Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Possível contaminação - Primeiro Cultivo - Início 11/06/2020

CogumeloAzul

Hifa
Cadastrado
25/06/2020
52
9
25
E aí, galera. Tudo bem? Espero que sim! Enfim, iniciei meu cultivo no dia 21/06/20. Há uns dias dei uma olhada em um dos copos e estava meio verde musgo, pesquisei e acredito que seja o tal do Doende Verde. Como sou inciante esperei mais um tempo para ver se não era normal e a contaminação parece que aumentou e se apresenta muito parecido com o Doende. Anexei algumas fotos comparando o bolo que está possivelmente contaminado e outro que se encontra normal. Esta contaminação é realmente o doende? ou algum outro tipo? Obrigado desde já pela ajuda.
 

Anexos

  • contaminado.jpeg
    contaminado.jpeg
    92.3 KB · Visualizações: 68
  • normal.jpeg
    normal.jpeg
    75.8 KB · Visualizações: 70
O próprio!
Pode descartar do jeito que tá, nem vale apena tentar recuperar esse paciente.

Obrigado! O segundo está saudável, certo? Ambos foram inoculados no mesmo dia, mas o micélio do segundo está bem menor e não sei se isso pode ser um problema, faltam 9 dias para completar os 20 da inoculação.
 
Upvote 0
Tem uma parada estranha, mas acho que pode ser reflexo no pote kkkk Mas tá muito pequeno esse micélio mesmo, espera pra ver, descarta esse não, se não tem nenhum sinal de contaminação ainda...
 
Upvote 0
Tem uma parada estranha, mas acho que pode ser reflexo no pote kkkk Mas tá muito pequeno esse micélio mesmo, espera pra ver, descarta esse não, se não tem nenhum sinal de contaminação ainda...
Certo!! Realmente na foto alguns pontos ficaram escuros, mas o micélio está dessa cor, branquinho. Vou esperar pra ver porque onde eles estão não tem tanta passagem de ar e vi que isso pode atrasar a colônia mas que um furo e um esparadrapo micropore pode ajudar. Por conta de ser iniciante não fiz furo nenhum ainda, estou aguardando os primeiros 20 dias para tomar uma decisão.
 
Upvote 0
Se ocorreu tudo bem no processo de esterilização, não precisa ter tanto receio, se estiver tampado com micropore está tudo bem.
Nessa fase não é necessário troca de ar, não seria isso que faria dar errado nessa fase.
 
Upvote 0
Back
Top