Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pontos azulados no bolo dentro do terrário, Penicillium?

rushroom

Esporo
Cadastrado
Boa tarde, recentemente realizei o aniversário de quatro bolos da genética South American. Eles se desenvolveram bem nos últimos cinco dias, tomaram o substrato por completo. Contudo, hoje fui colocar uma garrafa congelada dentro do terrário para diminuir a temperatura e pude verificar que haviam algumas manchas azuladas no bolo. Estou bem triste, acho que pode ser Penicillium, alguém poderia me ajudar? Segue fotos em anexo.

Obs.: o terrário foi construído em uma caixa de 40 litros com travas, o chão é feito de argila expandida coberta por uma mistura de água com uma colher de água sanitária. Também há um compressor de aquário que fica ligado durante 24 horas para oxigenar o aquário.

Dúvida: às vezes a temperatura do terrário chega a 35°c, isto pode ocasionar algum problema?
 

Anexos

  • IMG_2884.JPG
    IMG_2884.JPG
    1.1 MB · Visualizações: 23
  • IMG_2885.JPG
    IMG_2885.JPG
    1.7 MB · Visualizações: 22
Última edição:
Borrifar água direto em cima do micélio, exemplo. Ou qualquer tipo de choque mecânico, mesmo manuseio dos bolos.

Ah, cobweb é raríssimo em bolos.
 
Upvote 0
Back
Top