Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Precisamos investir mais em ISOLAMENTOS

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Foi ver o exemplo da nossa amiga Swellen, que eu pensei:
Como novata que chegou aqui esses dias deixou TODO mundo com o queixo caído com seus casings magicos ?
A resposta , meus caros amigos:
Isolamento - Especializaçao do micelio em fazer o que sabe da melhor maneira possivel.
Deteriorar material organico E Reproduzir-se de maneira eficaz.

Um "ensaio" meu antigo sobre isolamento também deu ótimos resultados.

Muitos flushs bem definidos, grandes cogumelos e carimbos BEM escuros.
Enquanto hoje em dia, quando parto de MUlti-Esporos tenho até uma boa produçao, porém os tamanhos variam muito, os flushs nao sao tão definidos assim - nao vai muito além do 4o flush um bolo comum.

Entao um conselho a todos:

Escolham uma raça especial, que seja de sua preferência, que tenha alguma ligaçao com voce e parta para um isolamento.

Com isso, os carimbos gerados por esses cogumelos serão melhores e o nível de variaçao cai muito.

Só pra quem quiser :)
 
Isolamento sem dúvida oferece execelentes resultados. Mas um isolamento bem feito só atraves de placas petri e ai o negócio ja complica, requer um certo investimento e assepcia redobrada, mas isolamento vale mto apena, mesmo que seja por clonagem em cultura líquida. Alias incoluar com CL é mtooo melhor, leva a metade do tempo a colonização.

Oq eu vejo também são mtas pessoas limitadas ao clássico PF. Po várias tecnicas legais com excelentes resultados como bulk e casing, algumas até mais simples e de facil execução que bolos. :cool::pos:
 
Isolamento sem dúvida oferece execelentes resultados. Mas um isolamento bem feito só atraves de placas petri e ai o negócio ja complica, requer um certo investimento e assepcia redobrada, mas isolamento vale mto apena, mesmo que seja por clonagem em cultura líquida. Alias incoluar com CL é mtooo melhor, leva a metade do tempo a colonização.

Oq eu vejo também são mtas pessoas limitadas ao clássico PF. Po várias tecnicas legais com excelentes resultados como bulk e casing, algumas até mais simples e de facil execução que bolos. :cool::pos:
Ae que TODOS se enganam.
Existem DUZIAS de substratos seletivos para isolamento, alguns muito acessiveis e faceis de trabalhar:
Papelao , fita crepe, palja de bananeira, fiapos de fibra de pó de côco, folhas secas de PINNUS, estrume(porque nao)....
Basta colocar a imaginaçao pra trabalhar.
Quer fazer um isolamento simples?
coloque um pedaço de papelão embaixo do bolo e umideça regularmente.
o micelio avança sobre o papelao já possibilitando a coleta de material pra fazer uma seringa com micelios.
A bundinha do cogumelo que ALGUNS INFIÈIS cortam, também sere de ponto de coleta.
Isso seria um trabalho a longo prazo de melhoramento genético das nossas strains.
 
Ah miceliao, e o PF nao é basico, mas sim uma tecnica avançadissima.

Ele é a diferença BAsica sim entre Coletar cogus na natureza e Cultiválos dentro da sua casa.

Eu mesmo por exemplo só cultivo em bolos, pela praticidade, rapizes e acima de tudo possibilidade de coletar-se carimbs limpos.
 
Fala Alien, entao.. todos esses materiais q vc citou são seletivos, ou seja, irá desenvolver somente(ou nao) micelio nele, mas não quer dizer que outros microorganismo não estejam presentes e na hora de inocular um material desses, tu sempre fica na dúvida se vai junto algum contaminante mesmo esterelizando em H2O2. Já nas placas petri a seleção é unica, se pintar contaminante vc vai saber. Placas petri são mto mais seguras.

PF são execelente pra quem gosta de um cultivo fácil, simples e rápido, mas se vc quer ter frutos mais desenvolvidos e em maiores quantidades casing/bulk são mtooo melhores. E cultivos em compostos, se vc tiver o minimo de preocupação com assepsia dá pra coletar carimbos limpos também.

Eu penso assim. Pra isolamento, carimbo limpos e teste de viabilidade de fenotipos o melhor é PF mesmo, mas assim q obter um fenotipo legal, se quiser produzir em escala maior parte pros compostos.

Como eu disse acima, uma forma supersimples de isolamento é atraves de cultura líquida. Jogou um pedacinho do cogumelo no karo+agua esterelizada, tchrammm tá lá o micelio vivinho. :pos:
 
Com certeza....isolamento é muito importante!!!

Cuidado de mais, nunca é em excesso!!!

Bons frutos pra todos!!!

OBS: Estou com meu cultivo na fase de incubação ainda...´Gostaria de fazer casing, mas num sei ao certo como fazer...já li bastante, mas ainda tenho mtas duvidas,...alguém poderia me mostrar passo a passo o casing...explicanto bem legal e facil???

