Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeira experiência com amanita

mtaufer93

Hifa
Cadastrado
02/06/2016
6
5
31
Fazem alguns meses que comecei a me interessar pelo universo dos cogus, passei a ler bastante na internet afim de aprender mais, finalmente me senti confiante para sair a procura. Um amigo me contou a respeito de um local onde encontrou o famoso amanita muscaria. Não perdi tempo e parti pra caça com minha namorada.
Chegando lá recebemos um catálogo com a fauna e flora do local, o amanita muscaria estava entre espécies típicas. Partimos pro meio do mato e logo percebemos que se ficássemos na trilha não iriamos encontrar muita coisa. De repente começamos a sentir um cheiro forte de podre, encontramos dezenas de amanitas crescendo próximos uns dos outros, a maioria próximos as raízes de um árvore. Infelizmente todos apodrecendo. Mas fiquei feliz em saber que estavam por lá.
Algo que me intrigava era um cogumelo alaranjado que sempre estava próximo aos amanitas apodrecidos, comecei a desconfiar e resolvi dar uma olhada de perto. Encontrei um dos laranjas com pintas brancas nas laterais. Cheguei a conclusão de que eram amanitas muscaria bastante velhos, ressecados, que perderam as pintas e desbotaram. Resolvi dar uma lambida em um (calma, só uma lambidinha), reconheci o gosto na hora e coletei alguns. Alguns dias atrás comprei amanitas muscaria pela internet (sem o princípio ativo psicotrópico), com o objetivo de me ajudar a reconhecer o dito cujo, por isso reconheci o gosto.
Lavei-os em casa, não tinha como secá-los pois moro com meus pais. Comi um pedaço de cada um para testar se teria alguma reação negativa, foi uma dose bem pequena mesmo, devia ser o equivalente a 0,200g de cogu seco. Duas horas depois, não tive nenhum tipo de dor de barriga ou enjôo, acreditei que aqueles cogus não me fariam mal, então comi aproximadamente o equivalente a 1,5g de cogumelo seco. Se passaram duas horas e nada de efeito, comecei a pensar que não era o amanita. Fui pro banho, estava me sentindo levemente tonto, pensei que era por causa da gripe. Quando sai do chuveiro meu corpo estava leve, parecei que eu flutuava em quanto caminhava. Estava eufórico, não conseguia parar quieto, falava sem parar com minha namorada. Tive certeza que tinha algum efeito pois eu costumo falar pouco, sou mais paradão, nem com lsd e ecstasy eu fico comunicativo. Em fim, quando me toquei já estava viajando, eu diria que foi o equivalente a dar umas duas ou três tragadas em um baseado, porém ao invés de ficar sonolento, fiquei hiperativo.
Achei a experiência bem legal para uma primeira vez, até porque já estava acreditando que não faria efeito. Vou citar algumas características da caçada para contribuir:
-Isso aconteceu dia 2/7/2016, ou seja, começo do inverno
-Na minha região tivemos um mês de bastante frio, mínima de 0 e máxima de 12, porém na última semana a temperatura subiu, mínima de 10 e máxima de 20.
-Pouquíssima chuva (sei que isso não favorece a caçada),
-Cogumelos encontrados: cerca de 15 apodrecidos, estava em dois pontos da floresta, em aglomerados de 7-8, vermelhos com pintas brancas, chapéu com cerca de 20cm de diâmetro e estipe com cerca de 10cm, claro que estavam bem alterados pela decomposição. Cerca de 8 laranjas, sempre próximos aos apodrecidos, não estava tão aglomerados, em quanto os podres tinha poucos centímetro ou no máximo um metro entre sí, os alaranjados tinha cerca de 4-8 metros entre sí, chapéu com cerca de 12cm de diâmetro e estipe com cerca de 20cm no caso do maior que encontrei, os menores tinham cerca de 10 de chapéu e 10 de estipe.
Ficaram algumas dúvidas, o aspecto alaranjado e sem pintas é por causa da idade avançada? Porque não apodreceram como os outros? Porque eram menores que os apodrecidos? Sei que os amanitas muscaria tem efeito tóxico, irritação no estômago, náusea, porque eu não tive nenhum desses sintomas, apenas a euforia antes descrita? E para terminar, porque aqueles amanitas estava apodrecendo e liberando aquele fedor, normal?
Em seguida posto as fotos pessoal.

IMG-20160703-WA0006.jpg IMG-20160703-WA0010.jpg IMG-20160703-WA0004.jpg IMG-20160703-WA0005.jpg IMG-20160703-WA0008.jpg Os laranjas foram os que coletei e comi, e os mais avermelhados são os podres.
 
