Possível contaminação ? Primeiro cultivo, Preciso de ajuda !

JooJ

Esporo
Membro Novo
Galera, este é o meu primeiro cultivo, preparei tudo com o maior cuidado, esterilização e limpeza possível, mas sei que ngm está livre de contaminação, principalmente quem está começando Hahaha... Enfim, inoculei no dia 06 de Setembro, e minha ansiedade me fez abrir a incubadora p olhar a condição, enfim: Inoculei 3 copos, deles 1 aparenta estar 100% saúdavel e 2 possui alguns grãos meio amarelados, é uma possível contaminação ?? Gostaria de ajuda, pois se sim, queria descartar o mais rápido possível para não por em risco o bolo saúdavel, já que ambos estão na mesma incubadora. Desde já agradeço de coração quem leu até aqui, e pela atenção de quem puder ajudar.

Anexos

JooJ

Esporo
Membro Novo
Fala mano, boa noite, eu acho que ainda ta cedo pra dizer o que é, mas tem uns que estão estranhos.. aguarde mais um pouco pra confirmar.
Tem outros que estão muito bonitos! Parabéns :)
É comum contaminar nos primeiros cultivos, não fique triste, se 1 der certo já é o suficiente pra continuar :)
Obrigado Mano, de vdd, eu realmente queria identificar p separar caso a resposta for sim, seria muito arriscado esperar mais um pouco ?

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
seria muito arriscado esperar mais um pouco ?
Se seus potes estão bem vedados, tem problema nenhum, não vai passar de um pro outro por estarem no mesmo ambiente (com os potes fechados, logico)
Mas se quiser garantir, tira esses "estranhos" de perto do resto, espera mais 1 semana pra ver como avançou, se realmente for contaminação é só descartar

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Galera, este é o meu primeiro cultivo, preparei tudo com o maior cuidado, esterilização e limpeza possível, mas sei que ngm está livre de contaminação, principalmente quem está começando Hahaha... Enfim, inoculei no dia 06 de Setembro, e minha ansiedade me fez abrir a incubadora p olhar a condição, enfim: Inoculei 3 copos, deles 1 aparenta estar 100% saúdavel e 2 possui alguns grãos meio amarelados, é uma possível contaminação ?? Gostaria de ajuda, pois se sim, queria descartar o mais rápido possível para não por em risco o bolo saúdavel, já que ambos estão na mesma incubadora. Desde já agradeço de coração quem leu até aqui, e pela atenção de quem puder ajudar.
Os dois primeiros e os dois últimos podem ser contaminação pela velocidade com que o micélio se espalhou sem ficar branco vivo. Mas aguarde mesmo, se o micélio não esbranquiçar e prosseguir a colonizar muito mais rapidamente que os copos normais, é contaminação. Espera até sexta. Se continuar em dúvida, envia foto de novo dos bolos em dúvida.

JooJ

Esporo
Membro Novo
Os dois primeiros e os dois últimos podem ser contaminação pela velocidade com que o micélio se espalhou sem ficar branco vivo. Mas aguarde mesmo, se o micélio não esbranquiçar e prosseguir a colonizar muito mais rapidamente que os copos normais, é contaminação. Espera até sexta. Se continuar em dúvida, envia foto de novo dos bolos em dúvida.
Muito obg pela dica, eu abri a incubadora novamente ontem e ñ tive como tirar fotos, mas percebi que esses bolos duvidosos estão mais esbranquiçados e tomou conta do copo totalmente (os dois), e mantém alguns grãos de arroz amarelados... estariam esses contaminados ???

Já o outro copo se mantém perfeito 🙏🏻 as ifas já se conectaram e agora o miscélio está a descer, só queria uma palavra certa, se devo separá-los... mas meus copos estão bem vedados.

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Superior