Primeiro, o vrrrmmmmmm q se escuta no ouvido é chamado de tinnitus (pronuncio algo tipo tinitaes), pode ter causas subjetivas ou objetivas. Objetivas do tipo até uma pessoa externa pode ouvir o humming. E subjetivas do tipo aqueles q só vc escuta e ninguém mais, mesmo com um estetoscópio em cima do suposto local de origem do som. Para a medicina, e eles são sempre bem paranóicos pra qualquer coisa q não é "normal", as causas do tinnitus são em geral desordens associadas à seus aparatos auditivos, algumas vezes é um problema neurológico, outras vezes é causada por algo q vc consumiu, perda de audição, estresse auditivo, desordens psicogênicas (leia: gerado por psicoses), talvez até um combo de causas. A percepção de sons pode ser tão subjetiva q simplesmente aumentar a atenção sonora neste chiado, simplesmente se concentrar no barulho pode torna-lo ainda mais alto, desconcentrar pode apagá-lo por completo.
A causa "física" possível para pelo menos o tinnitus subjetivo, pelo menos a q eu mais concordo, é q o seu ouvido tem um filtro de barulho (para quem entende de equipamentos de som: noise filter) q está sempre calculando uma razão entre som percebido e barulho residual do mecanismo de recepção e/ou barulho residual do próprio ambiente, por exemplo quando o som do ambiente tá muito alto, ele ajusta esse filtro (e muitos outros mecanismos) para reduzir o efeito da entrada de som e não danificar os sensores (isso pode ser feito adicionando um padrão de barulho q cancele o padrão recebido do exterior, ou ainda simplesmente diminuindo o ganho de determinadas frequências), depois q vc corta o estímulo o seu ouvido vai ter q reajustar a razão som percebido/barulho, até esse reajuste ocorrer o ouvido vai escaneando as frequências pra achar os espectros de menor barulho relativo, enquanto o ouvido não achar o espectro, é bem possível q o barulho esteja numa proporção maior do q o "normal" audível, nesse momento o barulho fica audível, simplesmente pq ainda não está sendo filtrado.
O seu ouvido tem mecanismos receptores de som extremamente sensíveis (desde pêlos até misturas líquidas q adquirem formas específicas dado determinado estímulo sonoro, cada qual tem sua especificidade em termos de frequências perceptíveis), muitos destes mecanismos são completamente físicos, uma outra parte é "digital" ou "elétrica" (por exemplo, memória sonora ou como dizer o q é dó, ré, mi, fá ou sol ou q seja, ou ainda reconhecer pessoas pela voz, tudo pela "memória"). Qualquer mecanismo físico está em movimento, mesmo q "parado", os pêlos estão continuamente se movimentando, os líquidos vestíbulo-cocleares tbm, mesmo dentro de uma câmara de perfeito isolamento sonoro, e esse movimento residual é convertido em sinal ao percorrer os mecanismos de audição, pois é um barulho inerente ao próprio mecanismo de percepção dos sons (teste com algum microfone, pluga ele, aumenta o volume e isola o bicho, ainda vai fazer algum chiado, por menor q seja), esse é um dos componentes do tal "barulho" q entra na razão som percebido/barulho, se a audição não filtrasse esse barulho, seria difícil identificar o som do mundo exterior pq eles estariam em constante "interferência", o q iria mascarar algumas frequências e ampliar outras, de forma "anormal", o ouvido resolve isso filtrando o seu som residual de acordo com o som percebido do ambiente.
Como adendo, devo dizer q o hmmmmm ou vrrrmmmmm ou barulho de um milhão de grilos juntos (q é a minha forma de transmitir a memória desse som) tem uma característica de som branco (white noise), claro q eu nunca poderia comparar um som q não pode ser gravado (subjetivo) com algo completamente objetivo como é o som branco, e isso explico melhor no fim. O som branco é um "barulho" composto por uma soma de "infinitos" componentes aleatórios de amplitude e frequências diversas q completam um espectro considerado flat (todas frequências com uma amplitude igual, só não sei dizer se white noise pode ter um tom, o q é possível, matemáticamente, mas improvável, exceto se for manipulado conscientemente), os humanos conseguem simular o som branco por um emissor de ondas baseado em um algoritmo "estocástico" (q calcula "aleatoriamente"). Na natureza o som branco ocorre nas circunstâncias em q o som percebido é uma multidão de frequências, tipo numa cachoeira (imagina os milhões de moléculas de água vibrando e colapsando de forma aleatória), os sons q as milhares de cigarras fazem na primavera (q possui tons bem definidos além do componente extremo de white noise) e ainda o do chiado da televisão não sintonizada (imagina milhares de impulsos trafegando em todas as direções em um meio completamente aleatório como o ar). O mecanismo de audição, por ser extremamente sensível e ao mesmo tempo possuir milhares de componentes de percepção, transdução, modulação e assim vai, inerentemente possui o chiado branco, e é o q eu acho q todos escutamos no tinnitus, esse chiado branco é extremamente útil pois é algo q o ouvido reconhece (como espectro sonoro) e consegue anular através de adaptação física, (e aqui eu faço a minha hipótese: ) ao anular o seu próprio barulho branco, o ouvido acaba por anular grande parte dos barulhos brancos do ambiente tbm, deixando um silêncio q pode ser preenchido por estímulos padronizados e memorizáveis (vc pode lembrar com grande precisão do espectro de um dó de determinado violão, mas nunca vai poder lembrar com exata precisão o som absolutamente aleatório de uma queda d'água). [um outro adendo é q os recentes avanços na arte eletrônica incorporam cada vez mais o white noise simulado, seja o q for q isto signifique].
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Quanto ao bocejo, ficaria com a hipótese de oxigenação do cérebro devido à pressão baixa e relaxamento muscular causados pelos enteógenos, apesar desta hipótese de oxigenação ainda ser extremamente controversa. Outras hipótese viáveis são: alongamento (justificado pelo relaxamento muscular, e alongamento possui diversas funções além de ajudar a relaxar, e todo mundo aqui certamente já deu aquela esticada gostosa de vez em quando), algum tipo de associação entre certos neurotransmissores e movimentos reflexos (serotonérgicos de vários tipos aparentemente causam maior quantidade de bocejos, pq possivelmente afetam o mecanismo químico desconhecido q dá o sinal: boceje), reestabelecer a pressão dentro dos ouvidos, aumentar o nível de alerta do organismo acordado, preparar o sono (e sob a influência de enteógenos desse tipo, dormir é muito difícil, mas o estado hipnagógico pré-sono é a norma), descarga de emoções e até mesmo tédio (este último faz extremo sentido, pois qualquer ocorrência "normal" comparada à intensidade das sensações do pico de uma onda de cogumelo vira um tédio, e nisso tá parte do seu potencial anti-social à longo prazo).