Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Por que bocejamos tanto?

Mr. Lango

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/05/2006
747
73
44
Toda vez que eu tomo o cha ou como os cogumelos, antes de bater eu fico numa abrição de boca, que eu e ealguns amigos ja sabemos que e o sinal que vai bater. Todos voces sao assim? E depois, continua a abriçao de boca mais gostosa do mundo que eu to morrendo de saudades de sentir e ai quando se abre a boca fica doido de novo. Com voces tambem e assim?
 
Eae Calango.. olha kra, eu bocejo soh antes de bate a trip... eu acho que seria o caso de oxigenação cerebral... sei la, a ciencia hj explica tanto sobre o bocejo que nem msm eu sei qual é a resposta certa... se ajudei... fika aki meu recado!
vlw aew
 
Boa pergunta viu. Comigo tbm acontece isso, fico o tempo todo bocejando, parece que sua boca vai engolir o mundo e ñ vai fechar mais...rsrs.. eu tbm to com saudades desses bocejos...gostaria msm de saber pq acontece isso, nesse caso?

=]
 
Para mim esse é o efeito ANSIEDADE. Podem perceber que na maioria das vezes passam quando atinge-se o ápice da trip.
 
talvez tenha a ver com o relaxamento muscular que a pscilo promove. comigo, além de bocejos, rola muita, muita baba a cada bocejada.
 
Já notei isso tbm... mas pra mim, enquanto estou na trip, a cada ponto forte, a cada onda gigante que vem, eu bocejo... e muito, muito mesmo... durante toda a trip
ja relacionei com algo espirita, pois, as vezes que transcendi meu corpo, sentia as mesmas sensações que o "vrrrrrrrrrrrrmmmm" (sabe aquele, debaixo do ouvido) de qdo vc boceja... isso pensando em algum "escape" do nosso corpo... imaginando entidades entrando e saindo do corpo a cada bocejo... tremenda viagem...
mas acho melhor mesmo as explicações fisicas do corpo, como o relaxamento causado.
este tópico dá pano pra manga...
 
O SONINHO jah respondeu!

É que ao bocejarmos estamos oxigenando o cérebro. É normal todos terem isso antes da trip.
:pos:
 
Olá prá vcs :)

Também tenho dúvidas sobre POR QUE bocejamos pouco antes do cogu bater!

Não acho que se trata somente de ansiedade, pois é um sinal muito específico do organismo. Entretanto, posso estar enganada .. hehe :D

Pela experiência que tive com alguns amigos, TODOS nós bocejamos antes daquela marretada na cabeça ( ahh, que coisa maravilhosa ;) )
Pesquisei em alguns lugares e nada achei!!
Vamos ter fé... uma hora descobriremos !! :pos:

Até mais!!!
 
HAHAHA muito engraçado!!!!:D :D :D :D :D
Eu tbm bocejo muito quando estou sob efeito dos magicos. Pra mim esses sao os famosos "bocejos lisergicos".
:?: Alguem aqui nao sente isso:?:
Gostei!
MUITO AMOR e bocejos lisergicos a TODOS!
 
Fala galera,
como já disseram acima deve ser devido a oxigenação do cerebro, uma vez que sobe o efeito dos cogumelos magicos ele tende a aumentar o seu metabolismo e o cerebro é o orgão do corpo que mais necessita de oxigenação (é o primeiro a ser lesado no caso de paradas respiratorias).

Na trip mais pesada que eu tive que foi atraves de um chá com cogu selvagens, durante grande parte da viagem eu estava ofegante, nessa eu não bocejava mais respirava muito mais que o normal.
 
é verdade... eu já destendi o musculo do maxilar numa bocejada durante uma trip... agora o porque desses bocejos, prefiro nem especular..
 
Fala galera,
como já disseram acima deve ser devido a oxigenação do cerebro, uma vez que sobe o efeito dos cogumelos magicos ele tende a aumentar o seu metabolismo e o cerebro é o orgão do corpo que mais necessita de oxigenação (é o primeiro a ser lesado no caso de paradas respiratorias).

