Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Potes de 100ml de polipropileno

shroower

Artífice esporulante
Cultivador confiável
17/11/2005
815
80
Esse método foi sugerido pra mim por um cara dos US quando eu comecei a notar certas dificuldades em arranjar materiais aqui.
Ele sugiriu que eu usasse potes de 100ml ou até 80ml desses de coleta de amostras para laboratório, usados em hospitais, vendidos em farmácia, feitos em polipropileno (e por isso autoclavável) e depois que o micélio já tivesse tomado conta dos potinhos (fiz com 20 e usei comida de passarinho), fazer grain transfer para a mesma quantidade de comida de passarinho e misturar ou então simplesmente juntar os bolinhos e fazer casing com coco coir.
No caso, eu fiz a transferência dos grão (1kg de grãos colonizados para 1kg de grãos não colonizados) e misturei. Em 4 dias já estava quase todo conteúdo colonizado denovo e virou um bolo grande depois fiz um casing só com coco coir (por falta de vermiculita) e funcionou bem.
Os potes tem tampinhas de rosca, não dá tanto trabalho quanto ficar fazendo tampa de papel alumínio pra copo por exemplo, além de colonizarem completamente bem rápido devido ao tamanho.

Bom, esse foi meu primeiro cultivo, não sou nada experiente com isso ainda mas funcionou com os p. cubensis brazilians.
 
Não, sem problemas de contaminação. Fiz bem rápido usando máscara e luva, em cima da mesa do quarto, limpa e evitando correntes de ar (janelas fechadas).
 
Parece ser prático, mas se precisa de muitos para se ter uma boa produção. O ideal seria arranjar maiores que este, mas não sei se existem, com exceção de um de 1L que tem no sporeworks que já vem com filtro para trocas gasosas. Aparentemente muito bom, mas custam os olhos da cara.

Como que se faz para permitir trocas gasosas nestes copinhos? Você fura eles?
 
Waver disse:
Como que se faz para permitir trocas gasosas nestes copinhos? Você fura eles?

É. Vc pode fazer um buraco (já vai ter que fazer mesmo pra inocular) e cobrir com micropore que nem nos de alumínio, ou ainda pode usar perlom que nesse pote fica bem mais preso e seguro do que nas tampas de alumínio.
 
Última edição por um moderador:
Eu e o colega Sabbath, começamos a usar potes plasticos com tampa daqueles para comida, tipo quando compra farofa ou outra coisa já pronta, e eles se mostraram muito eficientes tambem , sendo resistentes à panela de pressao.

Todo recipiente de platico que tenha em baixo a numeraçao maior que 4 nao derrete a mais de 120º graus, eles tem nomes especificos para cada numero, mas eu nao faço ideia de quais sejam.

Esses potinhos eu costumo usar para culturas em meio de cultivo liquido, se mostram muyito eficientes mesmo.
 
Realmente pude comprovar o quanto os potes de polipropileno são eficazes. Estou no final da fase de colonização com recipientes de 300 mls e achei perfeito: raso e largo. Os potes são parecidos de uns que vi por aqui em algum diário de cultivo.

Só trocaria os potes de polipropileno se eu achasse aqui no Brasil este "wide mouth jar" de 1 ou 1/2 pint, pois me parecem muito práticos também devido ao seu sistema de tampas. Mas já cansei de procurar e nada. Também já procurei os sacos para autoclave já com filtros e nada.

prod-0002421-prod.jpg
 
Back
Top