Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Posso usar o micélio para inocular outro substrato?

Psicosmos

Hifa
Cadastrado
27/01/2019
11
5
36
Olá amigos, estou com dois micélios prontos mas que aparentemente não iram se desenvolver, acredito que esses dois micelios pararam o desenvolvimento pois não ha mais nutrientes no substrato em que estavam pois demorou 80 dias para se formarem por completo!

O que aconteceria se eu tirasse um pequeno pedaço e colocasse em um pote com um substrato já esterilizado?
 
O nome disso é clonagem. Pode fazer CL ou em papelão e mel. Tem bastante sobre isso no forum, inclusive tutorial.
Normalmente é feito em placa petri.
Acredito que fazer diretamente no substrato seja mais difícil e suscetível a contaminantes.

Agradeço pela resposta, estarei pesquisando mais sobre os assuntos citados!
 
Se ainda estivem no copo eu tentaria essa técnica concomitantemente:

Poupando tempo

Comigo já aconteceu que os bolos e casing saudáveis entraram no terrário e não frutificaram.

Então só resta reiniciar todo o processo desde a confecção da seringa até enviar bolos ou casings para o terrário, novamente.

Venho poupando tempo desde que comecei a usar o procedimento abaixo:

1 – Esterilizar um pote com milho de pipoca.

Todo o procedimento está aqui: Casing - Milho de Pipoca - Substrato para Casing

2 – Limpe uma caixa plástica, internamente e externamente. Em ambiente limpo, ponha a caixa plástica sem tampa deitada sobre a mesa de trabalho. Derrame álcool dentro da caixa. Tome banho com protex, use máscara e luvas antes de iniciar o trabalho.

3 - Limpe o pote que contém o substrato 100% colonizado, o pote com milho esterilizado e um estilete com toalha de papel umidecido em álcool. Corte 3 folhas sobrepostas de papel alumínio para servir de tampão


4 – Coloque os potes, estilete, o tampão e fita durex dentro da caixa plástica (glove box). O substrato 100% é sacado do pote e o pote é virado sobre o tampão.

5 - Com o estilete corte o centro do tampão do pote de milho, faça um grande X.

6 - Vire o pote de milho sobre o pote vazio, de onde o substrato 100% foi sacado.

7 – Depois que todo milho foi transferido, cubra com o tampão de papel alumínio e lacre com fita durex.

O micélio que ficou aderido a parede do pote promove a colonização do milho.

A colonização é mais rápida porque é através de micélio e não seringa de esporos.
 
Na minha opiniao se demorou tanto para completar um copo nem vale a pena tentar pasar para outro substrato..
Se por outros motivos vc nao tem. nem esporos.. nem outras culturas para reproducir.. entao eu usaria para pasar a petri e ver se aprece algum contaminante..(bacterial ) e lograr limpar o micelio e fortificalo numa outra placa..
Abz
 
Back
Top