Última edição por um moderador:
Boa noite @mtaufer93

Nunca tive coragem de experimentar Amanitas antes, mas talvez seja algo que eu faça algum dia!

O que sei é que o limite entre uma experiência agradável e uma perigosa com esse cogumelo as vezes fica difícil de definir.

Muitos descrevem a experiência leve como uma embriaguez! Mas quando a dose aumenta você realmente perde a noção e muitos entram em um modo de ações repetitivas que pode ser bastante perigoso. Quem falou isso foi o próprio Paul Stamets em um dos cursos agora em Junho.

De qualquer forma temos dois indicadores que podem ajudar a entender a sua experiência:

1- A dose foi extremanente baixa! Segundo o Erowid, uma dose leve vai de 1 a 5 gramas, uma média de 5 a 10 e uma forte de 10 a 30 gramas de material seco.
2- Os cogumelos começam a deteriorar rapidamente quando iniciam a esporulação. Como o seu exemplar estava já mais avançado provavelmente já havia perdido boa parte de alguns alcalóides, o que pode ter tornado a experiência mais leve! Isso pode ser interessante pois possivelmente a ingestão de espécimes mais antigos pode trazer uma experiência mais agradável e para cima, vou pesquisar a respeito.

Esse link pode te ajudar a entender melhor o que aconteceu pois explica bem como é o processo de inebriação com os Amanitas:

https://www.erowid.org/plants/amanitas/amanitas_info_ott.shtml

Uma curiosidade: Os siberianos tem um método de tomar amanita onde após um participante ingerir o cogumelo, tem sua urina tomada por um segundo participante, que urina para o consumo de um terceiro e assim sucessivamente pois grande parte do ácido ibotênico que vira muscimol (o principal composto ativo do AM) é expelido na urina e serve de dose para os usuários seguintes.

Espero que essas informações te ajudem! Seja muito cauteloso com esse coguemelo e sua dosagem e se puder te dar um conselho: evite usar qualquer substância que não conheça se estiver gripado ou doente. Pode te trazer sérias complicações!

Abraços,

Agarikon
 
Acabei de dar uma pesquisada e encontrei vários relatos citando que Amanita em doses baixas realmente pode causar anestesia corporal e euforia!

Vou experimentar um chá bem fraco algum dia desses.

Valeu pelo relato!!

Abraço
 
Acabei de dar uma pesquisada e encontrei vários relatos citando que Amanita em doses baixas realmente pode causar anestesia corporal e euforia!

Vou experimentar um chá bem fraco algum dia desses.

Valeu pelo relato!!

Abraço
Eu fiz um chá com os amanitas que comprei na internet (amanitas que sofreram um processo de eliminação do principio alucinógeno). O gosto é bem bom, fica levemente salgado, e bem laranja. Só te aconselho a pesquisar bem a temperatura da água pra não degradar os alcaloides. Não tenho muita experiência, mas acredito que o chá não seja muito alucinógeno (posso estar errado), vale a pena guardar o bagaço utilizado para outra ocasião.
 
Interessante esse lance dos cogumelos sem o ácido ibotênico! Dizem que o sabor dos Amanitas é delicioso, até mesmo o branco que pode ser fatal se ingerido.

Estava pesquisando aqui e pode ser que você tenha encontrado Amanita Muscaria var. Persicina, uma variante que costuma nascer em associação com as raízes dos pinheiros e que é um pouco mais alaranjada.

Talvez seja um Amanita Muscaria comum bem velho mesmo!

De qualquer forma é muito difícil identificar um cogumelo sem ter espécies em todas as fases do ciclo de vida do fruto, se tivessemos fotos de exemplares jovens poderíamos tirar conclusões melhores... :)
 
Interessante esse lance dos cogumelos sem o ácido ibotênico! Dizem que o sabor dos Amanitas é delicioso, até mesmo o branco que pode ser fatal se ingerido.

Estava pesquisando aqui e pode ser que você tenha encontrado Amanita Muscaria var. Persicina, uma variante que costuma nascer em associação com as raízes dos pinheiros e que é um pouco mais alaranjada.

Talvez seja um Amanita Muscaria comum bem velho mesmo!

De qualquer forma é muito difícil identificar um cogumelo sem ter espécies em todas as fases do ciclo de vida do fruto, se tivessemos fotos de exemplares jovens poderíamos tirar conclusões melhores... :)
Legal, não sabia que existia essa variante de cor laranja.
 
Back
Top