconsanttos/quais-as-diferenças-entre-psicodélico-e-enteógeno-f4cd02c2c819
 
acredito que a intenção da mente em se curar, o direcionamento da vontade, seja o diferencial, mesmo que sem um guia. No entanto, concordo com você que apenas o uso do cogumelo por si não é suficiente.

Mas um trabalho direcionado por uma Psicoterapia Assistida será exponencialmente eficaz.

Lembrando que os cogumelos e outras substancias são usadas para cura de problemas psicológicos muito antes de existir a ciência da psicologia e a psicoterapia.
Como o @ExPoro colocou muito bem, essas pesquisas estão vindo nesse formato e conseguindo resultados excepcionais pois conseguem potencializar os efeitos e direcionar a experiência (coisa que os xamãs também fazem, mas com uma linguagem espiritual...).

Os incontáveis relatos de pessoas que tiveram melhora de certos problemas psicológicos após experiências intensas com psicodélicos é o que levou os pesquisadores a tentar aprimorar essas técnicas, reduzir riscos ao máximo e potencializar os resultados. A psicoterapia assistida por psicodélicos é o que (ainda não) temos hoje de mais avançado, mas infelizmente ainda não disponível.

Eu posso falar por mim, estava em uma crise séria de depressão.
Tomei cogumelo a primeira vez, tive uma grande experiência e senti uma melhora. Nem sabia sobre as pesquisas e tal, só queria uma droga que não viesse do tráfico.
Tomei a segunda vez, tive a experiência mais intensa da minha vida e foi como se 60% do sofrimento desaparecesse pra sempre. Mesmo quando eu estou mal, não chego perto de como eu ficava.
Os cogumelos me deixam bem por uns 3 meses e depois começo a sentir um pouco de dificuldade novamente (algumas pesquisas estão batendo com esse período de melhora na depressão, inclusive), a ayahuasca também funciona, mas em menor escala, venho tomando quase mensalmente há quase dois anos e vem ajudando (deixei de consumir cogumelos pois não tinha onde cultivar, estou voltando agora).

Como eu já disse ai em cima, na auto-exploração sempre existe um risco, e por isso recomendar cogumelos como tratamento é complicado:
Uma experiência que vá para um lado meio "errado" também pode piorar os sintomas e aprofundar traumas, é raro mas pode acontecer.
Cogumelos não melhoram seu estado de animo quimicamente como os antidepressivos, eles te fazem dar outro significado ao mundo à sua volta, sair dos pensamentos viciados.
Se a pessoa não conseguir lidar com isso, além de não melhorar, toma na cabeça...
 
essas pesquisas estão vindo nesse formato

Acho que tem a ver com quem é o experimentador. A maioria ou é psicólogo ou está associada a psicólogos. Então para eles psicoterapia necessariamente faz parte da história.

E também com os comitês de ética que examinam os projetos.


Cogumelos não melhoram seu estado de animo quimicamente como os antidepressivos,

Será que não? Para mim, com os dados atuais é algo difícil dizer que é ou não assim que acontece.
 
Última edição:
Acho que o que o amigo quis dizer é que não é como um café, que a pessoa toma e da uma sensação de bem estar instantânea.

Muito antes de existir psicologia se usa planta de poder e cogumelos também pra melhorar a vida das pessoas. Sozinho sem um guia é difícil, mas também não é impossível e o guia no caso do xamã , é uma pessoa que já tem a compreensão ou por experiência direta, ou porque aprendeu com outro , e ajuda outros a compreenderem também.
Todos nós inclusive podemos servir de guia, e ou, sermos aprendizes uns dos outros , e tambem podemos inverter essas posicoes dependendo da situação. Assim seguimos sempre evoluindo, já que no fundo somos todos um só.
 
Mas se me permite a discordância, cara @Priscillocibina, acredito que a intenção da mente em se curar, o direcionamento da vontade, seja o diferencial, mesmo que sem um guia. No entanto, concordo com você que apenas o uso do cogumelo por si não é suficiente.

Muuuito bem colocado! Certamente pode ser terapêutico se a pessoa estiver bem conectada com o próprio guia interno... e potencializada se houver ajuda de psicólogos, xamãs, lideres religiosos etc.

Inclusive esse direcionamento da vontade tb é pré-requisito pra própria terapia, hehe, se não nada funciona!
 
Back
Top