Abraços
 
Com certeza....isolamento é muito importante!!!

Cuidado de mais, nunca é em excesso!!!

Bons frutos pra todos!!!

OBS: Estou com meu cultivo na fase de incubação ainda...´Gostaria de fazer casing, mas num sei ao certo como fazer...já li bastante, mas ainda tenho mtas duvidas,...alguém poderia me mostrar passo a passo o casing...explicanto bem legal e facil???

Abraços


Mais explicado que na biblioteca impossivel!!!!
Mas vamos lá!! não vou falar sobre assepsia acho que não é necessario ok?
Pega a bandeja onde será feito o casing (bandeja ou o que for) faça uma camada de vermiculita ou fibra de côco ambas hidratadas (isso já foi amplamente discutido
em outros post, alguns colocam a camada outros não) coloque o micélio usando uma colher ou garfo pra tirar dos copos, tampe (nada de luz) e coloque dinovo pra incubar na temperatura que estava usando antes nos copos, passado uns 3 dias de uma olhada notando desenvolvimento do micélio cubra com uma camada do que vc for usar pra fazer o casing no meu caso uso coco de vaca+pó de coco e vermiculita uns dois centimetros a camada, guarda de novo e espera colonizar tudo, outras camada espera colonizar (depende da altura que vc tem do recipiente) depois uma camada de vermiculita e dá um choque e manda pro terrario!
E seja o que deus quiser!!!



Voltando ao tópico, acredito que tambem seja facil se fazer a separação do micelio tentei de duas maneiras, cultura liquida e papelão, e depois todos os outros cultivo foram direto pelo cultura liquida, bem mais rapido e mais pratico!
O agar ainda não tentei, tenho um certo receio ainda!
Mas esse lance de melhorar a raça dos nossos cogus, acho que deve ser um objetivo interessnte de se alcançar e tambem algo mais pra discussão no forum!!!!

Abraço a todos
 
Concordo com o alienardo... isolamento é importântissímo, além de manter boas características das Strains..
Isso vai e está me ajudando muito com o meu selvagem que estou desenvolvendo, em meu segundo passo com eles(o primeiro passo foi obter esporos limpos lembra? rsrsrs)...
A importância de isolamentos, é obvia!!!

Só uma dúvida Alien, como fasso seringas com o papelão como você disse???
Sei clonar em papelão mas, não utilizo seringas, como poderia fazer? Em que parte da história elas entrariam??

Paz e conhecimento para todos!
 
Concordo com o alienardo... isolamento é importântissímo, além de manter boas características das Strains..
Isso vai e está me ajudando muito com o meu selvagem que estou desenvolvendo, em meu segundo passo com eles(o primeiro passo foi obter esporos limpos lembra? rsrsrs)...
A importância de isolamentos, é obvia!!!

Só uma dúvida Alien, como fasso seringas com o papelão como você disse???
Sei clonar em papelão mas, não utilizo seringas, como poderia fazer? Em que parte da estória elas entrariam??

Paz e conhecimento para todos!

Raspe o material vivo de cima do papelao da mesma maneira que faz com carimbos.(ou use um estilete afiado, evite amassetar o micelio vivo.)

Dê pelo menos 24h para o micelio se "abrir" na agua e pode inocular.
querem ver um exemplo otimo de isolamento?

Vejam os cultivos do SHANTI.

Ele tem como costume sempre isolar uma strain boa antes de começar o cultivo, ou seja - isolamento é um dos requisitos basicos pra quem tem vontade de desenvolver uma strain com sucesso.
 
Os camaradas que têm experiência em isolamentos poderiam colaborar com um post. :pos:​


Para quem domina inglês é fácil conseguir informações em outros sítios.​
 
E aê galera! Trabalho com isolamento há alguns anos.
Vou tentar passar algumas dicas.

Material:

- Para boa parte dos fungos decompositores (não-micorrizicos), pode-se utilizar meio PDA (ágar batata dextrosado) para o trabalho (dá pra comprar o meio pronto em lojas de laboratório ou fazer "in-house" com ágar e batatas).
- Gosto de utilizar placas de Petri descartáveis, que já vêm esterilizadas (também consegue em loja de laboratório).
- Rolo de plástico PVC, sacos plásticos de polipropileno, algodão, elástico.
- Canetinha para retroprojetor.
- Dois instrumentos: bisturi e pinça (consegue em lojas de materiais odontológicos).
- Panela de pressão (não precisa autoclave).
- Bico de bunsen ou boca de gás (dá pra improvisar no fogão).
- Detergente (tipo Veja), sabão líquido, hipoclorito (Qboa), alcool 70%
- Obs: não precisa câmara de fluxo.