Na trip mais pesada que eu tive que foi atraves de um chá com cogu selvagens, durante grande parte da viagem eu estava ofegante, nessa eu não bocejava mais respirava muito mais que o normal.

ae ..
isso nao deve ser..
o metabolismo nao fica acelerado nao cara.
tanto que o corpo do cara GELA...
o bocejo é um dos "reflexos" mais instintivos do ser humano.
deve ser algum reflexo nervosona medula espinhal.
bnao esqueçam que antes de tudo , os cogumelos sao toxicos pro nosso organismo.
o efeito é apenas parte da nossa reaçao ao veneno do cogumelo.:pos:
 
Estranho né, foi a minha segunda experiencia essa viagem não foi tão "visual" quanto a primeira, porem foi pesada, intensa e dificil de controlar, me sentia o tempo todo proximo a bad.

Depois na terceira experiencia que foi mais "light" bocejei o tempo todo junto com as pessoas que estavam na mesma condição.
 
o bocejo aconteceu comigo quando tomei ayahuasca
de Santo Daime e de Ayahuasca, outra sessao so que mais light. bocejava sem parar por longos periodos. ja ouvi falar que sao as cargas negativas da pessoa sendo liberadas (sendo que depende da sua dose pra voce ver as coisas) como uma purificacao. como os cogumelos sao sagrados, deve ser relacionado esse efeito de bocejar, eu acho um efeito positivo pois da certa sensacao de alivio...
 
Primeiro, o vrrrmmmmmm q se escuta no ouvido é chamado de tinnitus (pronuncio algo tipo tinitaes), pode ter causas subjetivas ou objetivas. Objetivas do tipo até uma pessoa externa pode ouvir o humming. E subjetivas do tipo aqueles q só vc escuta e ninguém mais, mesmo com um estetoscópio em cima do suposto local de origem do som. Para a medicina, e eles são sempre bem paranóicos pra qualquer coisa q não é "normal", as causas do tinnitus são em geral desordens associadas à seus aparatos auditivos, algumas vezes é um problema neurológico, outras vezes é causada por algo q vc consumiu, perda de audição, estresse auditivo, desordens psicogênicas (leia: gerado por psicoses), talvez até um combo de causas. A percepção de sons pode ser tão subjetiva q simplesmente aumentar a atenção sonora neste chiado, simplesmente se concentrar no barulho pode torna-lo ainda mais alto, desconcentrar pode apagá-lo por completo.

A causa "física" possível para pelo menos o tinnitus subjetivo, pelo menos a q eu mais concordo, é q o seu ouvido tem um filtro de barulho (para quem entende de equipamentos de som: noise filter) q está sempre calculando uma razão entre som percebido e barulho residual do mecanismo de recepção e/ou barulho residual do próprio ambiente, por exemplo quando o som do ambiente tá muito alto, ele ajusta esse filtro (e muitos outros mecanismos) para reduzir o efeito da entrada de som e não danificar os sensores (isso pode ser feito adicionando um padrão de barulho q cancele o padrão recebido do exterior, ou ainda simplesmente diminuindo o ganho de determinadas frequências), depois q vc corta o estímulo o seu ouvido vai ter q reajustar a razão som percebido/barulho, até esse reajuste ocorrer o ouvido vai escaneando as frequências pra achar os espectros de menor barulho relativo, enquanto o ouvido não achar o espectro, é bem possível q o barulho esteja numa proporção maior do q o "normal" audível, nesse momento o barulho fica audível, simplesmente pq ainda não está sendo filtrado.

O seu ouvido tem mecanismos receptores de som extremamente sensíveis (desde pêlos até misturas líquidas q adquirem formas específicas dado determinado estímulo sonoro, cada qual tem sua especificidade em termos de frequências perceptíveis), muitos destes mecanismos são completamente físicos, uma outra parte é "digital" ou "elétrica" (por exemplo, memória sonora ou como dizer o q é dó, ré, mi, fá ou sol ou q seja, ou ainda reconhecer pessoas pela voz, tudo pela "memória"). Qualquer mecanismo físico está em movimento, mesmo q "parado", os pêlos estão continuamente se movimentando, os líquidos vestíbulo-cocleares tbm, mesmo dentro de uma câmara de perfeito isolamento sonoro, e esse movimento residual é convertido em sinal ao percorrer os mecanismos de audição, pois é um barulho inerente ao próprio mecanismo de percepção dos sons (teste com algum microfone, pluga ele, aumenta o volume e isola o bicho, ainda vai fazer algum chiado, por menor q seja), esse é um dos componentes do tal "barulho" q entra na razão som percebido/barulho, se a audição não filtrasse esse barulho, seria difícil identificar o som do mundo exterior pq eles estariam em constante "interferência", o q iria mascarar algumas frequências e ampliar outras, de forma "anormal", o ouvido resolve isso filtrando o seu som residual de acordo com o som percebido do ambiente.

