Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível contaminação?

joaoCogumelao

Esporo
Cadastrado
17/07/2024
4
2
Pessoal, bom dia. Aniversariei esses bolos alguns dias atrás, eles estão crescendo muitos micélios aéreos, apesar dos furos q eu tinha feito(são 8), cheguei a conclusão de que estava ventilando eles por pouco tempo e o ar não estava renovando. Porém, hoje abri o terrário pra ventilar e dei uma olhada nos bolos, vi em dois deles o surgimento de umas bolas meio amareladas esbranquiçadas, não sei dizer se são pins porque não têm a parte marronzinha no chapéu, vocês acham que pode ser contaminação??20240825_114201.jpg20240825_113859.jpg

Cara, é algo diferente, mas por hora me parece mais um cogumelo esquisito nascendo do que uma contaminação. Vai observando...

Upvote 0
Cara, é algo diferente, mas por hora me parece mais um cogumelo esquisito nascendo do que uma contaminação. Vai observando...
Aconteceu o mesmo comigo, depois de 5 dias ele ganhou mais cor e cresceu normalmente, era um pin meio esquisito.
Salve pessoal, obrigado pelas respostas e perdão pela demora, queria responder vocês ja com as atualizações. As bolas não se desenvolveram mais e aparentemente estão inertes, cheguei a fazer alguns cortes em uma que ficaram azuis, confirmando que ainda são o micélio, os bolos têm desenvolvido pins normalmente agora.
Cheguei a consultar uns fóruns na gringa e vi um pessoal q limpou a caixa com água sanitária antes de aniversariar relatarem "deformidades" muito parecidas, eu mesmo coloquei muita agua sanitária na água q fica na argila expandida e só fui trocar um tempo depois, acho que pode ser isso. Segue foto dos pins😁20240831_133236.jpg20240831_133230.jpg20240831_133233.jpg

Upvote 0
Back