Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

possível contaminação

Flack

Hifa
Cadastrado
11/05/2021
4
8
34
Estou começando no cultivo e dessa vez me deparei com essas manchas alguns dias após 1 flush... devo jogar fora?
separei esta bem pequeno mas ja tirei do terrario pra o outro que fiz flush nao apresentou essas manchas.
se for

IMG_20250213_123225.jpgIMG_20250213_123251.jpg

Sim, trichoderma provavelmente. Pode descartar.

Pode ter sido muito exposto ao realizar o dunk ou usou água não mineral, talvez

A verdade é que não da pra saber onde foi, mas sim, foi contaminado :(

Eles tão crescendo, algumas pessoas arriscariam manter pra ver se os cogumelos vão crescer. Mas é aquela história, se eu vejo que um pão de forma está com bolor, eu descarto o saco inteiro, e não só a fatia

Upvote 0
Eles tão crescendo, algumas pessoas arriscariam manter pra ver se os cogumelos vão crescer. Mas é aquela história, se eu vejo que um pão de forma está com bolor, eu descarto o saco inteiro, e não só a fatia
Bobagem, tu não vai comer o substrato, não se aplica a comparação.
Sim, trichoderma provavelmente. Pode descartar.

Pode ter sido muito exposto ao realizar o dunk ou usou água não mineral, talvez

A verdade é que não da pra saber onde foi, mas sim, foi contaminado :(
Não parece trichoderma, parece penicillium, só de ver os cogumelos tão próximos da contaminação e aparentemente se desenvolvendo dá pra dizer que não é trichoderma.

Trichoderma é um fungo parasita de fungos, quando contamina com ele, a produção inteira vai pro saco.

Do jeito que apareceu as manchas , que provavelmente são maiores no interior do substrato é contaminação do spawn utilizado, por acaso foi milho inoculado diretamente com esporos?

Upvote 1
Bobagem, tu não vai comer o substrato, não se aplica a comparação.

Não parece trichoderma, parece penicillium, só de ver os cogumelos tão próximos da contaminação e aparentemente se desenvolvendo dá pra dizer que não é trichoderma.

Trichoderma é um fungo parasita de fungos, quando contamina com ele, a produção inteira vai pro saco.

Do jeito que apareceu as manchas , que provavelmente são maiores no interior do substrato é contaminação do spawn utilizado, por acaso foi milho inoculado diretamente com esporos?
Foi comprado essa . Mas sim. Spawn de milho.

Upvote 0
Foi comprado essa . Mas sim. Spawn de milho.
Vish...

Provavelmente foi feito isso, esporos são sujos, porque eles são depositados ao "ar livre", e grãos são muito nutritivos, o que é um problema quando tem um possível competidor.

Tipo, vai ter um esporo de mofo no carimbo quer tu queira ou não, por isso que a PFTEK, que é menos nutritiva e tem uma camada protetora de vermiculita acaba sendo sempre o que indicamos para iniciantes.

O que eu faço e indico e tem uma taxa bem boa de sucesso, eh fazer PFTEK, mas fazer um disco invés de fazer um copo inteiro, e usar ele pra inocular milho... O micélio já consolidado é muito mais competitivo e por isso contamina muito menos.

Eu adorava grain to grain, mas as vezes um pote que parece que está maravilhoso pra usar como inoculante tem um contaminante escondido, com os discos de PFTEK nunca mais deu problema.

E esporos em ágar eu não faço pq demora muito mais que a PFTEK pra eclodir e o resultado é praticamente o mesmo.

Botei em anexo aqui um puck de hockey, porque eh assim que chamam esses discos, PFTEK puck.

Anexos

• 1739747904810.png
    1739747904810.png
    626 KB · Visualizações: 2
Upvote 0
Back