Como adendo, devo dizer q o hmmmmm ou vrrrmmmmm ou barulho de um milhão de grilos juntos (q é a minha forma de transmitir a memória desse som) tem uma característica de som branco (white noise), claro q eu nunca poderia comparar um som q não pode ser gravado (subjetivo) com algo completamente objetivo como é o som branco, e isso explico melhor no fim. O som branco é um "barulho" composto por uma soma de "infinitos" componentes aleatórios de amplitude e frequências diversas q completam um espectro considerado flat (todas frequências com uma amplitude igual, só não sei dizer se white noise pode ter um tom, o q é possível, matemáticamente, mas improvável, exceto se for manipulado conscientemente), os humanos conseguem simular o som branco por um emissor de ondas baseado em um algoritmo "estocástico" (q calcula "aleatoriamente"). Na natureza o som branco ocorre nas circunstâncias em q o som percebido é uma multidão de frequências, tipo numa cachoeira (imagina os milhões de moléculas de água vibrando e colapsando de forma aleatória), os sons q as milhares de cigarras fazem na primavera (q possui tons bem definidos além do componente extremo de white noise) e ainda o do chiado da televisão não sintonizada (imagina milhares de impulsos trafegando em todas as direções em um meio completamente aleatório como o ar). O mecanismo de audição, por ser extremamente sensível e ao mesmo tempo possuir milhares de componentes de percepção, transdução, modulação e assim vai, inerentemente possui o chiado branco, e é o q eu acho q todos escutamos no tinnitus, esse chiado branco é extremamente útil pois é algo q o ouvido reconhece (como espectro sonoro) e consegue anular através de adaptação física, (e aqui eu faço a minha hipótese: ) ao anular o seu próprio barulho branco, o ouvido acaba por anular grande parte dos barulhos brancos do ambiente tbm, deixando um silêncio q pode ser preenchido por estímulos padronizados e memorizáveis (vc pode lembrar com grande precisão do espectro de um dó de determinado violão, mas nunca vai poder lembrar com exata precisão o som absolutamente aleatório de uma queda d'água). [um outro adendo é q os recentes avanços na arte eletrônica incorporam cada vez mais o white noise simulado, seja o q for q isto signifique].

---------------------
Quanto ao bocejo, ficaria com a hipótese de oxigenação do cérebro devido à pressão baixa e relaxamento muscular causados pelos enteógenos, apesar desta hipótese de oxigenação ainda ser extremamente controversa. Outras hipótese viáveis são: alongamento (justificado pelo relaxamento muscular, e alongamento possui diversas funções além de ajudar a relaxar, e todo mundo aqui certamente já deu aquela esticada gostosa de vez em quando), algum tipo de associação entre certos neurotransmissores e movimentos reflexos (serotonérgicos de vários tipos aparentemente causam maior quantidade de bocejos, pq possivelmente afetam o mecanismo químico desconhecido q dá o sinal: boceje), reestabelecer a pressão dentro dos ouvidos, aumentar o nível de alerta do organismo acordado, preparar o sono (e sob a influência de enteógenos desse tipo, dormir é muito difícil, mas o estado hipnagógico pré-sono é a norma), descarga de emoções e até mesmo tédio (este último faz extremo sentido, pois qualquer ocorrência "normal" comparada à intensidade das sensações do pico de uma onda de cogumelo vira um tédio, e nisso tá parte do seu potencial anti-social à longo prazo).
 