Método:

- Preparar PDA e esterilizar (pode ser em panela de pressão, por 15 min.).
- Fazer assepsia de uma mesa ou bancada (a sequencia: hipoclorito, enxagua, detergente, seca, passa álcool é uma boa)
- Distribuir PDA nas placas (cuidado! PDA muito quente pode derreter as placas se forem de plástico.)
- Não lave o cogumelo a ser isolado. No máximo, retire sujeiras superficiais de maneira seca, e sem dispersar um monte de contaminações pelo ar na sala de isolamento. Pode cortar fora pedaços nitidamente contaminados.
- Faça assepsia dos instrumentos. (Cobrir com sabão líquido puro, enxaguar, passar detergente, enxaguar, passar álcool 70º, deixar secar, flambar ao rubro na chama é um bom protocolo).
- Ao fazer assepsia dos instrumentos já fazer assepsia das próprias mãos.
- Flambar instrumentos antes de cada ação.
- Fazer cortes nas porções em que o contexto for mais volumoso, expondo tecidos interiores possivelmente descontaminados.
- Cortar e pinçar ou espetar pedaços bem pequenos (1~3mm3) descontaminados do contexto.
- Transferir para placas. Pode colocar uns 3 pedacinhos por placa.
- Vedar cada placa usando PVC.
- Anotar dados (data, espécie) com canetinha de retroprojetor nas próprias placas.
- Colocar placas dentro de saco de polipropileno. Adaptar algodão fazendo o papel de filtro, preso com elástico na boca do saco.
- Incubar por alguns dias, no escuro, monitorando periodicamente.
- Após crescimento, fazer nova transferência de micélio purificado para novas placas. (dar preferência a setores mais vigorosos da colônia)

Obs: geralmente nas primeiras placas o grau de sucesso não é muito alto, por isso é bom fazer muitas repetições se for possível. Às vezes são necessários até uns 5 repiques para conseguir uma cepa bem pura.

Ah... isolamento a partir de tecidos do cogumelo, gera clones. Já o isolamento a partir de esporos gera indivíduos distintos do cogumelo inicial. É necessária a colaboração de dois esporos para gerar um micélio capaz de produzir frutificações. São possíveis muitas diferentes combinações de esporos compatíveis em uma esporada. Isolamento a partir de esporos é bom para gerar novas cepas em projetos de melhoramento.
 
Como surgiram algumas dúvidas quanto ao preparo e esterilização do ágar, aí vão umas dicas:

- num frasco de vidro de 600ml (esses de conservas) bem lavado, coloque 10g de PDA (BDA) e 250ml de água.
Obs: A composição do meio vai depender da espécie que vc quer isolar. Qualquer meio com ágar não serve... Imagino que PDA (BDA) vai servir, mas se me disser a espécie do cogumelo posso sugerir outras alternativas.

- feche o vidro com papel kraft (acho que papel de pão também serve) e elástico.

- não use a tampa original do vidro.

- coloque o vidro na panela de pressão.

- coloque água na panela (suficiente para não secar durante a esterilização).

- o vidro pode ficar parcialmente mergulhado desde que não entre água. A água fervendo mexe, mas o vidro tem que ficar de pé. Pode usar outros frascos com meio ou simplesmente com água, para escorar.

- faça a panela funcionar por uns 20 minutos depois que chegar na pressão.

- desligue o fogo.

- se deixar o meio na panela quente por muito tempo, vai caramelizar (escurecer). Algumas cepas podem não crescer em meio caramelizado.

- para evitar isso, deixe a pressão baixar totalmente (confira levantando a válvula). Não baixe a pressão muito bruscamente. Daí abra a panela e tire o vidro com o ágar derretido.

- se não for usar na hora, pode guardar na geladeira ou até no freezer.

- o ágar vai endurecer, claro.

- quando for usar, coloque no microondas até derreter o ágar completamente.

- deixe esfriar (ou resfrie na torneira) até uma temperatura que não vá danificar as placas.

- tem que ser placas esterilizadas.

- coloque o ágar nas placas.

- deixe solidificar.

- se não for usar na hora, vede com filme de PVC e coloque na geladeira (no freezer não).

Um abraço!
 
Iae chico!
Rapaz precisamos DOUTRINAR o pessoal a partir pros isolamentos.
Os bancos estao todos selvagizados, a maior parte das strains perdeu o "fenotipo" caracteristico e virou tudo "cubensis sp".
ME AJUDE :)
:pos:
 
Ae morta eu estou fazendo multicultivo aqui, e uso tanto cakes, como centeios e estou isolando ecuador em agar agar, ja tenho uns 5 pratos de uma strain bem rizo, qdo tiver paciencia ue posto umas fotos pra galera ai...

á quem diz q sem hepafilter eh muito dificil fazer isolamentos, e digo q isso é um engano pois com uma boa assepsia é possivel sim! Isolamento nao é uma coisa q seja dificil mas sim q da trabalho e exige paciencia, se vc tiver tempo e analizar com precisao oq vc precisa fazer é possivel sim!

Basta um banhero ou uma cozinah bem limpa com uma glovebox com alcool em spray como arma princial contra os competidores(isso claro depois de previamente passado pro uma PP :])

Espero ter bons resultados da minha primeira experiencia de isolamento...

abs
 
Back
Top