Primeiro, o vrrrmmmmmm q se escuta no ouvido é chamado de tinnitus (pronuncio algo tipo tinitaes), pode ter causas subjetivas ou objetivas. Objetivas do tipo até uma pessoa externa pode ouvir o humming. E subjetivas do tipo aqueles q só vc escuta e ninguém mais, mesmo com um estetoscópio em cima do suposto local de origem do som. Para a medicina, e eles são sempre bem paranóicos pra qualquer coisa q não é "normal", as causas do tinnitus são em geral desordens associadas à seus aparatos auditivos, algumas vezes é um problema neurológico, outras vezes é causada por algo q vc consumiu, perda de audição, estresse auditivo, desordens psicogênicas (leia: gerado por psicoses), talvez até um combo de causas. A percepção de sons pode ser tão subjetiva q simplesmente aumentar a atenção sonora neste chiado, simplesmente se concentrar no barulho pode torna-lo ainda mais alto, desconcentrar pode apagá-lo por completo. (...)


Muito interessante as explicações ,, e bem detalhada ,,
 
isso acontece comigo com a ayahuasca/ sto. daime/s. pedro/jurema/chaliponga/angico/:pos: lírio... também. é o sinal q a força tá chegando...
 
Esse tópico do Orkut eu abri 17 dias (21 Ago 2007) depois deste (04 Ago 2007). Neste momento, torna-se relevante acareá-los!

Obrigado a todos que participaram deste.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=652068&tid=2482803354095907068&na=1&nst=1

Na comunidade do Orkut citada, já tenho 17 pessoas ao responderem; até a presente data deste post.

Fico satisfeito por vêr-los conversando algo que as pessoas deixam passar batido...

-= Guerreiro =-

...e outras não conversariam sobre isso, nem que tivesem batido; muita gente bate por aí sem curtir um longo e revelador bocejo, antes reprimido!
 
CUIDADO...
evitemrelacionar comunidaes no orkut com o forum e seu usuario aqui!
CUIDADO MESMO
ABRAM O OLHO AE GENTE.
Guerreio você poderia fazer a ponte por TODOS daqui e transcrever a discussao ocorrida nasua comunidade (PALA- GUELA PRA CACETE).
cola tudo aqui e depois cola tudo lá sem citar fonte nem nada.
 
Olá Pessoal,

Bom, vou falar do pouco que andei vendo por aí. Assisti recentemente um programa no NatGeo em que se falavam algumas curiosidades sobre o bocejo. Parece que a teoria que ele sirva para oxigenar o cérebro/corpo não é mais aceita hoje em dia. Até porque basta respirar fundo algumas vezes para se regular o nível de oxigênio.

Aqui vai um trecho da Wikipedia que, dentre várias hipóteses, há a que melhor se encaixa na nossa curiosidade. (Tradução tabajara feita por mim)

wikipedia disse:
Outra hipótese é que os bocejos são causados pelos mesmos neurotransmissores no cérebro que afetam as emoções, humor, apetite e outros. Estes compostos químicos incluem serotonina, dopamina, ácido glutâmico e óxido nítrico. Quanto mais são ativados estes neurotransmissores, maior é a frequência de bocejos. De outro modo, uma grande presença de neurotransmissores opiáceos no cérebro, assim como endorfinas, reduzem a frequência de bocejos. Foi observado que pacientes que tomam o Inibidor de Recaptação de Serotonina paroxetina bocejam mais frequentemente que o normal.
http://en.wikipedia.org/wiki/Yawn

Uma vez que os cogumelos lidam com o sistema serotoninérgico, acho que a partir daqui pode vir alguma explicação para porquê bocejamos sob efeito dos pequeninos. Porém, como a ação do cogumelo no cérebro ainda não é muito bem explicado, pouco há o que se caminhar.

Para quem acha a explicação cientificista demais, no NatGeo também falou um pouco sobre o bocejo social, também chamado de bocejo contagioso. Até então não havia explicação para ele, mas segundo alguns estudos socio-biológicos feitos recentemente, este tipo de bocejo é uma herança primitiva do homem e tem a ver com a identidade dos indivíduos de um grupo e com a aquisição de empatia por parte de alguém. Segundo o estudo, indivíduos que têm maior propensão a bocejar vendo outras pessoas ou animais fazerem, têm maior capacidade de entender pontos de vista e se colocar na posição das outras pessoas. Ou seja, se alguém bocejar durante uma conversa com você, não ache que o papo está entediante, mas a pessoa tem a sua empatia ou compreende o que você quer dizer.

Acredita quem quer. :D
 
Back
Top